Welcome to SIARQ - UNICAMP   Click to listen highlighted text! Welcome to SIARQ - UNICAMP Powered By GSpeech

Resolução oficializa governança do ReDiSAP

Em 27 de março, a Reitoria da Unicamp publicou no Diário Oficial do Estado de São Paulo a Resolução GR-011/2025, que estabelece o desenvolvimento de políticas de acesso e de governança do Repositório Digital de Documentos Arquivísticos Permanentes e o Sistema Informatizado de Acervos Permanentes da Unicamp (ReDiSAP/Unicamp). A plataforma integra e promove o acesso aos acervos documentais permanentes sob responsabilidade dos arquivos e centros de documentação da instituição, a fim de garantir integridade, autenticidade, preservação e difusão desses conjuntos documentais. 

A Resolução também descreve as competências do Comitê Gestor do ReDiSAP, composto por membros da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU), Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (DETIC), Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU), AC/SIARQ e demais centros de documentação que integrama o repositório. As designações foram publicadas pela Portaria GR-019/2025.

Página do ReDiSAP tem novo layout

O site do Repositório de Documentos Arquivísticos Digitais Permanentes e Sistema Informatizado de Acervos Permanentes da Unicamp (ReDiSAP) está de cara nova. Além de atualização de layout, quem acessar a página pode conferir novas funcionalidades, ferramentas de acessibilidade e destaques dos arquivos e centros de documentação que integram o repositório.

Estudos e a execução do trabalho ficaram por conta de um dos subgrupos da equipe de Negócios do ReDiSAP, que consideraram as propostas de melhoria da navegabilidade, design intuitivo e moderno e maior alcance de pesquisadores. O site também disponibilizará, em breve, a descrição das ferramentas e tutorial de pesquisa em texto e vídeo, a fim de orientar os usuários. O layout foi atualizado com base em uma paleta de cores alinhada aos logotipos de todos os integrantes da rede. Também houve ajustes para acesso em dispositivos móveis, inserção de ícones de entidades digitais e produção de conteúdo sobre o histórico do ReDiSAP.

O repositório unificado permite o armazenamento, gestão e acesso a documentos e a processos digitais autênticos, conforme padrões nacionais e internacionais, para uso de todos as unidades e órgãos e pesquisadores em geral. O projeto de desenvolvimento e implantação da plataforma foi liderado pelo Arquivo Central do Sistema de Arquivos (AC/SIARQ) e desenvolvido em conjunto com o Arquivo Edgard Leuenroth do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (AEL/IFCH), Arquivos Históricos do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE/COCEN), do Centro de Documentação Alexandre Eulálio (CEDAE/IEL), do Centro de Memória Unicamp (CMU/COCEN) e Centro de Memória e Arquivo da Faculdade de Ciências Médicas (CMA/FCM). Desde o lançamento, as equipes vêm trabalhando na definição de padrões e elaboração de normativas relacionadas à governança e ao uso, preparação de pacotes de informação para inserção no sistema, além de estudos de integração com outros repositórios da Universidade.

artedivulgaredisap

AC/SIARQ lança novo logotipo

O AC/SIARQ está com um novo logotipo, que passa a ser utilizado a partir de hoje em documentos e canais de comunicação. Os traços buscam uma representação visual moderna, de fácil reconhecimento e alinhada com a essência do trabalho do órgão: a promoção da inovação digital e da transparência dos documentos de interesse público.

O projeto e a criação são de autoria do estudante de Artes Visuais da Unicamp e bolsista BAS, Luís Guilherme Teodoro Neves. O desafio foi transmitir o conceito de solidez na preservação da memória institucional, aliada à modernização da gestão arquivística. “Avançamos agora para a fase de aplicação do logotipo em placas de identificação e outros dispositivos”, explica Luís.

Em termos de design, paleta de cores e aplicações, o novo logo, criado também na versão icônico, faz referência ao símbolo da Unicamp e se aproxima de atuais símbolos de outros órgãos da administração central. “Ao interligar áreas de saber e pesquisa, o novo logotipo reflete a ideia de organicidade, que também é um princípio muito relevante no fazer arquivístico”, avalia Janaína Andiara dos Santos, coordenadora do AC/SIARQ.

