Welcome to SIARQ - UNICAMP   Click to listen highlighted text! Welcome to SIARQ - UNICAMP Powered By GSpeech

I Semana da Consciência Negra da Unicamp foi em 1987

Bem antes da instituição do Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, a Unicamp já assumia um papel protagonista na difusão e nos debates sobre o tema, especialmente em novembro, mês da morte de Zumbi dos Palmares.

Um evento que ficou na memória de muitos participantes foi a I Semana da Consciência Negra da Unicamp, promovida em 1987, em toda a cidade pelo recém-instituído GEAB (Grupo de Estudos Afro-Brasileiros), vinculado ao Centro de Memória Unicamp (CMU). Na pauta, já adiantavam os encaminhamentos para o Centenário da Abolição da Escravatura, a ser realizado no ano seguinte.

Grandes nomes estiveram em Campinas entre 11 e 13 de novembro. Uma delegação vinda de Angola trouxe Maria Eugénia Neto, viúva de Agostinho Neto, fundador do Movimento Popular pela Libertação de Angola e primeiro presidente do país. Atrizes, professores e a comunidade compuseram debates no Ciclo Básico, além de diversas apresentações culturais. Martinho da Vila fez show na Unicamp. A cidade contou com a presença do presidente da escola de samba Estação Primeira de Mangueira, além de Ivone Lara e Dona Zica.

consne252

Série "10 anos de SIGAD-Unicamp" - Primeiros desafios, avanços e conquistas

É impossível falar dos dez anos do SIGAD-Unicamp sem pensarmos na constante atualização de funcionalidades, implementação de módulos e dinamismo das equipes de negócios e desenvolvimento em relação às demandas dos usuários. Já nos primeiros anos de funcionamento, comprovou-se a eficácia da ferramenta na produção e captura de documentos digitais durante a execução do fluxo da ação, até o seu encerramento, sem uso de papel.

Profissionais do AC/Siarq se uniram com usuários de unidades e órgãos para definir requisitos funcionais e técnicos da gestão documental, fundamentados em reconhecidas normas internacionais e nacionais para assegurar confiabilidade, autenticidade, acesso e preservação dos documentos. Nos primeiros anos de SIGAD, foram incluídos relatórios em vários formatos, Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade de Documentos, além de módulos de Avaliação de Documentos, Produção e Registro de Atos Administrativos (SIGAD-ATOS) digitais (documentos avulsos), captura de documentos digitais, com possibilidade de acesso corporativo e interoperável com sistemas informatizados de negócio. 

Desde a implantação do SIGAD, a comunidade da Unicamp foi capacitada para uso de sistema e de gestão documental. A percepção geral com o uso dos módulos é de que houve melhoria considerável na execução das atividades de gestão de processos e expedientes. A produção de documentos, antes feita em aplicativos de computadores, foi agilizada, assim como o registro e o controle da numeração em lote e armazenamento em espaço corporativo.

No fim de 2017, um importante reconhecimento: o projeto "Rumo à Universidade Digital: Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos-SIGAD/Unicamp" foi o vencedor local do Prêmio ao Profissionais da Carreira Paepe, além de levar o prêmio de segundo melhor projeto da Universidade. No ano seguinte, mais um avanço: a implantação do módulo Assinatura Eletrônica.

18

Série "10 anos de SIGAD-Unicamp" - A implantação

Apartir de 2010 profissionais do Arquivo Central/Siarq-Unicamp se debruçaram mais especificamente no desenvolvimento de um sistema que abarcasse todos os dados do Sistema de Protocolo, em uso pela Universidade desde 1993, mas com funcionalidades mais modernas e responsivas.
 
Desde sua concepção, o SIGAD incluiu a gestão arquivística digital de processos, dossiês e documentos avulsos da Rede de Protocolos e Arquivo central e setoriais, com vistas a otimizar a produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos administrativos e acadêmicos, independente do seu suporte. A implantação e o desenvolvimento foram feitas por módulos, com equipes integradas por agentes de negócio e de tecnologia da informação. O ano de 2015 marcou a realização de dezenas de reuniões técnicas e treinamentos voltados aos profissionais de diversos órgãos e unidades da Unicamp. No mês de setembro, o AC/SIARQ realizou a migração de cerca de 18 milhões de registros para o banco de dados SIGAD-Unicamp, que entrava no ar oficialmente por meio de Resolução do Gabinete do Reitor (GR).
 
O trabalho contou com o envolvimento de 82 unidades e órgãos e apoio do então Centro de Computação (CCUEC). A nova ferramenta foi baseada em requisitos funcionais de protocolo, arquivo e tramitação, reconhecidos por entidades nacionais e internacionais de gestão e preservação da autenticidade de documentos.
 
Os primeiros módulos implantados já permitiram ampliar a abrangência dos registros documentais, das funcionalidades de gestão, do acesso e dos usuários, além da gestão da produção, da captura e do armazenamento de documentos digitais. A capacitação dos funcionários da Unicamp, indispensável para o uso do SIGAD, foi realizada 100% pela equipe AC/SIARQ. Entre 2015 e 2017, mais de mil agentes passaram por treinamentos, totalizando 31 oficinas.
 
slide3sif

Climatologia está no centro dos debates na Unicamp desde os anos 1970

No dia 10 de novembro tem início, em Belém-PA, a COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), com expressiva participação da Unicamp, inclusive na articulação de um inédito pavilhão específico sobre a atuação das universidades. A Unicamp envia delegações oficiais para as conferências e amplia gradualmente sua participação, com divulgação de informações científicas e apoio a políticas de implementação.

