Welcome to SIARQ - UNICAMP   Click to listen highlighted text! Welcome to SIARQ - UNICAMP Powered By GSpeech

Notícias de 2022

Notícias de 2017


Veja a entrevista de Neire do Rossio Martins, coordenadora do Sistema de Arquivos da Unicamp, para a revista Com Ciência, do LabJor, que fez parte da matéria "Informação digital, memória analógica".

Acesse o link: http://www.comciencia.br/informacao-digital-memoria-analogica/

 


Projeto "Rumo à Universidade Digital: Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos-SIGAD/UNICAMP”, é contemplado com o 2º lugar no Prêmio aos Profissionais da Carreira Paepe 2017, na categoria “Melhor Projeto da Universidade”.

Projeto desenvolvido pela equipe técnica do Arquivo Central do Sistema de Arquivos (AC/SIARQ), resultou na implantação de um importante sistema informatizado de gestão de documentos, intitulado: "Rumo à Universidade Digital: Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos-SIGAD/Unicamp". A comissão responsável pela elaboração e execução do projeto foi composta por: Neire do Rossio Martins, Andressa Cristiani Picconi, Cássia de Paula Moreira Coghi, Maisa Silva, Maurício Higa, Daniel Cardoso da Conceição, Leonardo José Schimidt da Silveira, Maria Aparecida Forti, Cristina Correia Dias Barbieri, José Ednilson Lima Pinto, Maria Amélia Ferreira Viaes, Cirlene Domingues, Rodrigo Lizardi de Souza, Aline Rodrigues da Silva, Paulo Henrique Dionysio Pinto. O prêmio Paepe foi criado pela Deliberação CAD-A-002/2011, com o objetivo de premiar anualmente os servidores técnicos e administrativos que se destacaram através de iniciativas e projetos que contribuam para a melhoria da Universidade. Acesse aqui a lista de projetos do ano de 2017.

Imagem do Evento   

 


Informativo do Arquivo Público do Estado de São Paulo nº 156 - Outubro/2017

Acesse o link: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/site/assets/informativo/anexo/10_out_1quinz.pdf

 


Arquivo Central (SIARQ) participa do Ciclos de Debates de Gestão Documental - Sistema de Gestão Arquivística de Documentos – SIGAD

A coordenadora do Sistema de Arquivos da Unicamp, Neire do Rossio Martins, participará, em 24/11/2017, do Ciclo de Debates sobre - Sistema de Gestão Arquivística de Documentos – SIGAD. Promovido pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, com abordagem focada nos requisitos do e-ARQ Brasil e nas possibilidades de implementações e de interoperações com sistemas informatizados de negócios e com outros sistemas de gerenciamento e de armazenamento de documentos.


Arquivo Central (SIARQ) participa do debate "Sistemas de Gestão Arquivística de Documentos: o papel da tecnologia na gestão documental"

A coordenadora do Sistema de Arquivos da Unicamp, Neire do Rossio Martins, participou, em 14/09/2017, do Ciclo de Debates sobre Gestão Documental: Sistemas de Gestão Arquivística de Documentos: o papel da tecnologia na gestão documental. Voltado para os servidores da administração estadual, teve como objetivo inserir a política de gestão documental na agenda dos dirigentes e profissionais que atuam nas Comissões de Avaliação de Documento e Acesso (CADAs), serviço de arquivo e protocolo, considerando sempre os seus benefícios para a racionalização de procedimentos e processos, economia de recursos e agilidade na recuperação e acesso às informações.

Imagem do Evento   

Abertura

  • Ieda Pimenta Bernardes - Diretora do Departamento de Gestão do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo.

Palestrantes

  • Sueli Penha da Silva - Diretora Técnica do Centro de Arquivo e Gestão de Documentos e Coordenadora da Comissão de Avaliação de Documentos e Acesso da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.
  • Neire do Rossio Martins - Coordenadora do Sistema de Arquivos da Unicamp e Membro da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos - Conarq.
  • Elisângela Mendes Queiroz - Diretora Técnica Substituta do Centro de Coordenação de Protocolos Estaduais do Arquivo Público do Estado de São Paulo.

