Instituto de Biologia - IB

Embora oficialmente criado em 1969, o Instituto de Biologia teve seis de seus atuais onze Departamentos implantados na Faculdade de Medicina entre 1963 e 1964 para atender às necessidades daquele curso. Em 1968 inaugura-se o primeiro edifício do campus, que aloja as disciplinas de biologia até 1974, quando finalmente o prédio atual fica pronto.

O IB atua no campo da biologia molecular, cujos fundamentos práticos e teóricos estão na bioquímica, na biologia celular, na microbiologia, na imunologia e na genética. Merece igual destaque a área de ciências do ambiente, voltada para o ensino e a pesquisa em ecologia evolutiva e dos processos de preservação e manejo de ecossistemas.

O aluno de Graduação pode optar pela modalidade biológica ou pela modalidade médica. O Instituto oferece ainda os cursos de Pós-Graduação em nível de Mestrado e Doutorado e ministra disciplinas básicas para alunos do curso de Enfermagem e Ciências Médicas.

Fachada do Instituto de Biologia. Campinas, S.P. Janeiro de 1976.

w1

Visão geral do Laboratório de Elétro-Fisiologia do Departamento de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Biologia. Campinas, SP. Janeiro de 1976.

w2

Aspecto do Laboratório de Bioquímica do Instituto de Biologia. Campinas, SP. Janeiro de 1976.

w3

Museu de História Natural, pioneiro no Brasil, reúne coleções vivas e uma minuciosa coleção de animais empalhados. Campinas, SP. 1997. Foto: Antoninho Perri.

w3

O Herbário, cujas plantas servem ao intercâmbio com outros herbários do Brasil e do exterior, é um dos mais representativos do país. Campinas, SP. 1993. Foto: Antoninho Perri.

w5

Aula prática de taxidermia. Campinas, SP. 1995. Foto: Antoninho Perri.

w6

Pesquisadora avalia o comportamento de uma estrela-do-mar em pesquisa sobre impacto ambiental em animais marinhos. Campinas, SP. Década 90. Foto: Antoninho Perri.

w7

Alunos em trabalho de campo em reserva próxima ao campus universitário. Campinas, SP. 1994. Foto: Antoninho Perri.

w8

Alunos em atividade de pesquisa. Campinas SP. 1995. Foto: Antoninho Perri.

w9