Apresentação
Esta mostra documental apresenta, a partir de recorte temporal (1960-2000), publicações editadas pelos estudantes da Unicamp e distribuídas com diferentes tiragens e periodicidade. Realizada em junho de 2022, a exposição apresenta jornais e boletins com linguagens, formatos, estética e conteúdos que, ao longo de cinco décadas, refletiam o cotidiano, experiências culturais da Universidade e a participação estudantil na expressão e mobilização política nos espaços acadêmicos e pelo ensino público no Brasil.
A exposição “Publicações Estudantis da Unicamp” é resultado de pesquisa, curadoria, digitalização, produção de conteúdo multimídia e desenvolvimento web, realizados por uma equipe multidisciplinar. A proposta é promover a difusão do acervo do AC/SIARQ, que conta com fundos pessoais e institucionais de reconhecida relevância enquanto fontes para pesquisa histórica e científica e memória institucional da Unicamp.
A mostra não contempla todas as publicações produzidas no período. Trata-se de uma representação dos documentos custodiados e preservados no AC/SIARQ. O conjunto documental deste projeto é composto pelos Fundos DCE (Diretório Central dos Estudantes), FCM/CAAL (Centro Acadêmico Adolfo Lutz), Secretaria Geral e Coleções AC/SIARQ, os quais estão disponíveis para consulta.
Nossa sugestão é que a visita não se restrinja às fotos e legendas. Todos os periódicos estão disponibilizados na íntegra e valem leitura e observação mais profundas, a fim de despertar não apenas uma volta ao passado, mas reflexões pertinentes aos tempos atuais.
Por fim, experiências e impressões são sempre bem-vindas em nossos canais de comunicação.
Equipe AC/Siarq