Quem somos

O Arquivo Central do Sistema de Arquivos (SIARQ), órgão complementar da Reitoria e subordinado à Coordenadoria Geral da Universidade (CGU), é responsável pela política, gestão e preservação arquivística de documentos na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É o órgão central de coordenação do Sistema de Arquivos da Unicamp (SIARQ / UNICAMP), que compreende o Conselho Consultivo (CONSUL / SIARQ), a Comissão Central de Avaliação de Documentos (CCAD / SIARQ), a Rede de Arquivos e os Protocolos e Comissões Setoriais de Arquivos (CSArqs) das unidades e órgãos.

A gestão dos documentos pressupõe uma integração com as unidades e órgãos na orientação técnica para a produção, tramitação, arquivamento, avaliação, utilização e preservação dos documentos, numa linha contínua de gerenciamento denominada ciclo de vida documental. O SIARQ tem, sob sua responsabilidade, a guarda de documentos que, por questões legais, fiscais e jurídicas, devem ser mantidos por certos prazos de guarda determinados em normas, a fim de subsidiar decisões administrativas e acadêmicas, bem como apoiar a Universidade na defesa de seus direitos. Também responde por documentos de guarda permanente, por apresentarem informações substantivas sobre a instituição e que podem ser fontes de pesquisas administrativas, acadêmicas e científicas.

A gestão documental da UNICAMP é orientada por meio de instrumentos de gestão arquivística propostos pela equipe técnica do SIARQ e aprovados pela CCAD/SIARQ e pela administração central da Universidade, tais como Plano de Classificação e Tabelas de Temporalidade de Documentos, bem como por instruções normativas do próprio SIARQ, relativas a tratamento de documentos arquivísticos no âmbito da Universidade.

Saiba mais sobre nossas atividades por meio do vídeo “Por Dentro do SIARQ”, produzido por alunos da Unicamp em 2015: