Welcome to SIARQ - UNICAMP   Click to listen highlighted text! Welcome to SIARQ - UNICAMP Powered By GSpeech

AC/SIARQ participa do XV Congresso Internacional de Arquivologia do Mercosul

Mais de sessenta profissionais de arquivo participaram da décima quinta edição do Congresso Internacional de Arquivologia do Mercosul (XV CAM), realizado em La Paz, na Bolívia, entre os dias 17 e 19 de setembro. Gestão documental, digitalização e inteligência artificial foram os temas centrais do encontro, que contou com 97 apresentações de trabalhos, quatro conferências magistrais, além de oficinas especializadas. Arquivistas, historiadores, músicos, profissionais da área, professores, pesquisadores e estudantes representaram 13 países. O CAM foi organizado pela Fundação Cultural do Banco Central da Bolívia e pelo Comitê Nacional do Arquivo e Biblioteca Nacional da Bolívia.

A Unicamp foi representada pelo AC/SIARQ, com apresentação de Janaína Andiara dos Santos, coordenadora do órgão. Por meio de relato de experiência, a proposta do trabalho foi enfatizar o impacto da inovação digital nos processos de descrição e registro de metadados dentro de uma visão de preservação sistêmica dos documentos arquivísticos da Unicamp, que considera a gestão em todas as suas fases do ciclo documental, desde a produção. O artigo também é assinado pelos profissionais do AC/SIARQ, Andressa Piconi, Murilo de Souza e Rafaela Basso. 

Por meio de duas plataformas complementares, o SIGAD, utilizado por todas as unidades para registro, produção e recebimento de documentos, e o ReDiSAP, repositório corporativo para documentos permanentes, desenvolvido por arquivos e centros de documentação da universidade, o AC/SIARQ busca a integração das plataformas para estabelecer gestão contínua e consistente dos documentos em todo seu ciclo de vida, desde a produção até a preservação permanente. De acordo com Janaína, todos os profissionais envolvidos participam diretamente ações e reflexões sobre o processo de transformação digital. “Grupos de trabalho, análises documentais e comparativas têm contribuído para avanços significativos na padronização de metadados e na preservação digital de longo prazo”, avalia. 

A próxima edição do CAM, que será em 2027, já tem sede definida: Buenos Aires (Argentina).

boliviaa2



 

Profissionais de arquivos participam do curso “Gestão e uso do Archivematica e do AtoM”

Entre os dias 01 e 04 de setembro, profissionais do AC/SIARQ, Arquivo Edgard Leuenroth (AEL), Arquivo de Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE) e Centro de Memória e Arquivo da Faculdade de Ciências Médicas (CMA/FCM) participaram do curso “Gestão e uso do Archivematica e do AtoM”, a fim de ampliar conhecimentos teóricos e práticos sobre as ferramentas utilizadas no Repositório Digital de Documentos Arquivísticos Permanentes e Sistema Informatizado de Acervos Permanentes da Unicamp (ReDiSAP).

As aulas foram ministradas pela arquivista e especialista em preservação digital, Lara Aquino, da empresa Pytá Preservação Digital e Tecnologia. O intuito foi aprimorar conhecimentos em descrição e acesso aos documentos, criação de arranjos arquivísticos no AtoM, assim como realizar, por meio do Archivematica, o envio de arquivos e metadados, completando assim o processo de preservação digital dos documentos. Com diversas atividades práticas, a capacitação também foi um espaço de "tira-dúvidas" de questões cotidianas ligadas ao uso das ferramentas e troca de experiências entre os profissionais de arquivos da Universidade.

544810897 1292189672694082 7039094025438014609 n

Vem aí a IX Semana Nacional de Arquivos

Anualmente, profissionais de arquivos e centros de documentação aguardam a convocação para participarem da programação da Semana Nacional de Arquivos (SNA), realizada pelo Arquivo Nacional (AN), em comemoração ao Dia Internacional dos Arquivos, em 9 de junho. Neste ano, será exatamente nesse dia o início do evento, que vai até dia 13, em formato híbrido, de acordo com cada atração. O tema central da nona edição é  "Mudanças climáticas: preservação e acessibilidade", alinhado à agenda global e em consonância com as perspectivas da COP-30, e permeia palestras, oficinas, exposições, atividades culturais, entre outros. A programação já está disponível no site da SNA.

A abordagem de questões relacionadas ao aquecimento global e seus impactos e medidas de mitigação abrange diversas áreas de conhecimento, complexidades e desafios. As mudanças no clima têm efeitos importantes sobre os ecossistemas e a realidade socioeconômica, a exemplo de longos períodos de seca, inundações e deslizamentos de terra em áreas de maior vulnerabilidade.

Instituições custodiadoras de acervo têm papel protagonista no tema, uma vez que, dentro do escopo de preservação do patrimônio documental,  as linhas de trabalho incluem avaliação e monitoramento das condições dos acervos e espaços de armazenamento, uso de tecnologias, gestão de risco, projetos de memória, ações de gestão de documentos, inclusão e representação nas práticas arquivísticas. 

AC/SIARQ participa da IX SNA com exposição virtual

“A Unicamp e o enfrentamento das mudanças climáticas, um breve histórico” propõe apresentar um breve histórico das ações da Unicamp sobre a temática das mudanças climáticas, desde a década de 1970 até os anos 2000. Por meio de uma curadoria de documentos históricos, o Arquivo busca evidenciar o pioneirismo e a pluralidade das experiências e dos agentes da Universidade em reflexões, trocas e soluções para o impacto das mudanças climáticas nos ecossistemas e nas diferentes realidades socioeconômicas. A partir do dia 9 de junho, a exposição estará disponível em nosso site e nas redes sociais.

Exposição A Unicamp e o enfrentamento das mudanças climáticas um breve histórico

AC/SIARQ participa do XI Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação (TOI2025), em Portugal

“Transformação Digital, Inteligência Artificial e Ciência da Informação: contribuições para o futuro” foi o tema central do XI Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação (TOI), realizado na Universidade do Minho, em Portugal, entre os dias 30 de julho e 1 de agosto. Dois trabalhos acadêmicos do AC/SIARQ foram aprovados e apresentados presencialmente.

Paulo Henrique Dionysio Pinto, coordenador de Gestão da Rede e dos Serviços Arquivísticos, abordou o papel do Sistema de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD-Unicamp) na consolidação da transformação digital na Unicamp. Cerca de cinco anos após a implantação do módulo Processo Digital na Universidade, 93% dos processos administrativos autuados são produzidos em meio digital, de acordo com dados de maio de 2025. O aumento no número e no perfil de usuários do sistema foi exponencial, o que tem demandado constantes ciclos de capacitação e atualizações. Foi também possível integrar o SIGAD a 25 sistemas institucionais. A experiência compartilhada em Portugal, “estreitou laços e propostas com outras instituições que trabalham com duas de nossas frentes de ação: a transformação digital e a preservação digital”, comemora Paulo. O trabalho tem co-autoria de Aline Rodrigues da Silva, Andressa Cristiani Piconi, Cassia de Paula Moreira Coghi e Janaína Andiara dos Santos, também profissionais do AC/SIARQ.

Murilo Souza dos Santos, profissional em organização de arquivos, falou sobre o projeto Perpetua, a partir do uso de bibliotecas Python em fluxos de trabalho para preservação de acervos arquivísticos legados. Trata-se do reaproveitamento, por meio de biblioteca open source, de digitalizações existentes, mesmo sem padronização ou organização prévia, o que evita a re-digitalização e seus custos. O modelo também contribui para a padronização de práticas em um fluxo de trabalho de gestão arquivística e preservação digital. Segundo Murilo, no evento foi possível acompanhar outros avanços que vão desde a aplicação de IA generativa até melhorias na gestão de arquivos e de informação científica. “Acredito que o trabalho desenvolvido no AC/SIARQ está alinhado com boas práticas reconhecidas internacionalmente”, avalia. Andressa Cristiani Piconi também assinou o artigo, o qual reafirma a importância da adoção de políticas de preservação e de padrões desde a fase de produção do documento.

O congresso TOI é uma iniciativa do Observatório do Mercado de Trabalho do Profissional da Informação na Era Digital (USP), em colaboração com o Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM), da Universidade do Porto, e com o Laboratório de Tecnologias Intelectuais (UFPB). Nesta edição, o evento foi realizado em parceria com o Departamento de Sistema de Informação da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (Guimarães, Portugal).

artepm2

 

Resolução oficializa governança do ReDiSAP

Em 27 de março, a Reitoria da Unicamp publicou no Diário Oficial do Estado de São Paulo a Resolução GR-011/2025, que estabelece o desenvolvimento de políticas de acesso e de governança do Repositório Digital de Documentos Arquivísticos Permanentes e o Sistema Informatizado de Acervos Permanentes da Unicamp (ReDiSAP/Unicamp). A plataforma integra e promove o acesso aos acervos documentais permanentes sob responsabilidade dos arquivos e centros de documentação da instituição, a fim de garantir integridade, autenticidade, preservação e difusão desses conjuntos documentais. 

A Resolução também descreve as competências do Comitê Gestor do ReDiSAP, composto por membros da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU), Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (DETIC), Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU), AC/SIARQ e demais centros de documentação que integrama o repositório. As designações foram publicadas pela Portaria GR-019/2025.

Notícias dos anos anteriores:

2024

No dia 10 de dezembro, na Livraria da Vila (Fradique Coutinho), acontece o lançamento da obra “Cesar Lattes – uma vida: Visões do infinito”, pela Editora Record. Os autores ...

2023

No dia 12 de dezembro, o Fórum de Inovação e Sustentabilidade Campinas (FISC) lançou, na PUC-Campinas, o projeto “Interdependência”, com apoio financeiro da Lei Rouanet e da empresa Bosch. O objetivo é ...

2022

O AC/SARQ conquistou, por meio de seus funcionários, a menção honrosa ao projeto “SIGAD – Processo Digital” na solenidade de premiação aos melhores projetos submetidos ao Prêmio Paepe...

2021

O Dia Internacional de Preservação Digital, celebrado em 4 de novembro, marcou a realização do Fórum Permanente "Repositório Arquivístico Digital Confiável...

2020

Atendendo às diretrizes da Administração Central da Universidade no contexto de ações preventivas ao COVID-19, o atendimento presencial do presencial do Arquivo Central do Sistema...

CONTATOS DO SIARQ

Arquivo Central do Sistema de Arquivos - SIARQ
 Horário de Atendimento:
    De 2ª a 6ª feira - das 8h30 às 17h30

SIGAD-UNICAMP (Processo em papel, Processo Digital, Atos-Administrativos)
  protcent@unicamp.br
  Chat: protcent@unicamp.br  
 +55 19 3521-6449
   

Consultas e/ou informações do acervo histórico:
  acervoac@unicamp.br
 +55 19 3521-6457

Administrativo:
  siarq@unicamp.br
  +55 19 3521-6440 / +55 19 3521-6456

  Praça Henfil, 50, Cidade Universitária "Zeferino Vaz", Barão Geraldo, Campinas - SP - Brasil, 13083-895

Click to listen highlighted text! Powered By GSpeech