Unicamp concede título de Doutor Honoris Causa a Pierre Parlebas

Honraria reconhece importância das contribuições do professor francês para a educação física e esportes

25/09/2015 - atualizado em 29/03/2016
Pierre Parlebas (Foto: AEEPS)

A visita do catedrático da Sorbonne de Paris Pierre Parlebas à Unicamp tem um motivo especial. O professor francês recebe o título de Doutor Honoris Causa em ato solene, dia 14 de outubro, às 10 horas, na sala do Conselho Universitário (Consu). Após a cerimônia de outorga de título, o Professor realizará uma Conferência para os alunos e docentes de Educação Física no Auditório "Prof. João Bastista A. Tojal", na Faculdade de Educação Física da Unicamp, às 15 horas.

Parlebas constrói sua trajetória de mais de 50 anos com importantes discussões acadêmicas no contexto brasileiro e internacional. Sua contribuição está relacionada à criação de uma área de conhecimento específico, a Praxiologia Motriz, que melhor compreende o cenário da Educação Física, dos esportes, dos jogos, das práticas, condutas motrizes e da Ciência da Ação Motriz. É um dos mais influentes pesquisadores mundiais dessa área. Suas numerosas e variadas publicações foram traduzidas em inúmeras línguas.

O professor atuou mais de 30 anos na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Paris V-Sobornne e obteve o reconhecimento de professor titular e depois como emérito. Sua liderança e o impacto de sua obra o consolidaram como um dos mais influentes pensadores da área no século 20.

Numa atuação pluridisciplinar, Parlebas foi professor de educação física, psicólogo, matemático e linguista. Também atuou como treinador, monitor de lazer, professor de escola e docente universitário. Suas ideias são divulgadas, debatidas e aplicadas em muitos países.

Parlebas coleciona títulos e honrarias, além de se envolver nos mais diversos órgãos de diferentes partes do mundo. O mais recente, em 2013, foi a honraria ?Cavaleiro da Legião de Honra da França (máxima distinção científica do país europeu).

"O título de Doutor Honoris Causa é a distinção máxima prevista no estatuto da Unicamp. A instituição dos doutoramentos honoris causa nasceu com o objetivo de distinguir personalidades eminentes que, pelo vulto da obra realizada, enriquecem a vida cultural e social. É uma forma de homenagem por meio da qual se exprime gratidão a alguém e se procede ao reconhecimento público pelo seu valioso contributo no exercício de uma determinada profissão, no serviço prestado à comunidade ou na defesa de uma causa importante. Concedem-se doutoramentos honorários àquelas pessoas que tenham se destacado especialmente por trabalho humanitário ou científico."

Saiba mais sobre as comemorações dos 50 anos