Apoio e Prestação de Serviços

Arquivo Central do Sistema de Arquivos - AC/SIARQ

O Arquivo Central do Sistema de Arquivos é um órgão complementar da Reitoria e foi instalado em 1984. Tem como objetivo principal estabelecer e coordenar a política de arquivos na Universidade, bem como preservar a sua memória acadêmica, administrativa e científica. Custodia e disponibiliza para a pesquisa um acervo documental representativo de todas as Unidades da Universidade (1960/97) e presta serviços de gestão documental aos arquivos da rede a fim de consolidar o Sistema de Arquivos. Desenvolve o Programa Memórias da Unicamp que visa coletar, processar e divulgar a história da Universidade.

Biblioteca Central - BC

A Biblioteca Central da Unicamp oferece informações técnico-científicas como suporte aos programas de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pela Universidade e possibilita o acesso à informação armazenada e gerada na Unicamp, à comunidade científica do país e do exterior, promovendo intercâmbio de informações, experiências e documentos.

Editora

A Editora da Unicamp implantada em 1982, tem como finalidade publicar obras produzidas como resultado do desenvolvimento do ensino e das pesquisas da Universidade. Além disso tem ampliado as publicações de obras clássicas e atuais de brasileiros e estrangeiros. As coleções que constituem a sua linha editorial são: Repertórios, Momento, Viagens da Voz, Matéria da Poesia, Livro-texto, Manuais, Ciências Médicas, Pesquisas, Saúde da Mulher e Línguas Indígenas distribuídas em inúmeros títulos.

Centro de Computação - CCUEC

O Centro de Computação da Unicamp nasceu junto ao grupo de profissionais que instalaram o Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica, desde a aquisição do primeiro computador em 1969. Está vinculado a Reitoria desde 1984 e interage com a Coodenadoria Geral de Informática no desenvolvimento de políticas para o setor. Tem a missão de garantir o apoio atualizado em informática para a execução das atividades fim da Universidade e contribuir para a qualidade, eficiência e racionalização das atividades meio. Destaca-se pela prestação de serviços na área de desenvolvimento e implantação de sistemas corporativos e pela preservação dos arquivos oriundos da implementação desses sistemas. Promove cursos de capacitação a alunos, docentes e funcionários, sobre tecnologias e aplicações da informática.

Centro de Engenharia Biomédica - CEB

O Centro de Engenharia Biomédica atuando nas áreas de Engenharia Clínica, Física Médica, Engenharia Médica e Bioengenharia, destacou-se como centro de referência internacional na área de manutenção e no desenvolvimento médico-hospitalar tendo sido designado como Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde.
Dando suporte às unidades de saúde da Unicamp, executa testes de controle de qualidade, projetos, levantamentos radiométricos, serviços de dosimetria clínica em radioterapia e medicina nuclear. Promove e apoia treinamento de usuários, além de atender a demanda de serviços da comunidade externa.

Centro de Comunicação-CCO

O Centro de Comunicação, institucionalizado em 1985 junto à Reitoria, desenvolve e realiza projetos de vídeos e documentários educativos, técnico-científicos, de treinamento, institucionais, audiovisuais diversos, multimídias, artes gráficas, bem como o registro fotográfico para a comunidade interna. Atende também a outras instituições públicas e privadas nacionais e internacionais em programas na sua área de atuação. Tem disponibilizado um vasto arquivo de imagens. Vem desenvolvendo o Programa para TV denominado Saúde: mitos & verdades.

Centro de Línguas - CEL

O Centro atua no ensino de idiomas e realiza cursos de extensão complementando os programas de ensino desenvolvidos pelas demais Unidades da Universidade. Presta serviços na área de tradução, revisão e assessoria de linguagem e materiais didáticos.

Centro de Manutenção de Equipamentos - CEMEQ

O Centro é o órgão responsável pela manutenção/reparos de equipamentos da Universidade. Destaca-se pela implementação de política preventiva de utilização pelos usuários, visando a otimização das atividades que dependem de equipamentos.

Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas - CPQBA

O Centro, criado há dez anos, dirigido a atividades vinculadas com empresas do setor produtivo, quer ofertando suporte a projetos de pesquisa e desenvolvimento, quer para prestação de serviços especializados, ou desenvolvendo projetos de
pesquisa independentes que possam conduzir a conhecimentos tecnológicos de interesse. Dentro de suas áreas de atuação privilegia as linhas de: Produtos Naturais, Microbiologia Industrial e Prestação de Serviços.

Escritório Técnico de Construção - ESTEC

O Escritório Técnico de Construção foi criado em 1969 e encarregou-se pela coordenação e execução das obras do campus universitário. Tem a finalidade de atuar na execução de obras da Universidade e no desenvolvimento de projetos complementares e especiais. Atua também no planejamento e fiscalização de obras de urbanização no campus.

Centro de Tecnologia - CT

Criado em 1972, o Centro de Tecnologia tem por objetivo fundamental a busca de respostas aos desafios tecnológicos do país. Suas atividades principais são o desenvolvimento de pesquisas aplicadas, a assistência tecnológica ao meio industrial e o apoio à formação e captação de recursos humanos, sobretudo através de estágios e treinamentos. Possui vários laboratórios de ensaios e pesquisas com abrangência na área metal-mecânica.