Em breve, o manual de utilização da identidade visual estará disponível no site. 

Lançamento coincide com os 30 anos do Arquivo Central

O AC/SIARQ foi criado em 1995, por meio da Deliberação CONSU-A-008/1995, em substituição à então Coordenadoria do Sistema de Arquivo. O propósito foi instituir um órgão estratégico central para a gestão arquivística integrada dos documentos, ao considerar o controle da produção, tramitação, arquivamento, avaliação e preservação, numa linha contínua de gerenciamento, denominada ciclo de vida documental. Sob sua coordenação, estão o Sistema de Arquivos da Universidade, que compreende o Conselho Consultivo do SIARQ, a Comissão Central de Avaliação de Documentos (CCAD/SIARQ), a Rede de Arquivos e Protocolos e as Comissões Setoriais de Arquivos (CSArqs).

siarqpostnotlogo

Compartilhamento de experiências marca encontro entre AC/SIARQ e SAUSP

No fim de fevereiro, a equipe do Sistema de Arquivos da Universidade de São Paulo (SAUSP) recebeu profissionais do AC/SIARQ para um encontro sobre gestão documental, infraestrutura de espaços e preservação.

A reunião também contou com visita guiada nas dependências do Arquivo. 

 

fotu1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Visita à exposição “USP 90 anos: uma jornada imersiva pelos nossos museus”

A mostra apresenta objetos dos quatro museus: Museu de Arte Contemporânea (MAC); Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE); Museu Paulista (MP) e Museu de Zoologia (MZ). Gratuita e interativa, a exposição passou por todos os campi da Universidade e ficou aberta ao público da capital durante todo o mês de fevereiro. Com linguagem multimídia e recriação de ambientes com realidade virtual, a montagem foi criada especialmente para a comemoração do aniversário da USP.

fotu2

 

Há 40 anos, publicação estudantil dava boas-vindas aos calouros

“Você, calouro, que veio pela primeira vez na Unicamp em fevereiro para matricular-se, rodeado pelos pais, tios, tias, amigos, primos, vizinhos e parentes de até 7o grau - prontos a entrarem em ação ao menor odor de ovo no ar ou a presença de algum barbudo num raio de 100 metros - deve ter notado que todo esse aparato defensivo foi desnecessário”. Há exatos 40 anos, era assim que começava a publicação especial de Calourada, editada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) e distribuída aos ingressantes da Universidade. Pelas palavras dos veteranos que compunham a redação do boletim, leitores tinham acesso a informações sobre ações culturais promovidas pela entidade estudantil e centros acadêmicos, como shows, lançamentos de filmes, mostras de teatro e aula inaugural. 

As pautas políticas, tanto da Universidade — como a consulta para escolha do próximo reitor —, como do país, a exemplo da expectativa pela Assembleia Nacional Constituinte, também estavam na agenda de debates dos estudantes.

O periódico, que faz parte do Fundo DCE, está disponível na íntegra.

mc calourada paranoticia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quatro décadas depois, a saudação aos novos estudantes se repete por aqui: sejam bem-vindos!

Notícias dos anos anteriores:

CONTATOS DO SIARQ

Arquivo Central do Sistema de Arquivos - SIARQ
 Horário de Atendimento:
    De 2ª a 6ª feira - das 8h30 às 17h30

SIGAD-UNICAMP (Processo em papel, Processo Digital, Atos-Administrativos)
  protcent@unicamp.br
  Chat: protcent@unicamp.br  
 +55 19 3521-6449
   

Consultas e/ou informações do acervo histórico:
  acervoac@unicamp.br
 +55 19 3521-6457

Administrativo:
  siarq@unicamp.br
  +55 19 3521-6440 / +55 19 3521-6456

  Praça Henfil, 50, Cidade Universitária "Zeferino Vaz", Barão Geraldo, Campinas - SP - Brasil, 13083-895

Click to listen highlighted text! Powered By GSpeech
    Follow us!
    Copy Link