União de várias vozes comemora 50 anos de Unicamp e 30 de Zíper na Boca

12/11/2015 - atualizado em 29/03/2016
O XI Festival Unicamp de Corais integrou a programação comemorativa dos 50 anos da Universidade e dos 30 anos do Coral Unicamp Zíper na Boca. Com entrada gratuita ao público, que lotou o espaço, a edição especial inaugurou a fase internacional do Festival. (Foto: Marcos R Pereira)

?Estamos felizes, estamos comemorando 30 anos? é a frase mais pronunciada pelos integrantes do Coral Zíper na Boca, constituído por funcionários, alunos e professores da Unicamp. O coro foi o anfitrião do XI Festival Unicamp de Corais realizado nos dias 7 e 8 de novembro no Teatro Municipal de Paulínia. Mais de 1.700 pessoas assistiram a um repertório diversificado, do erudito ao popular. Sob coordenação e curadoria de Vivian Nogueira, maestrina do Zíper na Boca, o Festival de Corais integra as comemorações dos 50 anos da Unicamp.

?Foi um evento maravilhoso! O teatro lotado e a recepção calorosa do público à apresentação de cada coro, o contentamento dos grupos pela oportunidade de se apresentar num grande teatro, o envolvimento dos integrantes do Zíper na Boca na produção do evento e recepção aos corais, o apoio da UNICAMP, da Comissão Ano 50 e do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS), a parceria com a Prefeitura Municipal de Paulínia, tornaram realidade um sonho que venho nutrindo há muitos anos! Sou imensamente grata a todos que o transformaram em realidade!?, comemora a maestrina Vivian Nogueira.

Com um repertório retrospectivo ? MPB, Beatles, Saltimbancos, Queen e Abba ?, o Zíper na Boca recepcionou os coros convidados. Entre os grupos, o Madrigal in Casa, de Campinas, executou peças populares e clássicas italianas para corais. O grupo Academia da Voz, do Centro Universitário Adventista de São Paulo, ateve-se a canções populares brasileiras. O UniCesumar, do Centro Universitário de Maringá, acrescentou arranjos do folclore infantil. O Coral Universitário do Centro de Cultura e Arte, da PUC Campinas, trouxe para a apresentação MPB e folcks americanos. O Grupo Acordavocal, da Faculdade de Medicina da USP, montou seu repertório com os temas musicais de novelas brasileiras. O Coro de La Ciudad de Mendonza (Argentina), com oito peças selecionadas do cancioneiro infantil, folclórico e de músicas populares da Argentina, encerrou a programação nos dois dias.

Mais informações sobre as comemorações dos 50 anos da Unicamp estão disponíveis em www.50anos.unicamp.br

Confira fotos especiais do XI Festival Unicamp de Corais