Repositórios arquivísticos digitais pautam fórum em novembro

O Fórum Permanente "Repositório Arquivístico Digital Confiável: uso institucional de arquivos e centros de documentação da Unicamp", evento da série realizada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC), acontece dia 4 de novembro, a partir das 14h, em formato online. O objetivo é promover conhecimento e reflexões sobre potencialidades e desafios para a implantação de políticas e ferramentas tecnológicas para repositórios institucionais de documentos digitais confiáveis em nuvens computacionais. O encontro também busca apresentar os acervos arquivísticos digitais dos arquivos e dos centros de documentação da Unicamp, considerando desafios de gestão e preservação.

Com transmissão ao vivo por meio da página dos Fóruns Permanentes, o evento é organizado em parceria entre Arquivo Central do Sistema de Arquivos (SIARQ/CGU), Arquivo Edgard Leuenroth do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (AEL/IFCH), Centro de Documentação Alexandre Eulálio do Instituto de Estudos da Linguagem(CEDAE/IEL), Centro de Lógica e Epistemologia da Ciência (CLE/COCEN), Centro de Memória Unicamp (CMU/COCEN) e Centro de Memória e Arquivo da Faculdade de Ciências Médicas (CMA/FCM).

O fórum é composto por três sessões, seguidas de debate. Às 14h30, Daniel Flores, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), aborda o tema “Ferramentas tecnológicas para implementação de repositórios institucionais de documentos digitais confiáveis”. Na sequência, representantes dos centros de documentação e arquivos da Unicamp apresentam iniciativas de gestão e de preservação adotadas na Universidade, dentro do contexto de patrimônio documental digital. Thiago Nicodemo, coordenador do Arquivo Público do Estado de São Paulo, ministra a terceira conferência, com o tema “políticas institucionais de preservação de documentos digitais”.

As inscrições estão abertas e são gratuitas. Haverá emissão de certificado.

Confira a programação completa e inscreva-se no site dos Fóruns Permanentes.

arte_Fórum_repositório