Welcome to SIARQ - UNICAMP   Click to listen highlighted text! Welcome to SIARQ - UNICAMP Powered By GSpeech

Série "10 anos de SIGAD-Unicamp" - Pandemia acelera a implantação do SIGAD-Processo Digital

A implantação do trabalho remoto durante a pandemia de Covid-19 modificou as formas de execução das atividades acadêmicas e administrativas e acelerou a implantação de ferramentas para tramitação digital de muitos dos processos administrativos. Com empenho e atenção à legislação, a equipe do AC/SIARQ desenvolveu e implementou o módulo SIGAD-Processos Digitais, disponibilizado a todas as unidades da Unicamp em 23 de novembro de 2020. O projeto já estava em andamento a partir da criação de um grupo de trabalho com integrantes de alguns órgãos e unidades da Unicamp.

O módulo Processo Digital, constantemente atualizado, permite a abertura de processos digitais, produção, a inclusão e a assinatura eletrônica de documentos, com requisitos de integridade e de autoria, controle de tramitação e acesso e a interoperação com sistemas de informação para acesso e captura automática de documentos, a partir de uma biblioteca de serviços. Durante a pandemia, portanto, a instituição tramitou digitalmente todos os convênios de pesquisa e desenvolvimento, além da emissão de diplomas com assinatura digital. No processo de desenvolvimento, profissionais definiram requisitos tecnológicos e infraestrutura de TI, além da qualificação das pessoas para atuarem nestes novos processos administrativos. Todos os trabalhos para desenvolvimento, testes, treinamento e implantação do módulo, durante a pandemia, foram realizados em trabalho remoto pela equipe do AC/Siarq. A implantação também se deu com o incremento do manual de usuário do SIGAD-Unicamp, com tópicos sobre os módulos de produção, registro e assinatura de documentos digitais (avulsos e processos). Os treinamentos via EAD foram realizados em parceria com a Educorp, com a produção e disposição de tutoriais em vídeo e aulas on-line.

O SIGAD-Processos Digitais teve menção honrosa na solenidade do Prêmio Paepe 2022. O projeto também garantiu o quarto lugar na classificação geral, seguido dos três vencedores, todos eles da área da Saúde.

3sig4

I Semana da Consciência Negra da Unicamp foi em 1987

Bem antes da instituição do Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, a Unicamp já assumia um papel protagonista na difusão e nos debates sobre o tema, especialmente em novembro, mês da morte de Zumbi dos Palmares.

Um evento que ficou na memória de muitos participantes foi a I Semana da Consciência Negra da Unicamp, promovida em 1987, em toda a cidade pelo recém-instituído GEAB (Grupo de Estudos Afro-Brasileiros), vinculado ao Centro de Memória Unicamp (CMU). Na pauta, já adiantavam os encaminhamentos para o Centenário da Abolição da Escravatura, a ser realizado no ano seguinte.

Grandes nomes estiveram em Campinas entre 11 e 13 de novembro. Uma delegação vinda de Angola trouxe Maria Eugénia Neto, viúva de Agostinho Neto, fundador do Movimento Popular pela Libertação de Angola e primeiro presidente do país. Atrizes, professores e a comunidade compuseram debates no Ciclo Básico, além de diversas apresentações culturais. Martinho da Vila fez show na Unicamp. A cidade contou com a presença do presidente da escola de samba Estação Primeira de Mangueira, além de Ivone Lara e Dona Zica.

consne252

Climatologia está no centro dos debates na Unicamp desde os anos 1970

No dia 10 de novembro tem início, em Belém-PA, a COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), com expressiva participação da Unicamp, inclusive na articulação de um inédito pavilhão específico sobre a atuação das universidades. A Unicamp envia delegações oficiais para as conferências e amplia gradualmente sua participação, com divulgação de informações científicas e apoio a políticas de implementação.

O papel protagonista da Unicamp em estudos, avaliações e ações na área ambiental remonta aos seus primórdios. Em 1977, Campinas sediou o I Seminário Internacional de Climatologia, a fim de debater questões ligadas à previsão de secas, geadas e seus impactos na agricultura. A promoção foi do CNPq, Unicamp, Inpe, Instituto Agronômico, Fundação João Pinheiro, Departamento Nacional de Meteorologia e Universidade Federal da Paraíba. Pesquisadores se debruçaram em melhorar a previsibilidade de eventos climáticos extremos.

Esse conteúdo e outros sobre o papel da Unicamp nas reflexões sobre as transformações do clima e seus efeitos nos ecossistemas compõem a exposição virtual “A Unicamp e o enfrentamento das mudanças climáticas”, elaborada pelo AC/SIARQ para a IX Semana Nacional de Arquivos. 

Leia mais: https://unicamp.br/noticias/2025/11/07/na-cop-unicamp-mira-construcao-de-redes-universitarias-para-questoes-climaticas/

mc seminárioclimato

Série "10 anos de SIGAD-Unicamp" - Primeiros desafios, avanços e conquistas

É impossível falar dos dez anos do SIGAD-Unicamp sem pensarmos na constante atualização de funcionalidades, implementação de módulos e dinamismo das equipes de negócios e desenvolvimento em relação às demandas dos usuários. Já nos primeiros anos de funcionamento, comprovou-se a eficácia da ferramenta na produção e captura de documentos digitais durante a execução do fluxo da ação, até o seu encerramento, sem uso de papel.