Realização: Arquivo Público do Estado de São Paulo.
Data: 14/09 - das 9h às 12h
Local: Arquivo Público do Estado de São Paulo
Realização: Arquivo Público do Estado de São Paulo
Organização: Escola de Governo e Administração Pública (Egap)
Apoio: Escola de Governo e Administração Pública (Egap)


Trabalho da equipe de tecnologia da informação (TI) do Arquivo Central (SIARQ) é apresentado na Conferência Brasileira de PostgreSQL

A equipe de TI do Arquivo Central do Sistema de Arquivos (SIARQ) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) realizou um estudo de migração dos dados do Sistema de Gestão Arquivística da UNICAMP (SIGAD/UNICAMP) da base DB2 para a base PostgreSQL, o que representa a mudança de uma solução proprietária para outra livre. Na apresentação a equipe compartilhou essa experiência, mostrando como a migração pode ser feita com baixo impacto para o desenvolvimento e operacionalização do sistema e quais foram as medidas para contornar as diferenças entre os dois SGBDs.

Descrição dos tópicos abordados:

1 - Parametros usados na criação da base de dados 2 - Mapeamento dos dados via Pentaho 3 - Dados migrados e auto increment (sem Serial) 4 - Adequação da aplicação 4.1 - NamedQueries com refencias booleans como inteiro. 4.2 - Alteração das funções db2 lcase e translate para funções postgre lower e translate 4.3 - Configuração do servidor (JBoss) 5 - Comparativo de performance

Imagem do Evento

Imagem do Evento

Evento: Conferência Brasileira de PostgreSQL
Data: 14, 15 e 16 de Setembro de 2017, Porto Alegre, RS, Brasil
Título do Trabalho: O caminho das pedras entre DB2 e PostgreSQL
Autora: Maísa Silva, Analista de Desenvolvimento de Sistemas do Sistema de Arquivos

Link do evento: https://pgbr.postgresql.org.br/2017/#ocaminhodaspedrasentredb2epostgresql


Arquivistas reagem a projeto de lei que prevê eliminação de originais

Proposta em tramitação no Senado sugere que, depois de digitalizados, documentos sejam destruídos. Leia mais


Programa de Ação Cultural – ProAC, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, lança dois editais tratando de arquivos

Edital ProAC Nº 16/2017 - Gestão e Preservação em Arquivos Permanentes

A Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo torna público o concurso para a seleção de projetos de CONCURSO DE APOIO A PROJETOS DE GESTÃO E PRESERVAÇÃO EM ARQUIVOS PERMANENTES para apoio cultural, com observância na Lei Federal nº 8.666 de 21 de junho de 1993, Lei Federal nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998 (Lei de Direitos Autorais), no que couber, na Lei Estadual nº 6.544, de 22 de novembro de 1989, e alterações posteriores, Lei Estadual nº 12.268, de 20 de fevereiro de 2006, bem como toda a legislação complementar relacionada ao ProAC, e em conformidade com as condições e exigências estabelecidas neste Edital e seus anexos.

Data Inicial: 30/06/2017
Data Final: 14/08/2017

 

Edital ProAC Nº 14/2017 - Difusão e Acesso em Arquivos Permanentes

A Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo torna público o CONCURSO para a seleção de projetos de CONCURSO DE APOIO A PROJETOS DE DIFUSÃO E ACESSO EM ARQUIVOS PERMANENTES para apoio cultural, com observância na Lei Federal nº 8.666 de 21 de junho de 1993, Lei Federal nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998 (Lei de Direitos Autorais), no que couber, na Lei Estadual nº 6.544, de 22 de novembro de 1989, e alterações posteriores, Lei Estadual nº 12.268, de 20 de fevereiro de 2006, bem como toda a legislação complementar relacionada ao ProAC, e em conformidade com as condições e exigências estabelecidas neste Edital e seus anexos.

