Welcome to SIARQ - UNICAMP   Click to listen highlighted text! Welcome to SIARQ - UNICAMP Powered By GSpeech

SÉRIE "Centenário de Cesar Lattes" | A escolha pelo curso de física

Cesar Lattes não tinha o sonho de ser físico, embora se desse muito bem na escola com as disciplinas de exatas. Em 1941, ingressou no curso de Física da USP com 16 anos incompletos e, aos 19, já estava formado. A opção pela carreira rendeu uma história que ele contou à redação da revista Ciência Hoje, em edição de agosto de 1995.
 
Neste trecho do depoimento de Lattes, ele se refere ao pai, Giuseppe, como “velho”; “ginásio” é o atual ensino fundamental e “secundário”, o ensino médio.
 
lattes curso2

Coordenadora do AC/SIARQ participa de live da Tríade Informação

Em 5 de junho, dentro da programação da VIII Semana Nacional de Arquivos (SNA), a coordenadora geral do AC/SIARQ, Janaína Andiara dos Santos, participou de uma live, a convite do canal de difusão Tríade da Informação. A apresentação foi conduzida pela historiadora Karla Maestrini. No âmbito da edição da SNA deste ano, cujo tema é “Arquivos Acessíveis”, Janaína apresentou o AC/SIARQ, órgão responsável pela política, gestão e preservação arquivística de documentos na Unicamp. A palestra foi aberta com reflexões sobre os múltiplos sentidos da acessibilidade, uma vez que o principal propósito das instituições arquivísticas é preservar documentos para dar acesso a eles.

Janaína contextualizou a história da criação do Sistema de Arquivos da Unicamp, que remonta ao período de redemocratização do Brasil. Naquele período, a Universidade se empenhou na fundação de uma divisão de documentação e de bibliotecas. Em 1991, quando o edifício foi inaugurado, toda a documentação tratada foi organizada no local. Houve também contratações e capacitação da equipe. Aproximadamente uma década depois, a Unicamp iniciou o processo de preservação de documentos digitais, realizando primeiras ações de gestão, porém foi em 2013 que se consolidou uma política de preservação.  A coordenadora destacou alguns resultados, como a implementação do Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos da Universidade Estadual de Campinas (SIGAD-UNICAMP), do módulo de Processos Digitais e do Repositório Digital de Documentos Arquivísticos Permanentes e Sistema Informatizado de Acervos Permanentes (ReDiSAP) da Unicamp.

Na palestra, Janaína destacou algumas ações de acessibilidade que vem sendo desenvolvidas pela equipe do AC/SIARQ, como a própria linguagem utilizada na descrição arquivística e em outros canais de difusão, ferramentas de tratamento de acervos, além da própria organização de objetos digitais e seus metadados em um repositório institucional. “Avançamos sim, mas não podemos perder de vista que temos outros desafios para chegar a todos que pesquisam documentos permanentes ou elimináveis. Isso inclui a adesão a ferramentas alinhadas à política inclusiva da própria Universidade e ao nosso planejamento estratégico”, explicou a coordenadora do AC/SIARQ.

Acesse a palestra:

artetriade

Nota de Solidariedade ao Departamento do Arquivo Geral da Universidade de Santa Maria (DAG-UFSM)

O Arquivo Central da Unicamp (AC/SIARQ) lamenta o alagamento ocorrido na terça-feira, 30 de abril, no Departamento do Arquivo Geral da Universidade de Santa Maria (DAG-UFSM), devido às fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grande do Sul. O arquivo salvaguarda documentos históricos e administrativos da instituição, como pastas de Recursos Humanos (RH), acadêmicos, financeiro e processos. 

Manifestamos nosso acolhimento a todos os colegas profissionais que atuam na unidade neste momento extremamente desafiador. 

Destacamos, nesse contexto, a importância dos investimentos em preservação para mitigação de riscos aos acervos das instituições, que compõem o patrimônio documental nacional.

Para saber mais: https://www.jornaldocomercio.com/geral/2024/04/1152564-chuva-suspende-atividades-e-causa-prejuizos-em-arquivo-geral-da-ufsm.html

 

nota de solidariedade

SÉRIE "Centenário de Cesar Lattes" | Prêmio Bernardo Houssay em 1978

Damos sequência à série “Centenário Cesar Lattes” com uma curiosidade a respeito de um dos reconhecimentos ao físico, o “Prêmio Bernardo Houssay”, outorgado pelo Conselho Interamericano para a Ciência, Educação e Cultura da Organização dos Estados Americanos (OEA). A edição de 1978 homenageou o cientista pelo destaque na área de física atômica e nuclear.
 
