Teatro Municipal Carlos Gomes. Campinas, SP, 194_. Coleção V-8/Centro de Memória-Unicamp

Além de espaço cênico, o Teatro Municipal Carlos Gomes (1930-1965) também era um espaço de convivência social. Nele sucediam-se formaturas, manifestações políticas, apresentações cinematográficas, de teatro, das academias de ballet e dos grupos de música locais. Sua demolição deixou um vazio cultural na cidade até a construção do Centro de Convivência Cultural, inaugurado em 1976.

 

Formatura da turma do curso de Odontologia da PUCCAMP. Campinas, SP, 1959, Gilberto De Biase. Coleção Fotografias Avulsas/Centro de Memória-Unicamp

 

Demolição do Teatro Municipal Carlos Gomes. Campinas, SP, 1965, V-8. Coleção V-8/Centro de Memória-Unicamp

O Teatro Municipal Carlos Gomes foi inaugurado em 1930 e demolido em 1965. O edifício foi condenado por um laudo técnico que apontava a existência de fendas nas paredes e reentrâncias no piso do palco, apresentando perigo de desabamento. Mesmo tendo sido o laudo contestado por contemporâneos, o teatro foi demolido a pedido do então secretário municipal de Obras e Viação, Antônio Leite Carvalhaes, na administração do prefeito Ruy Novaes. Hoje, no local, encontra-se uma loja da rede C&A.