A Universidade Aberta dos anos 1970 

Uma das primeiras notícias sobre esse evento aberto a estudantes é de 1976. Palestras sobre aplicações do laser, espectrômetro de massa, estudos sobre música, linguística aplicada, coleções científicas de animais, fibra óptica e até jogos com computadores estavam na programação daquele ano. 

O número de participantes, tanto aos laboratórios como nas palestras elaboradas pela comunidade universitária, surpreendeu a organização do evento, realizado no fim de agosto. Para atender ao público, todas as cantinas da Unicamp permaneceram abertas e houve alteração nos horários de ônibus de Campinas: uma frota específica para o “Universidade Aberta” foi planejada a partir da Rodoviária de Campinas.

1 upa 70

 
O sucesso foi tanto que as edições do “Universidade Aberta” que o evento se repetiu anualmente, inclusive nos campi de Limeira e de Piracicaba. A proposta também era projetar as ações da instituição para toda a sociedade.

2 upa70 opção2

 

Em 1978, a imprensa detalhava um pouco mais o crescimento da Universidade: o público do evento poderia conhecer, por exemplo, os chamados centros e órgãos complementares, a exemplo Centro de Estudos de Problemas Brasileiros, Centro de Computação e Centro de Tecnologia. 

3 upa 70