Data Inicial: 30/06/2017
Data Final: 14/08/2017

 


Declaração Universal sobre os Arquivos é traduzida para o português

 

Aprovada na assembleia geral do Conselho Internacional de Arquivos realizada em 17 de setembro de 2010, durante a 42ª CITRA, em Oslo. Tradução para o português acordada entre o Arquivo Nacional (Brasil) e o Arquivo Nacional da Torre do Tombo (Portugal). Acesse aqui a Declaração

 


I Semana Nacional de Arquivos, 06 a 09 de junho de 2017

 

O Arquivo Central do Sistema de Arquivos da UNICAMP participa da I Semana Nacional de Arquivos, organizada pelo Arquivo Nacional e Fundação Casa de Rui Barbosa. Durante a Semana, de 06 a 09 de junho instituições arquivísticas e centros de memória e documentação de todo país serão abertos para a cultura e divulgação dos trabalhos desenvolvidos, com o objetivo de ampliar a visibilidade dos arquivos e sua inserção na sociedade. Essa iniciativa é uma das ações previstas no Plano Setorial de Arquivos (2016-2026), aprovado em 2016 pelo Conselho Nacional de Política Cultural. A data escolhida para a realização do evento é a semana em que é celebrado o Dia Internacional dos Arquivos, 9 de junho. A data foi instituída pela Assembléia Geral do Conselho Internacional de Arquivos, realizada em Québec, em novembro de 2007. Acesse aqui a programação do SIARQ


Arquivo Central - SIARQ participa do Seminário “Documentos Públicos na Era Digital: soluções e desafios da gestão, preservação e segurança da informação”

A coordenadora do Sistema de Arquivos da Unicamp (SIARQ), Neire do Rossio Martins, participou do Seminário “Documentos Públicos na Era Digital: soluções e desafios da gestão, preservação e segurança da informação”, no dia 25 de abril em São Paulo, quando apresentou o Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos da UNICAMP - SIGAD-UNICAMP, no âmbito do Painel 3: Gestão documental e tecnologias da informação: relato de experiências. O evento, que aconteceu no Auditório do Arquivo Público do Estado de São Paulo, teve como objetivos promover a reflexão sobre aspectos técnicos e teóricos visando a produção, a preservação e a disponibilidade de acesso de documentos digitais; estimular a troca de experiências da administração pública acerca da implantação de sistemas de gestão de documentos e de processos eletrônicos; e contribuir para ações integradas visando a busca de soluções de governo para a gestão, preservação e segurança de documentos arquivísticos digitais." Participaram também do evento Janaína Santos e Maurício Higa, profissionais do Arquivo Central.



Arquivo Sérgio Buarque de Holanda (AC/SIARQ/UNICAMP), subsidia tese defendida na Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Raphael Guilherme Gonçalves de Carvalho, defendeu em 07 de março de 2017, a tese intitulada: “ Sérgio Buarque de Holanda, do mesmo ao outro: escrita de si e memória (1969-1986)”, sob a orientação do Dr. Renato Lopes Leite, no âmbito do Setor de Ciências Humanas da Universidade Federal do Paraná. Para a elaboração do trabalho o pesquisador utilizou, entre outros, o Arquivo de Sergio Buarque de Holanda custodiado pelo Arquivo Central do Sistema de Arquivos da Unicamp. O conteúdo da tese pode ser acessado no endereço: http://www.humanas.ufpr.br/portal/historiapos/files/2017/02/RaphaelGon%C3%A7alves.pdf


 

Notícias de 2019


Sistemas Informatizados de Gestão de Documentos (SIGADs): desafios para implementação    
Data: 28/11/2019      Horário: 14 às 18h
Local: Auditório Verde do Centro de Capacitação do Centro Paula Souza (CPS)
Endereço: Rua General Couto de Magalhães, 145 - Sta. Ifigênia - SP
Entrada Franca

 


Obra Visão do Paraíso, de Sérgio Buarque de Holanda, foi tema de jornada na UFF

Em 12 de novembro de 2019 aconteceu a "Jornada de Estudos: Visão do Paraíso", o evento foi sediado na UFF e teve como palestrantes/conferencistas: Regina Horta Duarte (UFMG), Renato Martins (USP), André Furtado (UFF), Eliana Regina de Freitas Dutra (UFMG),  Ronaldo Vainfas (UFF). Na ocasião, ocorreu também a abertura da exposição "Nas estantes das Humanidades: Sérgio Buarque e Visão do Paraíso".





