Exposições


AC/SIARQ tem entre suas principais atribuições a preservação da memória da Universidade, gerindo seu acervo arquivístico, para que sirva como referência, informação, prova ou fonte de pesquisa científica. Ao longo de mais de cinco décadas, o Arquivo Central apoia o desenvolvimento de eventos, exposições comemorativas e sites sobre a história da Universidade. 

Confira abaixo produtos de parte deste trabalho e acesse também a “Exposição Unicamp: Conheça um pouco de nossa história”.


Comemoração 20 anos (1966-1986)


imagemExposicoes1

Cartaz comemorativo produzido em 1986

20 anos de Unicamp: homenagem à Zeferino Vaz

 

 


Comemoração 25 anos (1966-1991)


imageExposicoes2

Vídeo: Unicamp 25 anos – Projeto Cápsula do Tempo

Neste vídeo, produzido pelo então Centro de Comunicação da Unicamp (atual RTV/SEC Unicamp), é possível ver o registro de um dos eventos realizados na ocasião dos 25 anos da Universidade, celebrados em 1991. Um deles foi o Projeto Cápsula do Tempo. Uma urna com diversos itens da época foi enterrada, com previsão de abertura em 2066, ano de centenário da Unicamp. Entre os objetos, está uma fita VHS com imagens e mensagens da Unicamp, cujo conteúdo também está preservado no acervo da RTV. 

 


Comemoração 30 anos (1966-1996)


imageExposicoes3

imagemExposicoes4Um dos paineis da Exposição “30 anos de Unicamp”


A Exposição “30 Anos de Unicamp”, organizada pelo AC/SIARQ, levou ao público documentos e informações coletadas do acervo documental do Arquivo Central, da Assessoria de Imprensa e das próprias Unidades, com o objetivo de retratar o panorama da Universidade e um pouco da trajetória de cada uma de suas Unidades. A exposição propôs, portanto, que o visitante, ao percorrer os paineis, percebesse o que a Unicamp construiu nestes 30 anos de existência, tendo como ponto de partida o apelo inicial dos campineiros que, já na década de 50, lutaram para criar uma escola de medicina e que resultou na primeira Unidade de Ensino e Pesquisa. A exposição foi concebida em dois grupos de informações:  o primeiro refere-se ao conjunto de paineis que reflete os momentos de criação da Universidade e o segundo conjunto perfila as Unidades que hoje compõe a Universidade e que sustentam o ensino, a pesquisa e a extensão.  

 


Comemoração 35 anos (1966-2001)


Dentro das comemorações dos 35 Anos da Unicamp a equipe do Arquivo Central organizou uma série de exposições virtuais contanto através de imagens fotográficas e outros documentos um pouco da história da universidade. Acesse: www.siarq.unicamp.br/35anos/

imagemExposicoes5

Exposição “Unicamp 35 anos - Unidades da Unicamp”

Apresenta uma breve trajetória das unidades de ensino, pesquisa, apoio, prestação de serviços e administração superior da Unicamp. Produzida por ocasião das comemorações dos 35 anos da Unicamp (1966-2001). Acesse aqui!

Exposição "Unicamp 35 anos - Um pouco de sua história”

Retrata o período inicial de instalação da Unicamp, a mobilização da sociedade campineira pela instalação de uma Faculdade de Medicina na cidade, o lançamento da pedra fundamental e a instalação do campus universitário e a instalação das primeiras unidades. Produzida por ocasião das comemorações dos 35 anos da Unicamp (1966-2001). Acesse aqui!

 


Comemoração 40 anos (1966-2006)


Em 2006 a Unicamp comemorou 40 anos do lançamento de sua pedra fundamental. Para tanto, construiu uma programação de eventos ao longo dos primeiros dez meses do ano com atividades comemorativas, como concertos, shows musicais, mostras de arte e um seminário internacional. Neste contexto foi criado um site, cujo conteúdo tem como base uma linha do tempo que apresenta os principais acontecimentos sobre a trajetória da Universidade. A exposição virtual denominada Unicamp Ano 40 organizada pelo Arquivo Central da Unicamp, integra as comemorações dos 40 anos da Unicamp. A proposta é calcada na reflexão dos princípios que nortearam a idealização da Unicamp, ligados ao ensino, à pesquisa e à extensão.

imagemExposicoes6

Unicamp 40 anos

 


Exposição Unicamp em 2011 (comemoração 45 anos)


