Unicamp recebe Labiway Esaga (Líder Maior do Povo Paiter Suruí) Almir Narayamoga Suruí

31/05/2016 - atualizado em 02/06/2016
Almir Suruí é referência de liderança indígena, em Rondônia. Foto: Almir Suruí/Reprodução Facebook. Viaja pelo mundo inteiro para divulgar o desenvolvimento sustentável e foi eleito 53º colocado no ranking das 100 pessoas mais criativas do mundo pela revista Fast Company. Ganhou o prêmio Direitos Humanos pelo Governo Federal e recebeu o título de 'Herói da Floresta', pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Nesta quinta-feira (2 de junho), a Unicamp recebe o Cacique Almir Suruí, Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Rondônia, para celebrar Acordo de Cooperação entre o Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE) e o Povo Paiter Suruí. O acordo permitirá a realização de cursos de educação superior no território Paiter Suruí, voltados às sociedades indígenas.

Na Unicamp, o trabalho é conduzido pelo CLE, por intermédio do projeto Multilinguismo no Mundo Digital e do Grupo Interdisciplinar CLE Auto Organização.

O projeto conta com diversos parceiros, entre os quais a Universidade Federal de Rondônia, a Universidade Júlio de Mesquita (Unesp ? Marília ), Universidade de São Paulo (USP), Unesp ? Prudente e PUC-Campinas, além de professores da Unicamp ligados ao Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), da Faculdade de Educação (FE), Instituto de Artes (IA), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e Instituto de Computação (IC). No âmbito internacional, participam Unesco e Universidade Sami (Tromso, Noruega).

De acordo com os organizadores, o "evento traz para o campus da Unicamp a possibilidade de discutir, de maneira aprofundada, a relação entre conhecimento acadêmico e conhecimento tradicional, além de apontar para um modo particular de trabalho acadêmico interessado em valorizar línguas e culturas locais de maneira reflexiva".

Palestra

O Chefe Almir Suruí irá proferir a palestra Palopirey atôh tamakobah (Educar e ensinar o futuro) e participará de mesa-redonda no período da noite no auditório do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc), das 19 às 22 horas.

CLE
10 h - Boas vindas, visita ao CLE-Unicamp, conversa com professores do projeto.
12 h - almoço de trabalho.

FE
14 h - café na Faculdade de Educação com Profa. Nima e Profa. Débora

Reitoria/Funcamp
15 h - assinatura do Acordo de Cooperação