Secretaria de Estado da Saúde (SP) publica Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade de Documentos das Atividades-Fim

Acesse o Plano de Classificação e a Tabela de Temporalidade de Documentos das atividades-fim da Secretaria de Estado da Saúde do Estado São Paulo: https://www.arquivoestado.sp.gov.br/site/gestao/sistema/plano




Servidora do SIARQ é notícia no Jornal da Unicamp

Foi publicada uma entrevista com a servidora Rafaela Basso no Jornal da Unicamp, edição de 16/08/2019, sobre a tese de doutorado com o tema: "Dos balcões aos tabuleiros, a comida de rua chega à capital da Província de SP. 

Audiodescrição: em área interna, imagem frontal e de busto, mulher, à direita na imagem, fala e gesticula com as mãos mantendo os braços projetados para frente, paralelos, com as mão abertas e a palma virada para baixo. Ela mantém o olhar para a esquerda na imagem, e veste blusa rosa de mangas curtas. Ao fundo, em toda imagem, ilustração de amplo pátio com igreja do século dezoito no entrono, em formato u. Pessoas caminham no pátio. Algumas levam cestos cabeça, outras estão em cavalo. Imagem 1 de 1.


Confiram a matéria publicada no Jornal da Unicamp: https://www.unicamp.br/unicamp/ju/noticias/2019/08/16/dos-balcoes-aos-tabuleiros-comida-de-rua-chega-capital-da-provincia-de-sp





Atualização do Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade de Documentos das Atividades-Meio do Estado de São Paulo

Foi publicado o decreto nº 63.382, de 9 de maio de 2018, que atualizou o Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade de Documentos das Atividades-Meio do Estado de São Paulo (aprovados pelo decreto nº 48.898/2004)

https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/2018/decreto-63382-09.05.2018.pdf

 


Arquivo Central (SIARQ) promove durante a 3ª Semana Nacional de Arquivos a palestra "Arquivos e Direitos Humanos" e, integrando a REDARQ/SP, o seminário "Transparência e Memória" 

 

Palestrante: Profa. Dra. Néri de Barros Almeida, Coordenadora do Observatório de Direitos Humanos da UNICAMP.
Data: 03 de junho 2019
Horário: 14h30
Local: Auditório da EA2 | UNICAMP
Rua: Sérgio Buarque de Holanda, 800 - Sala CB55 - Cidade Universitária, Campinas – SP

Obra Visão do Paraíso, de Sérgio Buarque de Holanda, foi tema de jornada na UFF


 

Notícias de 2018

 


Atualização do Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade de Documentos das Atividades-Meio do Estado de São Paulo é publicado 

Foi publicado o decreto nº 63.382, de 9 de maio de 2018, que atualizou o Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade de Documentos das Atividades-Meio do Estado de São Paulo (aprovados pelo decreto nº 48.898/2004)

Acesse o link: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/2018/decreto-63382-09.05.2018.pdf

 


Lançamento do Livro Zeferino Vaz: uma ideia de universidade

Organizado por Neire do Rossio Martins – coordenadora do Sistema de Arquivos da Unicamp SIARQ e pela Prof. Dra. Elisabete Monteiro de A. Aguiar – docente da Faculdade de Educação da Unicamp. O livro traz um conjunto de discursos, artigos, relatórios e entrevistas produzidas durante a trajetória de Zeferino Vaz na universidade. Desde o primeiro documento intitulado “Lançamento da Pedra Fundamental da Cidade Universitária da Universidade de Campinas” em 5 de outubro de 1966, até seu último discurso como reitor, em 17 de abril de 1978. Os documentos selecionados fazem parte do acervo de Zeferino Vaz preservado no Arquivo Central do Sistema de Arquivos da Unicamp.

