
Apresentação
O evento Unicamp de Portas Abertas (UPA) está consolidado como modelo de apresentação da Unicamp para a sociedade, de suas alternativas para a formação dos estudantes e de como é o cotidiano de uma das principais universidades do país. Com a UPA, os visitantes podem aprofundar seu conhecimento sobre esse mundo tão singular e estimulante.
A história da UPA começa antes da UPA, o que vamos explicar por meio destes painéis que resgatam as edições do evento. A apresentação da Universidade aos estudantes de ensino médio, em fase pré-vestibular, sempre contemplou atrações científicas, culturais e esportivas no campus.
Realizado continuamente desde 2003, a UPA teve sua origem em eventos similares e está entre as iniciativas acadêmicas mais importantes do país, não apenas pela quantidade de escolas e estudantes que nos visitam, mas também pela estrutura mobilizada para a recepção.
O primeiro registro desse tipo de evento na Universidade é da década de 1970, intitulado “Universidade Aberta”. Depois, veio a “Universidade Aberta ao Público” (UAP), realizada ao longo da década de 1980. Nos anos de 1990, a instituição promoveu o “Seu Colégio na Unicamp”. Após um hiato, o programa foi relançado em 2003 como UPA, que chega agora à sua 20ª edição.