Unicamp presta homenagem à família que doou terreno em Limeira

19/08/2016 - atualizado em 24/08/2016
Homenagem à Família Ometto em comemoração aos 50 anos da Unicamp. (Foto: Cristiane Kämpf)

Há quase cinco décadas, em outubro de 1968, o reitor Zeferino Vaz recebia das mãos de Nelson e Nelise Ometto, um jovem casal limeirense, a doação de um terreno com mais de 51.600 metros quadrados. No local viria a se desenvolver o campus da Faculdade de Engenharia de Limeira (que depois se transferiria para Campinas), da Faculdade de Tecnologia (FT) e do Colégio Técnico de Limeira, instalações que iniciaram a história da Unicamp no município ? e à qual se somou um novo capítulo, em 2009, com a inauguração da Faculdade de Ciências Aplicadas. Como parte das celebrações dos 50 anos da Unicamp, o casal foi homenageado na quinta-feira (18) pela Universidade, em cerimônia solene no auditório da FT.

Nelson e Nelise sempre foram empreendedores - a família Ometto comanda o Grupo São Martinho, um dos maiores grupos sucroenergéticos do Brasil ? mas confessam que, na época, não podiam imaginar de quantas formas esta doação transformaria a cidade e a vida de seus habitantes. ?Estamos muito felizes. O Grupo São Martinho se orgulha por estar presente na história do desenvolvimento educacional da cidade e do país?, afirmou o casal.

Durante a cerimônia, o reitor José Jorge Tadeu lembrou que, desde o princípio de sua história, a Unicamp fomenta o fortalecimento das relações entre universidade, poder público e setor empresarial e que Zeferino Vaz sempre dizia que o bem mais precioso da Unicamp eram as pessoas que a compunham. ?Nelson e Nelise fazem parte deste grupo de pessoas também. Eles acreditaram no projeto de Zeferino e, através do espírito de colaboração, desprendimento e sentimento de pertencimento à cidade, viabilizaram a existência, em Limeira, de uma das melhores Universidades do país. Eles são os grandes responsáveis por estarmos aqui hoje ? esta homenagem é justíssima e necessária?.

Também participaram da cerimônia as professoras Luísa Gachet, diretora da FT; Ítala D?Ottaviano, responsável pelas comemorações dos 50 anos da Unicamp; Gláucia Pastore, pró-reitora de Pesquisa; e os professores Peter B. Schulz, diretor da Faculdade de Ciências Aplicadas; e Paulo Saran, diretor do Colégio Técnico de Limeira. O prefeito de Limeira, Paulo Hadich, além de outras autoridades da cidade, também participaram da solenidade. O evento foi organizado pela Reitoria e pelo escritório da Reitoria em Limeira, coordenado pela funcionária Ana Maria Sampaio.