Universidade e Ensino

José Tadeu Jorge profere palestra no dia 24 de outubro

21/10/2015 - atualizado em 29/03/2016
O reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge, realizará colóquio no dia 24 de outubro, às 8h30, no Centro de Convenções. Ele participará da série de colóquios Unicamp Ano 50: Universidade e Ensino. (Foto: Antoninho Perri)

O reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge, realizará colóquio no dia 24 de outubro, às 8h30, no Centro de Convenções. Ele participará da série de colóquios Unicamp Ano 50: Universidade e Ensino. O evento tem como público-alvo professores do ensino médio e fundamental, alunos, funcionários e docentes da Unicamp. Inscrições podem ser feitas no link www.50anos.unicamp.br/congressista

Resumo da palestra: É consensual que a educação brasileira deixa a desejar e requer ajustes imediatos, pertinentes e objetivos visando sua qualificação. Para definir as necessidades, é indispensável compreender o funcionamento e as características do nosso sistema educacional, identificando as debilidades e buscando encontrar os aspectos que podem ancorar possíveis soluções. Dada a natureza sistêmica da educação, torna-se necessária a análise de cada etapa e das relações entre elas: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e técnico e ensino superior, inclusive a pós-graduação. Discutiremos os principais indicadores de cada etapa, suas implicações na qualidade da educação e possíveis ajustes de melhoria qualitativa. A universidade é parte do sistema educacional e pode, pela natureza das suas atividades (produção do conhecimento e contribuição à formulação de políticas públicas), impactar positivamente todas as etapas. Cumprimos esse papel?

José Tadeu Jorge é professor titular da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri), onde foi diretor por dois mandatos. Foi Pró-reitor de Desenvolvimento Universitário, Coordenador geral e Vice-reitor, e reitor da Unicamp no período 2005-2009. Foi membro do Conselho Superior da FAPESP e Secretário de Educação de Campinas. É atualmente Presidente da Unión de Universidades de América Latina y el Caribe (UDUAL), presidente do Centro Universitário de Desarollo (CINDA), membro do Conselho de Estudos Avançados (CONSEA) da Federação de Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), membro do Conselho Curador do Memorial da América Latina e membro do Conselho de Reitores da Universia Brasil. É reitor da Unicamp desde 2013.

Mais detalhes pelo telefone 19-3521-5176 ou no site www.50anos.unicamp.br/eventos/13/universidade-e-ensino-prof-jose-tadeu-jorge

*Texto publicado originalmente na Agenda Unicamp