Pauta destacou avanços na preservação digital na Unicamp
Em reunião ordinária realizada em abril de 2026, o Comitê Gestor do Repositório Digital de Documentos Arquivísticos Permanentes (ReDiSAP) da Unicamp discutiu o progresso de projetos estratégicos de preservação e acesso a acervos históricos, além de propostas de reestruturação normativa do grupo. A reunião foi conduzida pelo presidente do Comitê, professor Fernando Coelho, também coordenador geral da Universidade.
Janaína Andiara dos Santos, coordenadora do AC/SIARQ, confirmou a submissão do projeto “Recuperação e Preservação de Acervos Históricos e Culturais da Unicamp 2025” à Finep, cuja avaliação de mérito deve ser publicada entre maio e junho. Janaína descreveu como os recursos serão aplicados e a proporção para cada centro e arquivo. O encontro marcou importantes avanços técnicos e normativos para a rede, a partir de grupos de trabalho específicos. Foi aprovado por unanimidade o primeiro "Manual de Procedimentos para Identificação e Descrição de Documentos Digitais do ReDiSAP", documento que padroniza as nomenclaturas e metadados entre diferentes centros de documentação e arquivos da Universidade. A reunião também abordou as atualizações sobre a ingestão de objetos digitais e metadados na plataforma. Visitas realizadas nos arquivos e centros de documentação esclareceram dúvidas sobre o processo, bem como o cronograma de envios de pacotes assistidos. Um novo painel de monitoramento de métricas de acesso à plataforma também foi apresentado, cujos dados fornecidos contribuem com análise de impactos e demandas do ReDiSAP.
No âmbito das publicações, o comitê planeja lançar uma publicação sobre o ReDiSAP integrada às comemorações dos 60 anos da Unicamp, com a possibilidade de derivar artigos para periódicos científicos. Por fim, o colegiado aprovou alterações na Resolução GR nº 11/2025 e na Portaria GR nº 47/2025, que adequam as normas vigentes às dinâmicas de trabalho atuais e formalizam indicações de membros titulares e suplentes na composição do Comitê.


