Oficialmente, o Arquivo Central do Sistema de Arquivos (AC-SIARQ) foi criado pela Deliberação CONSU-A-039/1989 e reformulado pelas Deliberações CONSU-A-008/1995 e CONSU-A-010/2013 de 28/05/2013 .
Mas nossa história começa em determinado período da década de 80 ...
O processo de criação do Arquivo Central e, depois, do Sistema de Arquivos, começou em 1983, com a estruturação do Centro de Informação e Difusão Cultural (CIDIC), formalizado em 1984. O objetivo principal era a coordenação dos trabalhos da Biblioteca Central e de uma Divisão de Documentação. Esta, foi projetada para tratar de documentos pessoais particulares que acompanhavam os acervos bibliográficos adquiridos pela UNICAMP. Na ocasião, foram designados os primeiros funcionários.
Funcionário durante processamento técnico de processos, 1985
No ano seguinte, a Divisão organizou conjuntos documentais particulares custodiados pela Biblioteca Central e também do Arquivo do Tribunal de Justiça de Campinas - 1794-1940. Também foi desenvolvido diagnóstico para conhecer os arquivos gerados pela Universidade. Em 1986, foi transferida para um local provisório, no Ciclo Básico. Diversos conjuntos já faziam parte do seu acervo: Paulo Duarte, Sérgio Buarque de Holanda, Gabinete do Reitor, Administração, Faculdade de Ciências Médicas, Tribunal de Justiça e Zeferino Vaz.
Em 1986, foi implantado o Arquivo Central da Unicamp, em substituição a Divisão de Documentação. Funcionários da Unicamp puderam participar dos primeiros cursos de avaliação de documentos e organização de arquivos. Ao acervo já existente, que vinha sendo constituído desde 1963, mais documentos chegavam para um tratamento adequado de preservação.
A aprovação de uma política de gestão documental pela Universidade se deu em 1989, quando foi implantado o Sistema de Arquivos (SIARQ), tendo o Arquivo Central como órgão de coordenação (Deliberação A-39/1989). O trabalho foi feito com base em modelos que já vinham sendo implementados em órgãos governamentais, como o Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo e o Sistema Nacional de Arquivo. A concepção do SIARQ teve como foco de atuação a gestão arquivística integrada dos documentos e o controle da produção, tramitação, arquivamento, avaliação e preservação, numa linha contínua de gerenciamento.
Em 1991, o órgão foi transferido para o prédio próprio. Nesse mesmo ano, foi realizado o I Seminário Nacional de Arquivos Universitários, onde participaram cerca de 600 profissionais. O evento foi um marco na arquivística brasileira.
Inauguração do edifício, onde atualmente funciona o SIARQ. 1991
Marilena Leite Paes no I Seminário Nacional de Arquivos Universitários. 1991
Participantes do I Seminário Nacional de Arquivos Universitários. 1991
Entre 1992 e 1993, o SIARQ participou da implantação do Sistema de Protocolo, que informatizou a gestão de documentos administrativos, por meio de registro de dados. Foi o primeiro sistema eletrônico de gestão de documentos da Universidade. As Tabelas de Temporalidade de Documentos da Administração também foram elaboradas. Por meio da Deliberação Consu A-8, de 1995, o Conselho Consultivo, com representantes docentes, passou a integrar a estrutura do SIARQ, intensificando o vínculo da gestão arquivística da instituição com a área acadêmica; a criação de políticas de preservação e de memória e a possibilidade de articulações com órgãos de fomento.
Ao final da década de 90, o AC-SIARQ desenvolveu uma série de projetos, tais como os de Tabelas de Temporalidade de Documentos dos Institutos e Faculdades; Guia do Arquivo Eletrônico; Exposições virtuais, Encontros com Assistentes técnicos de Direção e Comissões Setoriais de Arquivos. Também apoiou projetos institucionais: Web da Unicamp; Sistema de Informatização de Processos de Trabalho, Banco de Imagens e Informações de Documentos da Unicamp.
Em 2005, foi constituído o Grupo de Trabalho Memória Científica da Unicamp (Portaria GR nº 08/2005 e 178/2005), para proposições e ações para a preservação do acervo científico da Universidade. No mesmo ano, entrou em funcionamento o primeiro sistema de gestão de documentos permanentes da Universidade SAHU-Pesquisarqh), desenvolvido pelo Centro de Computação (CCUEC), SIARQ e Arquivo Edgard Leuenroth (AEL).
Dois anos depois, por intermédio de convênio com o Arquivo Nacional, a Unicamp iniciou participação na terceira fase do Projeto InterPares (Pesquisa Internacional sobre documentos arquivísticos autêntivos em sistemas eletrônicos). Criado em 1997 pela Universidade de British Columbia (UBC), no Canadá, o projeto desenvolveu estudos para estabelecimento de modelos e padrões de gestão e a preservação de documentos digitais por longo prazo.
Profissionais de arquivo reunidos em atividades do Projeto InterPares, 2010
Em 2013, o SIARQ assumiu formalmente a coordenação e a manutenção do Sistema de Protocolo da Universidade, conforme a Deliberação CONSU A-10/2013. Esse Sistema foi substituído em 2015 pelo Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD-UNICAMP), desenvolvido e mantido pelo SIARQ, que oferece diversos serviços de gestão arquivística para toda a Universidade, com vistas a otimizar a produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos administrativos e acadêmicos, independente do seu suporte (convencional ou digital).
Desde 2017, em consonância à diretriz estratégica UNICAMP-DIGITAL, o SIARQ desenvolve ações para tratamento especializado de documentos digitais, tendo em vista valores legais, administrativos e informativos. Atualmente, vem atuando prioritariamente na qualificação do SIGAD-Unicamp para a produção, gestão e preservação de documentos digitais.
Funcionários da DEDIC em um dos treinamentos ministrados pelo SIARQ.
Patrulheiros em um dos treinamentos ministrados pelo SIARQ. 2018
Coordenadores do AC/SIARQ
Ataliba Teixeira de Castilho - CIDIC (1984 - 1995)
Neire do Rossio Martins - AC/SIARQ (1983-2019)
Janaína Andiara dos Santos (2019 - atual)
Quer saber mais sobre nossa história?
Acesse a Exposição Virtual da Unicamp, organizada pelo AC-SIARQ em 2016: