Eventos realizados

Impactos das Tecnologias da Informação

Este painel, dedicado a Claude Shannon no centenário de seu nascimento, abordará o desenvolvimento da área da informação, seu estágio atual, aplicações em ciência e na sociedade, perspectivas e desafios. Um panorama conciso da pesquisa e das aplicações desenvolvidas nesta área na UNICAMP, em suas diferentes unidades, será também apresentado.

Dia: 15 de setembro de 2016
Horário: 9h-18h

A Alternativa Biocêntrica

Crises Ambientais e Decrescimento

Nesta Mesa serão discutidos os debates vigentes, nas ciências humanas, quanto à alternativa biocêntrica face ao colapso ambiental, com ênfase para o decrescimento e a simetria política entre as espécies.

Cidadania Ampliada: por um novo pacto entre as espécies

Sob o enfoque da alternativa biocêntrica, será discutido e analisado um novo pacto entre as espécies.

Dia: 24 de agosto de 2016
Local do evento: Auditório da Adunicamp - Associação de Docentes da Unicamp
Horário: 9h - 18h
Local: Auditório da Adunicamp. Associação de Docentes da Unicamp Av. Érico Veríssimo, 1479 ? Cidade Universitária ? CEP 13083-851 ? Campinas/SP

Balanço das Políticas Sociais no Brasil IV: Saúde

Nesta mesa serão discutidas a saúde pública, infraestrutura, cobertura e eficiência; a saúde na Região Metropolitana de Campinas e o saneamento básico, cobertura e eficiência.

Dia: 04 de agosto de 2016

Arte, Ciência e Cultura

A criação de novas tecnologias para distribuição massiva e compartilhada de informação muda o modo como construímos a nossa memória?

Dia: 15 de junho de 2016
Horário: 9h ? 18h
Local: Centro de Convenções da Unicamp

Balanço das Políticas Sociais no Brasil III: Distribuição de renda, redenção da pobreza, e a nova classe média

Serão analisadas a distribuição de renda; redenção da pobreza e a ?nova classe média; a política salarial e de transferências de renda; os riscos de regressão dessas políticas, diante de corte de gastos sociais; a alta regressividade tributária; a agricultura familiar e a não-reforma agrária.

Dia: 24 de maio de 2016
Horário: 14h-18h
Local: Centro de Convenções da Unicamp

Políticas Públicas e suas Interfaces na Educação e Assistência Social: articulações no Estado e na Universidade

Os objetivos consistem no debate sobre como a articulação dessas duas políticas se dão no Estado e na Universidade e refletir se sua prática fomenta a emancipação do cidadão. Além disso, serão discutidos quais são os desafios e dificuldades a serem enfrentados e superados.

Dia: 20 de maio de 2016
Horário: 8h30 às 12h30
Local: Anfiteatro da Faculdade de Ciências Aplicadas - UL 16 - Unicamp/Limeira - Campus II - Rua Pedro Zaccaria, 1300, Jd. São Paulo, Limeira, 13484-350

Balanço das Políticas Sociais no Brasil II: Educação

Serão analisadas a cobertura da educação básica, principais problemas causadores da má qualidade do ensino e a recente proposta do governo federal, a ?Pátria Educadora?. Na mesa da tarde, serão discutidas a cobertura geral e por áreas específicas da Educação Superior, financiamento e privatização; o ensino e pesquisa, e o ensino sem pesquisa; a alienação e ?produtivismo? na universidade.

Dia: 28 de abril de 2016
Local: Centro de Convenções da Unicamp

Balanço das Políticas Sociais no Brasil I: É possível dar continuidade a esse processo?

Os objetivos consistem no debate sobre a transição demográfica, suas tendências e principais efeitos previsíveis entre 2010 e 2050; estrutura e movimento do mercado de trabalho e a questão previdenciária, financiamento e reforma. Além disso, serão discutidos o agravamento dos problemas centrais do crescimento urbano; problemas habitacionais; mobilidade e transporte coletivo.

Dia: 06 de abril de 2016
Local: Centro de Convenções da Unicamp

Economia brasileira: retomada possível do crescimento?

Serão debatidas a industrialização positiva e a precoce ou nociva; o fenômeno no Brasil, na América Latina e nos países em desenvolvimento; os problemas da competitividade, produtividade, câmbio, juros e financeirização; desconcentração regional, guerra fiscal e desindustrialização e o ?efeito China?.

Dia: 15 de março de 2016

Clima, Ambiente, Água e Energia

O objetivo desta mesa é discutir um dos principais desafios da humanidade nas próximas décadas, que é o das mudanças climáticas globais e seus possíveis impactos. Serão enfatizados três dos principais temas a ele relacionados: situação atual e perspectiva das pesquisas sobre as mudanças climáticas globais e seus impactos no Brasil e no exterior; as mudanças climáticas globais e o meio-ambiente; a importância da interdisciplinaridade nas pesquisas sobre as mudanças climáticas e seus impactos; e a crise hídrica e energética.

Dia: 26 de novembro de 2015
Horário: 9h-18h

Rumos da Política Nacional

Serão discutidos rumos para o agravamento da situação brasileira atual; possibilidades de uma reconstrução democrática para a Política Nacional no Brasil; enfrentamento dos conflitos nacionais: que negociação é possível?; situação dos partidos políticos; o conflito entre os três poderes e a governabilidade; o papel da mídia.

Dia: 04 de novembro de 2015
Horário: 14h- 18h

Geopolítica e Economia Internacional

O objetivo desta mesa é a discussão das novas estruturas do poder mundial (EUA, Europa, China, Rússia); o conflito abrangente do Oriente Médio; os limites para a atuação dos BRICS; papel da América Latina e do Brasil. Além disso, serão analisados a reestruturação possível do capitalismo; a continuidade (ou profundas alterações) da globalização; e o papel futuro da China.

Dia: 08 de outubro de 2015