No âmbito das reflexões sobre o papel dos arquivos na administração pública, bem como sobre a representatividade dos sujeitos nestas instituições, a mostra virtual "Direitos Humanos na Unicamp", organizada pelo Arquivo Central do Sistema de Arquivos e pelo Observatório da Diretoria Executiva de Direitos Humanos, reúne registros documentais de políticas e ações da Universidade, construídas em diálogo com a comunidade interna e externa em atendimento às suas demandas, para reflexões sobre os caminhos até aqui trilhados e aqueles ainda a serem escolhidos, de acordo com os princípios de responsabilidade pública e histórica da Universidade contra desigualdades e a favor da diversidade.
Ao considerar a pluralidade das experiências, espaços e agentes que atuaram e atuam nas iniciativas da Universidade, a proposta da mostra é ser aberta, para que novos elementos sejam acrescidos para dar conta das múltiplas facetas de sua memória. O que se apresenta, nesta primeira etapa, é parte da trajetória e das escolhas que a instituição fez e faz, cotidianamente. A pauta é construída coletivamente ao mesmo tempo em que a própria Unicamp se constitui e pode ser reconhecida e exigida pela sociedade. Mais que um slogan, é um longo caminho que se desdobra em muitos outros na formação de uma universidade que assume plenamente suas funções e responsabilidades.
Recuperar vestígios desse caminho e seus desdobramentos significa a um só tempo destacar os registros das escolhas feitas e relembrar a importância de cada escolha na configuração dessa universidade que reitera numerosas vezes sua responsabilidade pública e histórica contra desigualdades e a favor da diversidade. A produção e a difusão do conhecimento científico, do debate acadêmico e da pluralidade cultural na Unicamp têm sido construídos cada vez mais como partes de um projeto maior de defesa da vida e da cultura da paz. Com vistas a universidade pública, gratuita, inclusiva, de qualidade, socialmente referenciada e comprometida com a vida, AC/SIARQ e DEDH buscam alinhavar e referenciar alguns momentos expressivos e algumas decisões significativas para a gradual e permanente construção destes percursos dos direitos humanos na Unicamp.
Assista ao vídeo de divulgação
realização:
CONTATOS DO SIARQ
Arquivo Central do Sistema de Arquivos - SIARQ Horário de Atendimento: De 2ª a 6ª feira - das 8h30 às 17h30
SIGAD-UNICAMP (Processo em papel, Processo Digital, Atos-Administrativos) protcent@unicamp.br Chat: protcent@unicamp.br +55 19 3521-6449
Consultas e/ou informações do acervo histórico: acervoac@unicamp.br +55 19 3521-6457
Click to listen highlighted text!Powered By GSpeech
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, consulte a Política de Privacidade da Unicamp.