Evento realizado no saguão da Biblioteca Central Cesar Lattes (BCCL), em parceria com a Biblioteca de Obras Raras e Especiais. Foi produzido também um site comemorativo ao quadragésimo quinto aniversário da Unicamp (1966-2011).  Reúne informações institucionais, históricas, exposições virtuais, calendário com os eventos programados e notícias relacionadas as atividades comemorativas. Acesse: www.45anos.unicamp.br/

imagemExposicoes7

 


Exposição Unicamp em 2016 (comemoração 50 anos)


A mostra virtual foi composta por cerca de 60 breves exposições que contam a trajetória das unidades, da fundação aos dias atuais, por meio de histórico com imagens de documentos, fotografias e vídeos. Complementarmente, foram desenvolvidos núcleos de relevada temática institucional e apresentados fatos de destaque e interesse. Além da exposição virtual, o AC/SIARQ organizou evento no âmbito das comemorações dos 50 anos da Universidade. Em 2016, a mostra percorreu vários espaços nos campi na Unicamp e apresentou imagens, documentos e objetos que recuperam a trajetória da universidade ao longo de meio século de existência, incluindo depoimentos e entrevistas de personalidades importantes, como, por exemplo, do fundador e primeiro Reitor da Unicamp, Zeferino Vaz. Acesse: https://unicampano50.tumblr.com/ ou https://www.siarq.unicamp.br/50anos/

imagemExposicoes8

 


Exposição Documental Unicamp


A Exposição Unicamp: Conheça Nossa História! procura mostrar a formação e um pouco da trajetória de todas as unidades da universidade, que atuam mais diretamente na criação e na disseminação do conhecimento científico, tecnológico, cultural e artístico em todos os campos do saber, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão e na formação de profissionais. Por meio de breves históricos ilustrados com fotografias, reportagens publicadas em jornais e filmes produzidos ao longo dos anos, as unidades vão sendo apresentadas até os dias atuais. Outros eventos históricos relacionados com toda a universidade também são apresentados, como a própria instituição Unicamp, com seus indicadores mais atuais. O conteúdo da exposição foi preparado a partir de pesquisas em acervos digitais e físicos da Universidade, pela equipe do Arquivo Central do Sistema de Arquivos/SIARQ. Uma bem sucedida parceria com técnicos da COCEN resultou neste website especial. Por ser virtual, a exposição pode ser complementada, revista e atualizada ao longo do tempo. Navegue pelas áreas do conhecimento e conheça as faculdades, os institutos, os centros e núcleos de pesquisa e colégios técnicos que constituem a Unicamp, apoiados por outros inúmeros órgãos administrativos e técnicos. Acesse: https://expounicamp.siarq.unicamp.br/

imagemExposicoes8

 


Galeria de Selos Comemorativos de Aniversários da Unicamp


 

imagemExposicoes9 imagemExposicoes10 imagemExposicoes11
imageExposicoes12 imageExposicoes13 imagemExposicoes14

 


Exposições Comemorativas realizadas com apoio do AC/SIARQ


  • Exposição “FEAGRI 30 anos”

O site, elaborado em 2005, recupera a história da Faculdade de Engenharia Agrícola, baseando-se na documentação oficial cujas cópias dos originais estão também disponibilizadas. Acesse: www.feagri.unicamp.br/30anos

imagemExposicoes15

 

  • Exposição Documental “Ciclo Básico I”

O prédio do Ciclo Básico I foi reinaugurado às 16 horas, do dia 19 de abril de 2004 pelo reitor Carlos Henrique de Brito Cruz, que fez a entrega do local à comunidade acadêmica, após uma ampla reforma para modernização das instalações. O Arquivo Central/SIARQ, organizou uma mostra de documentos do acervo do Arquivo Permanente da Unicamp com a trajetória histórica do “Ciclo Básico I”, desde sua concepção em 1966 até a reabertura para as atividades didáticas em 2004, após reforma.

imagemExposicoes16

 

  • Exposição: Sérgio Buarque de Holanda - Intérprete do Brasil

A exposição "Sérgio Buarque de Holanda - Intérprete do Brasil", integrou o projeto cultural da Copesul, criado para estimular o resgate e a reflexão sobre a formação do Brasil e sua rica diversidade regional. Com curadoria do professor e historiador Edgar de Decca, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, abordou a vida de Sérgio Buarque de Holanda. Contou com cerca de trezentos documentos do fundo Sérgio Buarque de Holanda em custodiado pelo AC/SIARQ. A exposição foi em 2004, na Galeria Sotero Cosme da Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre (RS).

 imagemExposicoes17