O AC/SIARQ está com um novo logotipo, que passa a ser utilizado a partir de hoje em documentos e canais de comunicação. Os traços buscam uma representação visual moderna, de fácil reconhecimento e alinhada com a essência do trabalho do órgão: a promoção da inovação digital e da transparência dos documentos de interesse público.
O projeto e a criação são de autoria do estudante de Artes Visuais da Unicamp e bolsista BAS, Luís Guilherme Teodoro Neves. O desafio foi transmitir o conceito de solidez na preservação da memória institucional, aliada à modernização da gestão arquivística. “Avançamos agora para a fase de aplicação do logotipo em placas de identificação e outros dispositivos”, explica Luís.
Em termos de design, paleta de cores e aplicações, o novo logo, criado também na versão icônico, faz referência ao símbolo da Unicamp e se aproxima de atuais símbolos de outros órgãos da administração central. “Ao interligar áreas de saber e pesquisa, o novo logotipo reflete a ideia de organicidade, que também é um princípio muito relevante no fazer arquivístico”, avalia Janaína Andiara dos Santos, coordenadora do AC/SIARQ.
Em breve, o manual de utilização da identidade visual estará disponível no site.
Lançamento coincide com os 30 anos do Arquivo Central
O AC/SIARQ foi criado em 1995, por meio da Deliberação CONSU-A-008/1995, em substituição à então Coordenadoria do Sistema de Arquivo. O propósito foi instituir um órgão estratégico central para a gestão arquivística integrada dos documentos, ao considerar o controle da produção, tramitação, arquivamento, avaliação e preservação, numa linha contínua de gerenciamento, denominada ciclo de vida documental. Sob sua coordenação, estão o Sistema de Arquivos da Universidade, que compreende o Conselho Consultivo do SIARQ, a Comissão Central de Avaliação de Documentos (CCAD/SIARQ), a Rede de Arquivos e Protocolos e as Comissões Setoriais de Arquivos (CSArqs).
