AC/SIARQ recolhe mais um lote do acervo de José Tadeu Jorge

No dia 13 de janeiro, o AC/SIARQ recolheu mais um lote de documentos para o fundo José Tadeu Jorge, que compõe o acervo histórico da instituição. O professor aposentado, que foi reitor da Unicamp por dois mandatos (gestões 2005-2009 e 2013-2017) e atualmente responde pela Secretaria Municipal de Educação de Campinas, esteve no AC/SIARQ para entregar materiais em diversos suportes, que registram parte de sua trajetória como aluno, docente e administrador na Universidade. Na ocasião, também assinou, via SIGAD, a Carta de Intenção de Doação de Acervo à Unicamp, destinada ao atual reitor Antônio José de Almeida Meirelles.

Fotografias, placas de homenagens, gravações de áudio em cassetes e relatórios de pesquisa são alguns dos documentos que vão ser adicionados ao fundo, tratados para fins de preservação arquivística e disponibilizados para consultas. “Entendo que minha trajetória na Unicamp, que começou em 1971 como aluno de graduação, pode ser revisitada por meio dessa coleção. O SIARQ é o local adequado para salvaguardar esses documentos”, afirmou Tadeu Jorge. Um dossiê sobre a história do PROSERES (Programa Institucional de Apoio ao Servidor Estudante), conservado por Maria Aparecida Quina de Souza, atual Diretora Geral de Recursos Humanos da Unicamp, também foi entregue ao AC/SIARQ durante a visita. O PROSERES foi criado em 1993 a partir de demanda dos próprios funcionários da instituição por estímulo e apoio ao desenvolvimento educacional dos servidores.

Em 2021, Tadeu Jorge publicou dois livros: “Ideias em Evolução” (Paco Editorial) e “10 Coisas Boas da Unicamp (que eu ajudei a fazer)” (Editora Pontes). Durante o planejamento e elaboração da obra, recorreu ao AC/SIARQ para consulta de documentos. Os dois volumes foram recebidos por Rodrigo Lizardi, assistente técnico de direção, e agora passam a fazer parte da biblioteca técnica do órgão.

tad2