Por motivos de saúde, Lattes não pôde participar da cerimônia e foi representado, no Chile, pelo então secretário geral do Ministério da Educação e Cultura. Ao receber, dias depois, o prêmio de trinta mil dólares, o físico destinou, no ato, metade do valor para ajudar no custeio de despesas de estudantes que acabavam de chegar ao campus para estudar Engenharia de Alimentos. De acordo com Lattes, essa doação simbolizaria um estímulo para ingressantes sem condições financeiras suficientes para se manterem no curso.
 
bhoussay

Profissional do AC/SIARQ é uma das autoras do livro “Povos originários do Brasil: sentidos da crise humanitária dos Yanomami”

O Dia dos Povos Indígenas na Unicamp marcou o lançamento da obra "Povos originários do Brasil: sentidos da crise humanitária dos Yanomami", por professores e estudantes da disciplina “Linguagem, Jornalismo, Ciência e Tecnologia” do Programa de Pós-Graduação em Divulgação Científica e Cultural do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor/Unicamp). Viabilizado pela Editora Pontes, o livro foi organizado pelos jornalistas e professores Graça Caldas, Fabiano Ormaneze e Margarethe Steinberger-Elias. O evento, realizado na Casa do Lago da Unicamp, contou com roda de conversa entre professores, autores e estudantes indígenas. Além do processo de elaboração do livro, foram abordadas questões sobre cultura e representação dos povos originários, especialmente os Yanomami. “Propusemos aos alunos o desafio de construir coletivamente pautas e pesquisas ligadas à identidade e ao cenário enfrentado por esses indígenas. O resultado foi essa obra, com a visão de jornalistas e cientistas de várias áreas do conhecimento”, explica Graça Caldas.

Tecnologia, uma flecha forte para conquistas e preservação da cultura indígena

Um dos capítulos, intitulado “CONECTANDO COMUNIDADES: Redes sociais e mídias digitais como ferramentas para a mobilização indígena", foi escrito por Andressa Piconi, diretora de Tecnologia da Informação do AC/SIARQ. O capítulo também contou com a participação do jornalista Jhonatan Dias Gonzaga, que abordou o uso das fotografias pelas etnias, como forma de registrar suas histórias, memórias e de instrumento de empoderamento social. 

A reflexão presente no artigo foi pautada pelo uso do digital, inclusive a inteligência artificial (IA), nas ações de comunicação dos povos indígenas, sem deixar de lado a autonomia e o protagonismo do indivíduo na produção de conteúdos e nos processos de mobilização das comunidades. “A voz das etnias ecoa para além das aldeias, o que contribui com a preservação da cultura e saberes ancestrais, além da conexão social. No entanto, é necessário considerar desafios como a proteção da privacidade, o cuidado com reforço de estereótipos e com possível imposição de modelos ocidentais de desenvolvimento tecnológico”, alerta Andressa.

 

yano2

Notícias dos anos anteriores:

2023

No dia 12 de dezembro, o Fórum de Inovação e Sustentabilidade Campinas (FISC) lançou, na PUC-Campinas, o projeto “Interdependência”, com apoio financeiro da Lei Rouanet e da empresa Bosch. O objetivo é ...

2022

O AC/SARQ conquistou, por meio de seus funcionários, a menção honrosa ao projeto “SIGAD – Processo Digital” na solenidade de premiação aos melhores projetos submetidos ao Prêmio Paepe...

2021

O Dia Internacional de Preservação Digital, celebrado em 4 de novembro, marcou a realização do Fórum Permanente "Repositório Arquivístico Digital Confiável...

2020

Atendendo às diretrizes da Administração Central da Universidade no contexto de ações preventivas ao COVID-19, o atendimento presencial do presencial do Arquivo Central do Sistema...

2019

Sistemas Informatizados de Gestão de Documentos (SIGADs): desafios para implementação. Data: 28/11/2019. Horário: 14 às 18h Local: Auditório Verde do Centro de Capacitação do...

CONTATOS DO SIARQ

Arquivo Central do Sistema de Arquivos - SIARQ
 Horário de Atendimento:
    De 2ª a 6ª feira - das 8h30 às 17h30

SIGAD-UNICAMP (Processo em papel, Processo Digital, Atos-Administrativos)
  protcent@unicamp.br
  Chat: protcent@unicamp.br  
 +55 19 3521-6449
   

Consultas e/ou informações do acervo histórico:
  acervoac@unicamp.br
 +55 19 3521-6457

Administrativo:
  siarq@unicamp.br
  +55 19 3521-6440 / +55 19 3521-6456

  Praça Henfil, 50, Cidade Universitária "Zeferino Vaz", Barão Geraldo, Campinas - SP - Brasil, 13083-895

Click to listen highlighted text! Powered By GSpeech