Raízes do Brasil: uma cinebiografia de Sérgio Buarque de Holanda

Raízes do Brasil, uma cinebiografia de Sérgio Buarque de Holanda, documentário dividido em dois capítulos, que traça o percurso afetivo e histórico de Sérgio Buarque de Holanda, dirigido por Nelson Pereira dos Santos, será exibido em sessão especial na Unicamp, no dia 01 de abril, no Centro de Convenções, às 19 horas.

Foi organizada a mesa "Sérgio Buarque de Holanda, hoje" onde estudiosos debaterão idéias de Sérgio Buarque, no dia 02, as 9:30 horas, no mesmo local.
Nelson Pereira dos Santos e Zeca Buarque (neto de Sérgio) estarão presentes nos dois eventos abertos ao público.

Os eventos estão previstos na programação do Centenário de Sérgio Buarque de Holanda, desde 2002, organizada pela Coordenadoria Geral da Universidade, através de seus dois órgãos Arquivo Central/SIARQ e Biblioteca Central, detentores do acervo documental pessoal e bibliográfico de Sérgio Buarque, por sua vez, muito utilizado pela produção do filme.

O filme:
"O filme de Nelson Pereira, de linguagem amorosa e bem-humorada, pontuado de momentos de emoção, foi realizado para celebrar o centenário de nascimento do historiador, em 2002. É dividido em duas partes, de 74 e 72 minutos cada. Na primeira parte, as imagens de Sergio Buarque de Holanda aparecem em fotos aqui e ali e em algumas filmagens de época. É através das histórias contadas por sua viúva Maria Amélia, pelos filhos e netos, e pelos amigos Paulo Vanzolini e Antonio Candido, que o espectador passa a conhecer a alma, a obra e os hábitos de um dos mais respeitados intelectuais brasileiros.
A segunda parte do documentário é baseada nas anotações que Sérgio fez a pedido de Chico Barbosa. Em "Apontamentos para a cronologia de S.", Sérgio redigiu os fatos mais importantes de sua vida em ordem cronológica."Nelas, ele fala da sua infância, seus pais, adolescência, juventude, as amizades com Mário e Oswald de Andrade, Manuel Bandeira, Carlos Drummond, entre muitos outros. Intercalando com a leitura dos apontamentos, a Neta Silvia Buarque lê trechos de Raízes do Brasil, e o neto Zeca Buarque, outros textos de Sérgio". Leia mais

As duas partes do filme serão exibidas em sessões alternadas
Data: 01 de abril de 2004
Horário: 19 horas

Data: 02 de abril de 2004
Horário: 12:30 horas

Local: Centro de Convenções da Unicamp


Mesa de Debates
Por sugestão de Zeca Buarque e do cineasta Nelson Pereira dos Santos, a Coordenadoria Geral da Universidade, junto com o Arquivo Central e Biblioteca Central organizou a mesa de debate "Sérgio Buarque de Holanda, hoje", onde pesquisadores da Unicamp de formações diversas (história, economia, antropologia e lingüística) poderão expor ao debate, as suas leituras da obra de Sérgio Buarque de Holanda, objeto de pesquisas acadêmicas.
Contará com a participação de Zeca Buarque, Antonio Arnoni Prado (Departamento de Teoria Literária/IEL), Conrado Pires de Castro (Mestre/IEL), Mariana de Campos Françozo (Mestre/IFCH), Gustavo Henrique Tuna (Mestre/IFCH) e Edney Christian Thomé Sanchez (Mestre/IEL).

Data: 02 de abril de 2004
Horário: 9:30 horas
Local: Centro de Convenções da Unicamp