PodParaná, do G1, destaca trajetória do físico Cesar Lattes

O programa #PodParaná, podcast semanal produzido pelo G1, lançou em 28 de janeiro uma edição sobre o físico e professor da Unicamp, Cesar Lattes (1924-2005).  A matéria destaca a trajetória do docente, que nasceu em Curitiba (PR) em 1924. A fim de destacar o que o levou a se tornar mundialmente reconhecido, como a descoberta da partícula méson pi, o podcast traz trecho de áudio do próprio professor, gravado em 1995, e entrevista com a professora do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW), Carola Chinelatto, que foi aluna de Lattes. As fotos que acompanham a publicação são do acervo histórico do AC/SIARQ.

O Fundo Cesar Lattes é considerado de interesse público e social desde a publicação do Decreto Federal de 1º de junho de 2011, por se tratar de um conjunto documental de grande relevância para a história da ciência, pela singularidade e ineditismo de suas descobertas, fundamentais para o desenvolvimento da física atômica em âmbito nacional e internacional. É composto por correspondências pessoais e oficiais, artigos científicos, anotações de pesquisa em mapas e cadernos de campo de reconstrução dos eventos coletados, certificados, fotografias pessoais e de trabalho, gravuras, além do acervo de chapas e filmes de emulsão nuclear, obtidos a partir da detecção dos raios cósmicos.

Acesse o conteúdo completo:

arte lattes podcast