Colóquio discute água na cidade saudável

12/08/2016 - atualizado em 12/08/2016
Emilia Rutkowski, Professora da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). (Foto: Antoninho Perri)

A cidade e as águas doces são parte primordial da busca por qualidade de vida. O papel das águas é ambíguo: enquanto esse fluido é visto como o veículo promotor da saúde ? quando usado para suprir as necessidades básicas dos cidadãos ?, também é visto como o veículo condutor de doenças, ao transportar dejetos e resíduos de toda sorte. Para abordar esse tema sob as suas diversas facetas, "A água na cidade saudável, salubre e sustentável" será tema do próximo Colóquio Unicamp Ano 50 que acontece neste sábado (13) no Centro de Convenções da Universidade (Rua Elis Regina, 131). O evento, que vai das 8h30 às 13 horas, tem entrada franca. As inscrições podem ser feitas no site do colóquio ou no próprio dia. Outros temas serão abordados até o mês de outubro deste ano.

Esse colóquio especificamente, sob a responsabilidade da professora da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) Emilia Rutkowski, reforça a ideia de que, na cidade salubre, as águas contribuem para a saúde de seus habitantes. O colóquio faz parte de uma série que foi concebida para aproximar a Universidade e profissionais do ensino fundamental e médio.

A professora Emilia Rutkowski, entre outras atividades, coordena o Fluxus, laboratório de Ensinagem em Redes Técnicas e Sustentabilidade Socioambiental, afiliado do Observatório Nacional da Reciclagem Inclusiva e Solidária. Participa da Rede Internacional PUC II, Problemáticas Urbanas Contemporâneas. Integra a comissão coordenadora do Fórum Lixo&Cidadania do Estado de São Paulo, Fórum Lixo&Cidadania RMC e da Diretoria da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes/SP).