A cerimônia de lançamento aconteceu no dia 15 de outubro de 2018, as 14 horas,  no espaço de apoio ao ensino e aprendizagem EAD2, sala CB55, cidade universitária, Unicamp, Campinas,SP.

O evento contou com a participação de familiares do Professor Zeferino Vaz, autoridades, membros do corpo docente e funcional da universidade.

 

 

    

O livro está sendo disponibilizado pela Editora Mercado de Letras: https://www.mercado-de-letras.com.br/.

Leia a notícia publicada no portal da Unicamp: http://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2018/10/16/zeferino-vaz-e-suas-ideias-e-ideais-de-universidade



Estágio no Arquivo Central do Sistema de Arquivos

Inscrições abertas para o processo seletivo nº36/2018 para seleção de alunos dos cursos abaixo, para estágio no Arquivo Central do Sistema de Arquivos: 

•    Técnico em Administração
•    Técnico em Secretariado
•    Técnico em Serviços Públicos

Inscrições: 27/08/2018 a 18/09/2018
Informações e inscrição: http://www.siarh.unicamp.br/concurso/

o    Valor mensal da bolsa: R$ 407,05
o    Carga horária semanal: 20 horas
o    Auxílio transporte



Classificação final do processo seletivo.

Informações:
http://www.siarh.unicamp.br/concurso/EstagiosEncerrados.jsf

 


Informativo do Arquivo Público do Estado de São Paulo nº 161 - janeiro/2018.

Acesse o link: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/site/assets/informativo/anexo/JAN_Informativo_1quinz.pdf



Informativo Eletrônico do Arquivo Nacional nº 11 - janeiro/2018.

Acesse o link: http://www.arquivonacional.gov.br/images/Informativo-ASCOM/e-Arquivo-n-11-EDIAO-E-logos-FINAL.pdf

 

 


 

Atividades 2020

 

Arquivos pessoais nas universidades


Iniciativas e políticas de gestão documental para arquivos pessoais nas instituições de ensino superior nortearam a abertura de mais uma edição do “Café com Arquivo, o documento em debate”, em 31 de julho. O projeto de extensão é realizado a partir de parceria entre a coordenação de Documentação da FGV CPDOC e o Departamento de Arquivologia da UNIRIO. A diretora de Gestão e Preservação de Documentos e Informação do Siarq/Unicamp, Rafaela Basso, participou como palestrante, junto com Flávio Leal da Silva, doutor em Memória Social pela UNIRIO.

A definição de critérios que definem o interesse público de documentos pessoais foi uma das questões abordadas: “A incorporação de documentos pela instituição requer muitos cuidados na gestão e na difusão. É preciso pensar em como se dá esse acolhimento e na questão ética de acesso aos documentos pessoais”, comenta Flávio Leal da Silva.

Com a proposta de refletir sobre a preservação de arquivos pessoais, Rafaela Basso falou sobre algumas experiências do Arquivo Central/Siarq, que tem como objetivo fazer gestão documental e estabelecer uma política de arquivos para toda a Unicamp. Enquanto um arquivo universitário, o Siarq salvaguarda documentos importantes para tomadas de decisão, pesquisa e ensino. A maioria dos acervos pessoais diz respeito à memória científica da instituição e à relevante atuação de pesquisadores brasileiros. “Cito exemplos como o fundo de Sérgio Buarque de Holanda, de Zeferino Vaz e Cesar Lattes. São pioneiros e suas atuações são encontradas em arquivos pessoais, como currículos, memoriais, fotografias”, comenta a historiadora.