O papel protagonista da Unicamp em estudos, avaliações e ações na área ambiental remonta aos seus primórdios. Em 1977, Campinas sediou o I Seminário Internacional de Climatologia, a fim de debater questões ligadas à previsão de secas, geadas e seus impactos na agricultura. A promoção foi do CNPq, Unicamp, Inpe, Instituto Agronômico, Fundação João Pinheiro, Departamento Nacional de Meteorologia e Universidade Federal da Paraíba. Pesquisadores se debruçaram em melhorar a previsibilidade de eventos climáticos extremos.

Esse conteúdo e outros sobre o papel da Unicamp nas reflexões sobre as transformações do clima e seus efeitos nos ecossistemas compõem a exposição virtual “A Unicamp e o enfrentamento das mudanças climáticas”, elaborada pelo AC/SIARQ para a IX Semana Nacional de Arquivos. 

Leia mais: https://unicamp.br/noticias/2025/11/07/na-cop-unicamp-mira-construcao-de-redes-universitarias-para-questoes-climaticas/

mc seminárioclimato

Série "10 anos de SIGAD-Unicamp" - "Sigadinho" foi o começo

Com muitos desafios e avanços, o SIGAD-Unicamp, sistema de gestão de documentos arquivísticos físicos e digitais produzidos e/ou recebidos pela Universidade, completou uma década de implantação em setembro deste ano. Na primeira matéria desta série comemorativa, voltamos a 2007. Apesar de, desde 1993, a Unicamp ter um Sistema de Protocolo, havia demanda por uma solução que fosse além e tratasse, de fato, documentos avulsos. Isso significaria controlar e integrar as diversas fases documentais: registro/protocolo, classificação, tramitação, avaliação e destinação dos documentos avulsos.

Com apoio de um grupo técnico com representantes de diversos órgãos da Unicamp, nossa equipe se debruçou em diversos testes e na implantação do Projeto Piloto do Sistema de Gestão Arquivística de Documentos, com a captura e tramitação. Primeiramente, o aplicativo SIGAD/T, com tecnologia open source, foi utilizado no SIARQ e em uma unidade de ensino e pesquisa, a Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri). No ano seguinte, foi a vez de testes e implantação na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e na Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH). Sistemas locais de unidades, como a Procuradoria Geral (PG), Extecamp, Gabinete do Reitor (GR) e Prefeitura do Campus deram apoio, além de modelos e conceitos do e-Arq Brasil, ISAD(G), projeto InterPARES e Manual de Gestão por Processos (GEPRO) da Unicamp. Com a participação de usuários finais, os desenvolvedores do SIARQ tiveram mais elementos para implementar melhorias que levariam, tempos depois, à substituição do sistema vigente pelo SIGAD-Unicamp, amplamente utilizado pela comunidade universitária.

O SIGAD/T foi vinculado ao projeto institucional de gestão e de preservação de documentos arquivísticos digitais da Unicamp, instalado em 2007. Vale lembrar um importante reconhecimento: em 2011, o projeto venceu a 1ª edição do Prêmio Paepe entre os concorrentes da Administração Central! Carinhosamente, o projeto foi chamado de “Sigadinho”. Enquanto estava em funcionamento, profissionais já avançavam no desenvolvimento do atual SIGAD, sistema de gestão de documentos avulsos e processos, tanto em papel como em meio digital.

sigatdt1

Notícias dos anos anteriores:

2024

No dia 10 de dezembro, na Livraria da Vila (Fradique Coutinho), acontece o lançamento da obra “Cesar Lattes – uma vida: Visões do infinito”, pela Editora Record. Os autores ...

2023

No dia 12 de dezembro, o Fórum de Inovação e Sustentabilidade Campinas (FISC) lançou, na PUC-Campinas, o projeto “Interdependência”, com apoio financeiro da Lei Rouanet e da empresa Bosch. O objetivo é ...

2022

O AC/SARQ conquistou, por meio de seus funcionários, a menção honrosa ao projeto “SIGAD – Processo Digital” na solenidade de premiação aos melhores projetos submetidos ao Prêmio Paepe...

2021

O Dia Internacional de Preservação Digital, celebrado em 4 de novembro, marcou a realização do Fórum Permanente "Repositório Arquivístico Digital Confiável...

2020

Atendendo às diretrizes da Administração Central da Universidade no contexto de ações preventivas ao COVID-19, o atendimento presencial do presencial do Arquivo Central do Sistema...

CONTATOS DO SIARQ

Arquivo Central do Sistema de Arquivos - SIARQ
 Horário de Atendimento:
    De 2ª a 6ª feira - das 8h30 às 17h30

SIGAD-UNICAMP (Processo em papel, Processo Digital, Atos-Administrativos)
  protcent@unicamp.br
  Chat: protcent@unicamp.br  
 +55 19 3521-6449
   

Consultas e/ou informações do acervo histórico:
  acervoac@unicamp.br
 +55 19 3521-6457

Administrativo:
  siarq@unicamp.br
  +55 19 3521-6440 / +55 19 3521-6456

  Praça Henfil, 50, Cidade Universitária "Zeferino Vaz", Barão Geraldo, Campinas - SP - Brasil, 13083-895

Click to listen highlighted text! Powered By GSpeech