Silvia Gatti convida educadores para falar sobre vírus e bactérias na série Colóquios Unicamp Ano 50

15/06/2016 - atualizado em 16/06/2016
Maria Silvia Viccari Gatti, é professora de Microbiologia (Bacteriologia e Virologia) desde 1983, nos Cursos de Ciências Biológicas, Medicina, Farmácia e Enfermagem da Unicamp.

Vírus e bactérias o que são e a que vieram? Falar sobre a presença destas partículas e destes organismos na saúde humana a educadores e outros interessados na série Colóquios Unicamp Ano 50 cria expectativa positiva na professora do Instituto de Biologia da Unicamp Maria Silvia Vaccari Gatti. Na conferência ?Vírus e bactérias: surpresas no nosso cotidiano", a acontecer neste sábado (18), no Centro de Convenções da Unicamp, das 8h30 às 13 horas, Silvia pretende sanar as muitas curiosidades que o público leva até ela nos eventos em que aborda o tema. Para começar, é bom explicar que, apesar de ambos causarem doenças, eles são biologicamente diferentes: enquanto as bactérias são organismos vivos, os vírus são partículas infecciosas. ?Quero falar em saúde, mais do que em doença. Sanar algumas curiosidades e desmistificar algumas informações equivocadas. Este assunto tem muito a ver com educação e fiquei envaidecida por ser convidada a interagir com um público com o qual dificilmente temos contato no dia a dia na academia?, declara a virologista.

A ênfase dada à ?fama de mau? dos vírus, palavra que exprime desde doenças facilmente curáveis, como gripes e resfriados, até aquelas que demandam período longo de tratamento, como Aids, pode inibir o acesso a informações importantes sobre o mundo dos vírus. ?A maioria não causa doença e muitos estão associados à evolução e diversidade dos seres vivos e outros têm um papel ecológico fundamental à vida na Terra?, explica a bióloga.

Hábitos cotidianos que determinam a relação humana com vírus e bactérias também estão no conteúdo preparado por Silvia, entre eles o uso do gel à base de álcool em substituição à velha água e sabão, a alimentação e os cuidados com o ambiente. ?Será que poderemos um dia ingerir bactérias para reconstituir a microbiota e, com isso, curar ou evitar doenças?

A série Colóquios Unicamp foi pensada para aproximar a Universidade e profissionais da educação básica. Outros temas serão abordados até outubro deste ano. ?A série Colóquios é importante nesta aproximação?, declara Silvia.

Mais informações, acesse a página do evento "Vírus e Bactérias: surpresas do nosso cotidiano".