Projeto Unicamp Ano 50



Projeto Unicamp Ano 50

5 OUT 2015 | 5 OUT 2016


A Universidade Estadual de Campinas comemora, em 2016, 50 anos de história. Para marcar essa data, serão realizadas, nos seus diversos campi e nas cidades onde estão inseridos, comemorações artísticas, científicas e culturais durante um ano, entre 5 de outubro de 2015 e 5 de outubro de 2016, data de sua criação formal.

O Reitor da UNICAMP, Prof. Dr. José Tadeu Jorge, constituiu uma COMISSÃO UNICAMP ANO 50, formada por representantes de vários órgãos da universidade e sob a coordenação da Profa. Dra. Itala Maria Loffredo D’Ottaviano, com o objetivo de coordenar as comemorações e atividades programadas.

As atividades comemorativas dar-se-ão por meio de projetos especialmente preparados pela Comissão no campo das artes visuais, do teatro, da música, da literatura, da ciência e da tecnologia, e por atividades conjuntas desenvolvidas com os diversos institutos, faculdades e órgãos da universidade que possam enriquecer as festividades.

Os eventos programados pretendem integrar, não somente a comunidade interna e parceiros que de alguma forma têm participado da trajetória da universidade, mas também a cidade de Campinas e região, expandindo, assim, a possibilidade de interlocução ampla com a sociedade, na perspectiva da utilização social do conhecimento que produz.

Um pouco de Unicamp

Nascida de um plano-piloto idealizado por Zeferino Vaz, seu fundador, em 06 de outubro de 1966, a Universidade Estadual de Campinas traz em sua concepção, sua existência, o objetivo central de criação, inovação acadêmica e interação dinâmica entre as áreas do conhecimento, além de uma inter-relação intensa com a sociedade.

Com base nessas premissas, a Unicamp responde, hoje, por 15% da pesquisa acadêmica no Brasil e mantém a liderança entre as universidades brasileiras no que diz respeito a patentes e ao número de artigos per capita publicados anualmente em revistas indexadas na base de dados ISI/WoS.

Destaca-se, ainda, como uma das melhores universidades da América Latina, caminhando aceleradamente para um lugar de destaque entre a elite acadêmica mundial. Não por acaso, dois dos mais prestigiados rankings internacionais de avaliação do ensino superior, do Times Higher Education (THE) e da Quacquarelli Symonds (QS), classificaram recentemente a Unicamp entre as melhores universidades com menos de 50 anos do mundo.

Também por isto, os Cursos de Pós-Graduação da UNICAMP, de acordo com as avaliações da CAPES, do Ministério da Educação, são os mais bem avaliados do país.

A Unicamp é uma autarquia, autônoma em política educacional, mas subordinada ao Governo do Estado de São Paulo e possui campi e órgãos, além da cidade de Campinas, também nas cidades de Limeira, Piracicaba, Paulínia, Sumaré e São Paulo.

A Unicamp conta com 24 institutos e faculdades, 21 centros e núcleos interdisciplinares de pesquisa, 8 unidades assistenciais, 42.000 alunos de graduação, pesquisa e extensão que se juntam a cerca de 2.000 professores e 8.000 funcionários.



Programação Artística


ÓPERA “DON GIOVANNI”

A encenação da ópera Don Giovanni, de Wolfgang Amadeus Mozart, considerada uma das obras-primas da história das óperas, é um dos destaques da temporada 2015 da Orquestra Sinfônica da Unicamp. Será totalmente montada pela Unicamp, sob a responsabilidade do Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural e do Departamento de Música do Instituto de Artes. Seu Coro será constituído por estudantes de Canto da Universidade. As récitas fazem parte do ciclo de óperas de Mozart, que teve início em 2014 com A Flauta Mágica, e terá continuidade nas próximas temporadas.

CONCERTATO

A mistura entre música erudita e cena cômica é muito rara no Brasil. Concertato é um espetáculo que envolve música sinfônica, em atuação cênica na técnica de clown, envolvendo no mesmo palco a Orquestra Sinfônica da Unicamp e atores do Grupo Lume, do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais. As obras sinfônicas a serem apresentadas foram adaptadas para acompanhar as ações dos palhaços, que ora atuam como músicos da orquestra, ora como solistas ou regentes, explorando cenas típicas de um concerto erudito.

FILME “O CRIME DA CABRA“

Estreia nacional, em Campinas e na Unicamp, do primeiro longa-metragem produzido pela Unicamp, o filme “O Crime da Cabra”, estrelado pelos atores Lima Duarte, Arlete Salles e Laura Cardoso.

