Banners divulgam contribuições da Unicamp em 50 anos

16/09/2016 - atualizado em 22/09/2016

?A Unicamp desenvolveu um carro movido à molécula de hidrogênio?. ?Possui atendimento humanizado da mãe e do recém-nascido pelo Método Canguru?. ?Desenvolveu a primeira tabela brasileira de composição dos alimentos?. Os ?lembretes? das contribuições que a universidade deu à sociedade em seus cinquenta anos de vida estão espalhados em diversos banners suspensos em locais estratégicos dos campi de Campinas, Piracicaba ou Limeira. A ação faz parte das comemorações do cinquentenário da Unicamp e tem também o objetivo de despertar o interesse para a Mostra Virtual 50 anos Unicamp, que será disponibilizada no site comemorativo do cinquentenário no dia 5 de outubro.

?A gente está tão absorvido nas nossas atividades do dia a dia que perdemos um pouco da noção de qual é o grande objetivo da Universidade. A ideia dos banners é justamente esta, chamar a atenção das pessoas para a quantidade enorme de eventos e contribuições da Unicamp em todas as áreas de conhecimento? afirma o professor Fernando Coelho, assessor da pró-Reitoria de Pesquisa e membro da comissão responsável pelas comemorações dos 50 Anos da Unicamp.

São 22 banners espalhados pelo campus da Unicamp em Campinas, três na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) e mais seis na Faculdade de Tecnologia (FT) e Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) em Limeira. Veja aqui. Segundo Coelho, o material foi desenvolvido e desenhado com o objetivo de chamar a atenção daquele que passa caminhado pela universidade. Quando acabar a exposição com o tema das contribuições científicas, as estruturas montadas servirão para divulgação de eventos, por exemplo.

O docente ainda explicou que os banners dialogam com as cores que deveraõ ser usadas na nova identificação gráfica das unidades, ainda a ser implementada. Eles estão vinculados ao projeto da Mostra Virtual que estará disponível no site Unicamp ano 50. De acordo com Coelho, está em fase final o desenvolvimento da interface que utiliza o Google Earth para oferecer ao visitante um ?passeio virtual? pelo campus de Campinas, com várias possibilidades de interação.

Um trabalho feito com a Rádio e TV Unicamp, a Cocen ? Coordenadoria de Centros e Núcleos e o Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) possibilitou o desenvolvimento do mapa interativo multimídia, que dá acesso a vídeos e imagens. Cada diretor de unidade gravou um depoimento sobre os 50 anos da Unicamp e sobre o trabalho desenvolvido em cada área, as principais contribuições. Também será disponibilizado material de divulgação de pesquisas feito pelas próprias unidades.