Lógica e Pensamento Crítico é tema da série Colóquios

Segunda conferência será realizada por Ítala D?Ottaviano

24/11/2015 - atualizado em 29/03/2016
Professora de lógica, fundamentos da matemática e primeira mulher latino-americana eleita para Academia Internacional de Filosofia das Ciências, Itala D'Ottaviano ministra palestra sobre Lógica e Pensamento Crítico, dia 28 de novembro, na Unicamp. As inscrições para o evento são gratuitas. (foto: Antonio Scarpinetti)

Qual o papel da lógica contemporânea, da lógica dita ?matemática? e das lógicas não clássicas nos fundamentos da matemática e das ciências em geral? Esta e outras questões envolvem a segunda conferência da série Colóquios, a ser realizada pela coordenadora-geral do evento Unicamp Ano 50 e assessora especial da Reitoria, professora Ítala Loffredo D?Ottaviano. O encontro será no Centro de Convenções da Unicamp, em 28 de novembro, a partir das 8h30. A série Colóquios tem por objetivo o diálogo entre a Universidade e professores da educação básica, mas a participação é aberta do público. As inscrições podem ser feitas na página do Unicamp Ano 50 e também no local da conferência.

?Iniciaremos com uma discussão sobre o desenvolvimento histórico da Lógica, considerada como a ciência do raciocínio, o estudo da razão?, informa Ítala. Ela acrescenta que, a partir das leis básicas do pensamento aristotélico, oferecerá uma análise do significado lógico de contradição, consistência, inconsistência e completude e sua relevância para o paradigma lógico-clássico da racionalidade durante mais de 20 séculos.

?Com a criação das lógicas não clássicas, a partir das primeiras décadas do século 20, sabemos que é possível a derrogação de princípios lógicos aristotélicos sem a quebra da racionalidade e do pensamento crítico?, acrescenta Ítala.

Dia: 28 de novembro de 2015
Horário: Sábado - 8h30 às 13 horas