Profissionais do AC/Siarq se uniram com usuários de unidades e órgãos para definir requisitos funcionais e técnicos da gestão documental, fundamentados em reconhecidas normas internacionais e nacionais para assegurar confiabilidade, autenticidade, acesso e preservação dos documentos. Nos primeiros anos de SIGAD, foram incluídos relatórios em vários formatos, Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade de Documentos, além de módulos de Avaliação de Documentos, Produção e Registro de Atos Administrativos (SIGAD-ATOS) digitais (documentos avulsos), captura de documentos digitais, com possibilidade de acesso corporativo e interoperável com sistemas informatizados de negócio. 

Desde a implantação do SIGAD, a comunidade da Unicamp foi capacitada para uso de sistema e de gestão documental. A percepção geral com o uso dos módulos é de que houve melhoria considerável na execução das atividades de gestão de processos e expedientes. A produção de documentos, antes feita em aplicativos de computadores, foi agilizada, assim como o registro e o controle da numeração em lote e armazenamento em espaço corporativo.

No fim de 2017, um importante reconhecimento: o projeto "Rumo à Universidade Digital: Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos-SIGAD/Unicamp" foi o vencedor local do Prêmio ao Profissionais da Carreira Paepe, além de levar o prêmio de segundo melhor projeto da Universidade. No ano seguinte, mais um avanço: a implantação do módulo Assinatura Eletrônica.

18

Série "10 anos de SIGAD-Unicamp" - A implantação

Apartir de 2010 profissionais do Arquivo Central/Siarq-Unicamp se debruçaram mais especificamente no desenvolvimento de um sistema que abarcasse todos os dados do Sistema de Protocolo, em uso pela Universidade desde 1993, mas com funcionalidades mais modernas e responsivas.
 
Desde sua concepção, o SIGAD incluiu a gestão arquivística digital de processos, dossiês e documentos avulsos da Rede de Protocolos e Arquivo central e setoriais, com vistas a otimizar a produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos administrativos e acadêmicos, independente do seu suporte. A implantação e o desenvolvimento foram feitas por módulos, com equipes integradas por agentes de negócio e de tecnologia da informação. O ano de 2015 marcou a realização de dezenas de reuniões técnicas e treinamentos voltados aos profissionais de diversos órgãos e unidades da Unicamp. No mês de setembro, o AC/SIARQ realizou a migração de cerca de 18 milhões de registros para o banco de dados SIGAD-Unicamp, que entrava no ar oficialmente por meio de Resolução do Gabinete do Reitor (GR).
 
O trabalho contou com o envolvimento de 82 unidades e órgãos e apoio do então Centro de Computação (CCUEC). A nova ferramenta foi baseada em requisitos funcionais de protocolo, arquivo e tramitação, reconhecidos por entidades nacionais e internacionais de gestão e preservação da autenticidade de documentos.
 
Os primeiros módulos implantados já permitiram ampliar a abrangência dos registros documentais, das funcionalidades de gestão, do acesso e dos usuários, além da gestão da produção, da captura e do armazenamento de documentos digitais. A capacitação dos funcionários da Unicamp, indispensável para o uso do SIGAD, foi realizada 100% pela equipe AC/SIARQ. Entre 2015 e 2017, mais de mil agentes passaram por treinamentos, totalizando 31 oficinas.
 
slide3sif

Notícias dos anos anteriores:

2024

No dia 10 de dezembro, na Livraria da Vila (Fradique Coutinho), acontece o lançamento da obra “Cesar Lattes – uma vida: Visões do infinito”, pela Editora Record. Os autores ...

2023

No dia 12 de dezembro, o Fórum de Inovação e Sustentabilidade Campinas (FISC) lançou, na PUC-Campinas, o projeto “Interdependência”, com apoio financeiro da Lei Rouanet e da empresa Bosch. O objetivo é ...

2022

O AC/SARQ conquistou, por meio de seus funcionários, a menção honrosa ao projeto “SIGAD – Processo Digital” na solenidade de premiação aos melhores projetos submetidos ao Prêmio Paepe...

2021

O Dia Internacional de Preservação Digital, celebrado em 4 de novembro, marcou a realização do Fórum Permanente "Repositório Arquivístico Digital Confiável...

2020

Atendendo às diretrizes da Administração Central da Universidade no contexto de ações preventivas ao COVID-19, o atendimento presencial do presencial do Arquivo Central do Sistema...

CONTATOS DO SIARQ

Arquivo Central do Sistema de Arquivos - SIARQ
 Horário de Atendimento:
    De 2ª a 6ª feira - das 8h30 às 17h30

SIGAD-UNICAMP (Processo em papel, Processo Digital, Atos-Administrativos)
  protcent@unicamp.br
  Chat: protcent@unicamp.br  
 +55 19 3521-6449
   

Consultas e/ou informações do acervo histórico:
  acervoac@unicamp.br
 +55 19 3521-6457

Administrativo:
  siarq@unicamp.br
  +55 19 3521-6440 / +55 19 3521-6456

  Praça Henfil, 50, Cidade Universitária "Zeferino Vaz", Barão Geraldo, Campinas - SP - Brasil, 13083-895

Click to listen highlighted text! Powered By GSpeech