O Globo On Line

A importância das edições críticas

A riqueza de material disponível sobre a obra de Sérgio Buarque no arquivo da Unicamp é tanta, que a tentação é grande de se realizarem edições críticas de seus livros. E maior ainda no caso de “Raízes do Brasil”, que da primeira à segunda edição sofreu importantes alterações e teve o estilo muito depurado. As edições críticas são importante fonte de pesquisa e, no caso de Sérgio Buarque, em muito contribuiriam nos polêmicos debates. O economista Fernando Novais, que foi amigo de Sérgio Buarque, esteve à frente de um projeto da Unesco, para publicação da edição crítica de “Raízes” pela coleção Archives, que não se concretizou.

— De fato, a publicação de uma edição crítica desse livro urge, devido às modificações nas diferentes edições — diz o professor de literatura Pedro Meira Monteiro, que, além do livro com as cartas trocadas entre Sérgio Buarque e Mario de Andrade, organiza outro livro, para celebrar o centenário, com artigos de pesquisadores de variadas gerações, a ser publicado em 2003 pela editora da Unicamp.

A primeira edição de “Raízes” é a única a ter introdução de Gilberto Freyre, que publicou o livro na coleção Documentos Brasileiros, da José Olympio. No texto, nunca reimpresso, Freyre diz que “o escritor paulista é uma daquelas inteligências brasileiras que melhor exprimem não só o desejo como a capacidade de analisar, o gosto de interpretar, a alegria intelectual de esclarecer”. O autor de “Casa-grande e senzala” e Sérgio Buarque, ao longo da vida, não mais se reaproximariam.

No dia de seu aniversário, a prefeitura de São Paulo anunciou que a casa onde ele viveu com a família, na Rua Buri, em Pacaembu, será transformada na Discoteca da Música Brasileira, para pesquisa e consulta, com acervo que pode chegar a 70 mil CDs. A pesquisa folclórica de Mario de Andrade integrará a coleção. ( RB )


Leia mais...
Sérgio Buarque de Holanda
Trecho do texto 'Thomas Mann e o Brasil'
Imagens que não precisam de edição
Samba criado pelos filhos e netos de Sérgio
Carta inédita a Mario de Andrade
Sérgio, um jovem eterno

FONTE: O Globo On Line - Segundo Caderno - 13/07/2002



© Todos os direitos reservados a O Globo e Agência O Globo. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.