Quanto à política de aquisição de arquivos pessoais, Rafaela reforça que a custódia é assumida pelo Siarq quando há interesse público no conteúdo e ressslta a complexidade de trabalho com esses conjuntos: “existem muitas metodologias de tratamento desses fundos e repensar a organização dos documentos é um desafio que temos, desde os anos 80. Hoje estamos estruturando um novo sistema de repositório e acesso”, explica. No caso específico de documentos pessoais, muitos fundos permanecem abertos por vários anos por causa do processo de aquisição, geralmente feito em parceria com familiares ou a partir de grupos de trabalho da própria Universidade. A constituição de um fundo pessoal, em alguns casos, pode levar décadas: a de Sérgio Buarque de Holanda levou 20 anos e ainda conta com coleções que são complementares, formadas por teses, dissertações e documentos feitos a partir da própria consulta ao arquivo ao longo do tempo. “O tratamento reflete a complexidade da própria área arquivística e requer constante revisão de metodologias”, conclui Rafaela.

 


Arquivo em tempos de pandemia


 O Dia Internacional dos Arquivos, celebrado em 9 de junho, trouxe um debate online sobre o papel e desafios dos arquivos institucionais no contexto da pandemia do novo coronavírus, promovido pela Rede de Arquivos do Estado de São Paulo, a Redarq, e pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo, APESP. A transmissão, inclusive, foi feita pelo Facebook e pelo canal do YouTube do Arquivo Público do Estado de São Paulo. Mediado por Antônio Carlos Galdino, coordenador do Arquivo Municipal de Campinas, teve participação de Paulo Elian e Luciana Heymann, da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz; Cristina Costa Marques, da Faculdade de Saúde Pública da USP e Ivone Yamagushi, do Instituto Butantan.

Reflexões sobre memória, relatos de experiências e ações futuras dos arquivos, especialmente aqueles que fazem parte de instituições científicas, compuseram a essência do evento. Ivone comentou a crescente importância dada aos documentos arquivísticos por parte dos pesquisadores em saúde pública. “Entre diversas atividades, trabalhamos atualmente com a recuperação de relatórios técnicos de mais de cem anos e aos poucos nosso trabalho está tendo cada vez mais valor para as investigações”, afirmou a profissional do Instituto Butantan. Com foco na questão social da pandemia e constituição da memória, Cristina Marques, da USP, salientou a peculiaridade do Covid-19 em um país com profundas desigualdades sociais como o Brasil. Caos político, grande mortalidade de negros e indígenas, lentidão em aquisição de equipamentos médicos, lotação de UTIs públicas, avanço da doença para as periferias e falta de transparência nos dados de saúde pública demonstram, segundo a pesquisadora, impacto coletivo da pandemia no país. “Nesse contexto, a memória documental tem o desafio de ser inclusiva e crítica, apresentar as desigualdades, diferentes posicionamentos institucionais e movimentos de resistência”, completou.As duas apresentações da Casa de Oswaldo Cruz versaram sobre o fortalecimento da relação entre profissionais de arquivo e os próprios cientistas, que produzem conhecimento e documentos específicos nas complexas atividades científicas. “As ações e programas de gestão arquivística devem se aproximar dos laboratórios, ter compromisso com o caráter social das informações e integrar políticas públicas na área”, destacou Paulo Elian. Na sequência, Luciana Heymann apresentou o projeto “Arquivos da Pandemia”, idealizado pela Fiocruz, de construção colaborativa entre membros da própria Fundação e da comunidade ao entorno. A proposta é montar um acervo sonoro, audiovisual, textual e fotográfico sobre vivências na pandemia, que será apresentado em uma plataforma digital. “Valem registros de isolamento social, ações solidárias, novas dinâmicas familiares, tudo o que puder fomentar narrativas e nossa memória institucional em um momento tão particular com este que vivemos”, concluiu.

O Arquivo Central/SIARQ-Unicamp integra a Redarq e participa da programação da 4ª Semana Nacional de Arquivos, que vai até dia 12 de junho.

Saiba mais: semanadearquivos.arquivonacional.gov.br/
 
 

Comunicado
Atendendo às diretrizes da Administração Central da Universidade no contexto de ações preventivas ao COVID-19, o atendimento presencial do Arquivo Central do Sistema de Arquivos estará suspenso entre 13 de março e 30 de abril.

