Enterro de Cesar Lattes reúne autoridades, políticos e amigos em Campinas

O enterro do físico Cesar Lattes, ocorrido na tarde desta quarta-feira, no Cemitério Flamboyant, em Campinas, reuniu amigos, parentes, políticos e autoridades para as últimas homenagens.

O ministro de Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, lembrou da precocidade de Lattes, que se formou em Física aos 19 anos. Já, para o atual secretário de Cultura de Campinas e pesquisador, Rogério Cesar de Cerqueira Leite, Lattes foi quem “colocou o Brasil no mapa da ciência”.

A filha Maria Lúcia Lattes também lembrou o bom-humor que marcou a personalidade de Cesar Lattes no convívio familiar e de amigos. O físico e amigo de Lattes, Alfredo Marques, contou que, ao perguntar como se sentia por não ter recebido o Prêmio Nobel de Física, ouviu de Lattes que “se tivesse recebido, terminaria a vida assinando cartas de recomendação e não trabalhando”.

O prefeito Hélio de Oliveira Santos decretou luto oficial de três dias pela morte do físico, um dos que ajudaram na implantação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Fonte: EPTV Campinas - EPTV.com - 09/03/2005


 
 
Site do Arquivo Central/SIARQ Site da Unicamp