A implantação do trabalho remoto durante a pandemia de Covid-19 modificou as formas de execução das atividades acadêmicas e administrativas e acelerou a implantação de ferramentas para tramitação digital de muitos dos processos administrativos. Com empenho e atenção à legislação, a equipe do AC/SIARQ desenvolveu e implementou o módulo SIGAD-Processos Digitais, disponibilizado a todas as unidades da Unicamp em 23 de novembro de 2020. O projeto já estava em andamento a partir da criação de um grupo de trabalho com integrantes de alguns órgãos e unidades da Unicamp.
O módulo Processo Digital, constantemente atualizado, permite a abertura de processos digitais, produção, a inclusão e a assinatura eletrônica de documentos, com requisitos de integridade e de autoria, controle de tramitação e acesso e a interoperação com sistemas de informação para acesso e captura automática de documentos, a partir de uma biblioteca de serviços. Durante a pandemia, portanto, a instituição tramitou digitalmente todos os convênios de pesquisa e desenvolvimento, além da emissão de diplomas com assinatura digital. No processo de desenvolvimento, profissionais definiram requisitos tecnológicos e infraestrutura de TI, além da qualificação das pessoas para atuarem nestes novos processos administrativos. Todos os trabalhos para desenvolvimento, testes, treinamento e implantação do módulo, durante a pandemia, foram realizados em trabalho remoto pela equipe do AC/Siarq. A implantação também se deu com o incremento do manual de usuário do SIGAD-Unicamp, com tópicos sobre os módulos de produção, registro e assinatura de documentos digitais (avulsos e processos). Os treinamentos via EAD foram realizados em parceria com a Educorp, com a produção e disposição de tutoriais em vídeo e aulas on-line.
O SIGAD-Processos Digitais teve menção honrosa na solenidade do Prêmio Paepe 2022. O projeto também garantiu o quarto lugar na classificação geral, seguido dos três vencedores, todos eles da área da Saúde.








