Carlos Vogt recebe título de professor emérito

25/09/2015 - atualizado em 29/03/2016
Carlos Vogt durante o debate "O Futuro das Universidades" - 24 de abril de 2015 (Foto: Leonor Calasans)

A Unicamp, por decisão do Conselho Universitário, concede o título de Professor Emérito a Carlos Alberto Vogt, reitor da instituição no período de 1990 e 1994.

A cerimônia será realizada no dia 16 de outubro, às 10 horas, na Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC), como parte das comemorações do Unicamp Ano 50.

Professor do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp, Vogt recebeu o titulo de mestre em linguística na Universidade de Besançon, na França. Doutorou-se em Ciências no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, onde, desde então, segue carreira acadêmica.

Um dos criadores do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), do qual é atual coordenador, Vogt teve participação de destaque nestes 50 anos de Unicamp. No período de 1986 a 1990, foi coordenador-geral (equivalente a vice-reitor) da Universidade, durante a gestão do ex-reitor Paulo Renato Costa Souza (1945-2011). O escritor e poeta foi também presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) entre 2002 e 2007.

Durante sua gestão como coordenador-geral da Unicamp, Vogt participou ativamente do processo de autonomia institucional e financeira da instituição. Durante sua gestão como reitor, foi implantado com sucesso o Projeto Qualidade, o qual impulsionou a formação acadêmica dos professores, por meio do doutoramento de todo o corpo docente da Universidade.

Escritor e poeta, Vogt traça uma trajetória acadêmica que inclui passagens por universidades do Canadá, dos Estados Unidos e da Argentina. Atualmente, o ex-reitor preside a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

Em 2008, Vogt compilou sua produção literária no livro Poesia Reunida, o qual contempla poemas das obras ?Cantografia?, ?Ilhas Brasil? e ?A solidez do sonho?.