As atividades administrativas serão mantidas e os atendimentos serão prestados remotamente.

Em caso de necessidade, contate-nos: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Leia mais sobre a interrupção de atividades presenciais na Unicamp, com exceção dos serviços de saúde prestados pelos hospitais:
 
 

Acervos digitais
Nos dias 12 e 13 de março, o Teatro Nair Bello, em Limeira, interior de São Paulo, sedia o Seminário “Acervos Culturais Digitais”. O evento, aberto ao público e gratuito, é realizado pelo Museu Major José Levy Sobrinho (Prefeitura Municipal de Limeira), por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com o Projeto Tainacan e o Centro de Memória-Unicamp.

Profissionais e estudiosos de arquivo, museus, bibliotecas e instituições culturais debatem e compartilham experiências sobre digitalização e difusão de acervos culturais, sob o ponto de vista de gestão e disponibilização de documentos nas plataformas digitais. A coordenadora do SIARQ-Unicamp, Janaína Andiara dos Santos, participa, no dia 13, de uma mesa-redonda sobre acervos digitais em rede. A palestra tem como foco gestão e preservação de documentos arquivísticos digitais.

☑️Inscrições gratuitas no link: bit.do/acervos

 

 


Secretaria de Estado da Saúde (SP) publica Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade de Documentos das Atividades-Fim


Acesse o Plano de Classificação e a Tabela de Temporalidade de Documentos das atividades-fim da Secretaria de Estado da Saúde do Estado São Paulo: https://www.arquivoestado.sp.gov.br/site/gestao/sistema/plano

 


APESP comemora 128 anos com a realização de seminário e visita 
O Arquivo Público do Estado de São Paulo, em comemorações aos seus 128 anos realizará as atividades:
 

Seminário: "Marilena Leite Paes: construtora da Arquivologia"

Visita: "Arquivo Aberto" : visitação pública às instalações e oferecimento de serviços aos cidadãos

Data: 10 e 14/03/2020, respectivamente.

Local: APESP, Rua Voluntários da Pátria, 596 - Santana/São Paulo - SP.   

Para mais informações acesse os links acima ou o endereço: www.arquivoestado.sp.gov.br

 

Subcategorias

Notícias dos anos anteriores:

2022

O AC/SARQ conquistou, por meio de seus funcionários, a menção honrosa ao projeto “SIGAD – Processo Digital” na solenidade de premiação aos melhores projetos submetidos ao Prêmio Paepe...

2021

O Dia Internacional de Preservação Digital, celebrado em 4 de novembro, marcou a realização do Fórum Permanente "Repositório Arquivístico Digital Confiável...

2020

Atendendo às diretrizes da Administração Central da Universidade no contexto de ações preventivas ao COVID-19, o atendimento presencial do presencial do Arquivo Central do Sistema...

2019

Sistemas Informatizados de Gestão de Documentos (SIGADs): desafios para implementação. Data: 28/11/2019. Horário: 14 às 18h Local: Auditório Verde do Centro de Capacitação do...

2018

Atualização do Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade de Documentos das Atividades-Meio do Estado de São Paulo é publicado Foi publicado o decreto nº 63.382, de 9 de maio de...

CONTATOS DO SIARQ

Arquivo Central do Sistema de Arquivos - SIARQ
 Horário de Atendimento:
    De 2ª a 6ª feira - das 8h30 às 17h30

SIGAD-UNICAMP (Processo em papel, Processo Digital, Atos-Administrativos)
  protcent@unicamp.br
  Chat: protcent@unicamp.br  
 +55 19 3521-6449
   

Consultas e/ou informações do acervo histórico:
  acervoac@unicamp.br
 +55 19 3521-6457

Administrativo:
  siarq@unicamp.br
  +55 19 3521-6440 / +55 19 3521-6456

  Praça Henfil, 50, Cidade Universitária "Zeferino Vaz", Barão Geraldo, Campinas - SP - Brasil, 13083-895

Click to listen highlighted text! Powered By GSpeech