Atividade artística abre festividades do jubileu

Espetáculo Concertato, que reúne música erudita e encenação cômica, dá inicio às comemorações dos 50 anos da Unicamp

06/10/2015 - atualizado em 29/03/2016
Concertato é um espetáculo músico-teatral que conta com a participação da Orquestra Sinfônica da Unicamp e dos atores Carlos Simoni e Ricardo Puccetti, ambos integrantes do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais (Lume). A direção artística é de Denise Garcia e a regência, da maestrina Cinthia Alireti. A produção é de Fernando Vasconcelos e Cynthia Margareth. (Foto: Antoninho Perri)

A apresentação do espetáculo Concertato, que reúne música erudita e encenação cômica, marcou na noite desta segunda-feira (5) o 49º aniversário da Unicamp e abriu oficialmente a série de atividades que celebrarão, ao longo dos próximos 12 meses, o cinquentenário da Universidade, que será completado em 5 de outubro de 2016. A peça foi acompanhada por integrantes da Alta Administração da instituição, professores, funcionários, estudantes e convidados.

Além da apresentação do concerto-espetáculo, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), a noite de celebração contou com o lançamento de seis livros que fazem parte da série Unicamp Ano 50, produzida pela Editora da Unicamp. Ao todo, a coleção conta com 50 obras. Também foi aberta, no saguão do mesmo auditório, uma exposição documental composta por elementos visuais, textuais e sonoros que contam diferentes aspectos sobre a trajetória da Universidade. Posteriormente, a mostra será ampliada e levada para um espaço na Biblioteca Central Cesar Lattes (BC-CL). Depois, a exposição percorrerá locais fora da instituição.

Ainda como parte das comemorações, a Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp) lançou uma coleção de produtos com a marca da Universidade. De acordo com a professora Ítala Maria Loffredo D?Ottaviano, presidente da comissão organizadora dos eventos comemorativos do cinquentenário, a instituição fez questão de iniciar as celebrações por um evento artístico. ?Teremos ao longo do ano diversas atividades artísticas, culturais, esportivas, científicas e festivas. O objetivo é lembrar a comunidade universitária e mostrar à sociedade que a Unicamp não apenas tem sido original e inovadora, mas tem procurado cumprir com o seu compromisso social?, disse.

O reitor José Tadeu Jorge destacou que as comemorações pelo jubileu de ouro da Unicamp precisavam ser extensas, visto que as contribuições dadas pela Universidade à sociedade não poderiam ser representadas apenas em uma sessão solene. ?Essas comemorações têm a cara da Unicamp, pois contam com dança, música, teatro, cinema, ciência, educação etc. Ou seja, abrangem todas as áreas do conhecimento humano?, afirmou.

Tadeu Jorge lembrou que 5 de outubro, além de ser a data de fundação da Universidade, também é o Dia Mundial do Professor, a data da implantação da república em Portugal e o dia de São Benedito. ?São simbolismos que ajudam a explicar o sucesso da Universidade em tão pouco tempo, que nos remetem às nossas origens e que nos lembram de nossos compromissos com a inclusão social?, considerou.

Concertato

Concertato é um espetáculo músico-teatral que conta com a participação da Orquestra Sinfônica da Unicamp e dos atores Carlos Simoni e Ricardo Puccetti, ambos integrantes do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais (Lume). A direção artística é de Denise Garcia e a regência, da maestrina Cinthia Alireti. A produção é de Fernando Vasconcelos e Cynthia Margareth. A programação completa das comemorações pelos 50 anos da Unicamp pode ser conferida neste link

Portal da Unicamp

Fonte: Portal da Unicamp