ORQUESTRA SINFÔNICA E CORAL ZÍPER NA BOCA

Está programado, para o período das comemorações UNICAMP ANO 50, um vasto repertório de 30 concertos da Orquestra Sinfônica, com importantes solistas e regentes convidados, brasileiros e estrangeiros. Também estão programadas 30 apresentações do Coral Zíper na Boca, com um concerto especial comemorativo dos 30 anos do Coral, e um concerto especial comemorativo dos 50 Anos da UNICAMP.

FESTA DA MÚSICA

Apresentações musicais simultâneas, em 20 diferentes locais espalhados pelo campus universitário, de diferentes grupos musicais. O encerramento da festa será no final do dia, com apresentação da Orquestra Sinfônica da Unicamp e do Coral Zíper na Boca, em espaço aberto, no campus.

CONCERTO DESCOBERTA UNICAMP ANO 50

Construir a Memória Afetiva de diferentes públicos utilizando a Internet, ubiquidade e virtualidade a partir de dispositivos móveis, integrando estes elementos num Concerto Multimodal Interativo com a Orquestra Sinfônica da Unicamp.

PROJETO TRANSMÍDIA CARLOS GOMES

Concebido para celebrar o maior compositor de ópera brasileiro, Antonio Carlos Gomes, natural de Campinas. Este projeto é composto por uma Ópera inédita sobre a vida do Maestro Carlos Gomes, um Longa Metragem para cinema e uma Minissérie Televisiva, e a produção de material educomunicativo para ensino de música, cultura afro-brasileiro, indígena e história do Brasil. Durante o período das comemorações Unicamp ANO 50, será apresentada apenas a Ópera “Carlos Gomes”. Os demais projetos serão desenvolvidos posteriormente.

Programação Cultural


LIVRO UNICAMP ANO 50

Livro especial sobre a história da Universidade Estadual de Campinas, a partir de documentos e de depoimentos de personagens que têm participado de sua construção e desenvolvimento.

SÉRIE ESPECIAL DE LIVROS

Será publicada a Série Unicamp Ano 50, uma coleção especial de 50 livros, selecionados por um Conselho Editorial específico e editados pela Editora Unicamp, sobre temas de destaque para a ciência, para as humanidades e para a arte e cultura, e também para a memória da Universidade.

EXPOSIÇÃO INTERATIVA UNICAMP ANO 50

Este projeto prevê a organização de exposições documentais sobre a história da Unicamp em distintos locais da universidade e das cidades de Campinas, Limeira e Piracicaba:

- Exposição Documental, constituída por uma proposta de Memorial Virtual Interativo Multimodal “Descobertas Unicamp”. Os fatos e descobertas que marcaram a história da Unicamp serão

alojados em campos temáticos de forma não cronológica. Serão disponibilizados num banco de dados com som, imagens e textos; - Exposição Museu de Rua – Fazendo História.

Programação Científica


FEIRA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Será realizada em 2016, uma Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação da Unicamp, com a participação das Unidades de Ensino e Pesquisa, contemplando exposições das principais pesquisas, invenções e resultados da universidade nas diversas áreas do conhecimento. A Unicamp sediará também, em 2015, a Feira Nacional de Ciência e Tecnologia, conjuntamente com a Feira Municipal de Ciência e Tecnologia.

COLÓQUIOS UNICAMP ANO 50

Será realizada uma série de 9 Colóquios, com conferências a serem proferidas por professores da Unicamp e destinadas a professores de ensino fundmental e médio. Serão abordados e debatidos temas atuais relevantes para a educação, a cultura e a ciência.

PERSPECTIVAS UNICAMP 50 ANOS

Destinados à comunidade acadêmica em geral, a série Perspectivas Unicamp 50 anos, constituída por 18 Mesas Redondas, distribuídas em 11 eventos distintos. Serão discutidos temas de importância sócio-política, cultural, artística e científica, relevantes na atualidade, com a participação de pesquisadores e intelectuais da Unicamp, de outras instituições brasileiras do exterior. Entre os temas, destacamos: geopolítica; água e energia; política nacional e economia brasileira; habitação, e mobilidade urbana; cidadania ampliada; educação e tecnologias; saúde e saneamento; arte, ciência e cultura.

SIMPÓSIO DE PROFISSIONAIS DA UNICAMP

O SIMTEC – Simpósio de Profissionais da Unicamp – é um evento organizado pelos funcionários da Unicamp, integrantes das diversas carreiras, com o intuito de proporcionar aos profissionais da Universidade a oportunidade de divulgarem suas experiências; divulgar o potencial dos profissionais da Unicamp; promover o intercâmbio de conhecimentos entre as diversas áreas de uma forma contínua; valorizar o conhecimento técnico-científico dos Profissionais da Unicamp; atualizar os conhecimentos técnicos e proporcionar a sua adequação às atividades desenvolvidas pela Universidade.