Os 120 anos do nascimento de Sérgio Buarque Holanda

Neste 11 de julho, lembramos os 120 anos do nascimento de Sérgio Buarque de Holanda (SBH). O AC/SIARQ teve a missão de conduzir processamento técnico, conservação e disposição dos manuscritos e originais do jornalista, que acompanharam o acervo bibliográfico adquirido em 1983. Maria Amélia, viúva de Sérgio Buarque, foi transferindo aos poucos, a partir de 1986, em doação, os documentos que haviam permanecido com a família. Hoje o AC/SIARQ custodia todo o arquivo pessoal do escritor.
 
sbh criança 1
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Nesta data, em memória ao seu nascimento, divulgamos a primeira obra de SBH, elaborada quando ele tinha apenas nove anos de idade e morava em sua cidade natal, São Paulo. Não foi livro, nem ensaio, mas uma valsa! Composta em 1911, a partitura de “Victória Régia” foi publicada na revista “Tico-Tico”. Nessa época, SBH fazia o curso primário na Escola Caetano de Campos, localizada na Praça da República. Em 1921, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, onde se formou na Faculdade de Direito quatro anos depois.
 
sbh criança 3
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Como sugestão, deixamos os links das duas partes do documentário “Raízes do Brasil”, dirigido pelo cineasta Nelson Pereira dos Santos. A cinebiografia mostra desde o cotidiano de Sérgio, incluindo o modo como interagia com a família e amigos, até um panorama cronológico de sua época, em que lidou com o nazismo, os anos de Getúlio Vargas no poder e a ascensão do movimento modernista no Brasil. Lançado em 2004, o longa inclui imagens do arquivo pessoal do escritor e cenas históricas.