O site Unicamp Ano 50 já está no ar

17/09/2015 - atualizado em 29/03/2016
Trecho do website Unicamp Ano 50

O website Unicamp Ano 50 já está no ar. Com o objetivo de trazer para a sociedade e comunidade universitária um projeto gráfico ágil e dinâmico, trabalhamos neste site para permitir acesso fácil aos textos, fotos, imagens, vídeos e eventos comemorativos.. Além disso, trabalhamos também para incorporar as diversas redes sociais, cuja participação das pessoas levará a um maior alcance das atividades.

Conteúdo

As principais referências do conteúdo do website Unicamp Ano 50 são o Siarq (Sistema de Arquivos da Universidade) e o Jornal da Unicamp. O site alusivo ao marco histórico baseou-se ainda no livro O Mandarim. História da Infância da Unicamp. Escrito pelo jornalista Eustáquio Gomes, o livro foi publicado em fascículos no Jornal da Unicamp em 2006.

O conteúdo do website é dividido em cinco seções principais: ?linha do tempo?, ?fotografias?, ?eventos?, ?blog? e ?participe?, com seções adicionais da História e Criação da Unicamp, Memórias e Depoimentos, Reitores, Central de Conteúdo e Marca Unicamp Ano 50.

Linha do Tempo

A primeira seção, ?Linha do Tempo?, narra a evolução da Universidade e sua presença nos debates sociais, políticos e culturais ao longo de 50 anos. Conta, ainda, a história da Universidade desde a sua instalação até os dias atuais.

Fotografias

A segunda, ?Fotografias?, mostra a construção da Universidade. As imagens de fundo histórico servem não somente de ligação entre as cenas antigas e atuais, como também momentos decisivos da sua história e evolução no tempo. A vida cotidiana da Universidade, captada em diferentes momentos, é reproduzida pelas lentes dos repórteres fotográficos Antoninho Perri e Antônio Scarpinetti, sem a preocupação com uma ordem cronológica.

Eventos

A terceira seção, ?Eventos?, traz a programação completa das atividades científicas, artísticas e culturais que serão realizadas para celebrar os 50 anos da Unicamp. A programação inclui eventos como congressos, simpósios, palestras, feiras, colóquios, mesas-redondas e uma série de concertos, apresentações artísticas e culturais.

A quarta seção, ?Blog?, reúne informações sobre o dia a dia das atividades comemorativas. Abordando informações não apenas dos eventos (mas de tudo o que irá acontecer), traz textos, fotos, vídeos, entrevistas, reportagens jornalísticas, notícias, relatos e outras histórias do Ano 50.

Participe

Já o objetivo da quinta seção, ?Participe?, é facilitar a contribuição com as comemorações dos 50 anos da Unicamp. Nesta seção, é possível enviar um depoimento, contar uma história ou experiência relacionada à universidade, inscrever-se nos eventos, gerar certificados de participação, enviar críticas, dúvidas ou sugestões para a comissão organizadora.

Redes Sociais

Com o objetivo de transmitir e promover amplo acesso às atividades comemorativas e história da Unicamp foi criado o perfil ?Unicamp Ano 50? nos diversos sites de redes sociais na internet. Ao longo do ano serão publicadas e compartilhadas informações, fotos, imagens, vídeos e arquivos de áudio nos sites de redes sociais Facebook, Twitter, Youtube, Instagram, Flickr, Tumblr, Vimeo, Pinterest, Google+ e Issu. Além de servir como registro histórico dos acontecimentos relativos aos 50 anos da universidade, este conjunto de canais deverá promover ampla divulgação dos eventos programados.

Participe!
Esse Post se manterá em contínua atualização. Update #1: 17.09.15

Trecho do website Unicamp Ano 50 (Marcos Rogério Pereira) 1-8
O conteúdo do website é dividido em cinco seções principais: ?linha do tempo?, ?fotografias?, ?eventos?, ?blog? e ?participe? (Marcos Rogério Pereira) 2-8