Em 1980, a “Universidade Aberta ao Público” (UAP) amplia a programação
Nos anos 1980, o evento passou a se chamar “Universidade Aberta ao Público” (UAP) e foi ampliado para mais atrações. A gestão do evento ficou a cargo da Superintendência para Assuntos de Graduação, Serviço de Apoio ao Estudante, junto com todas as unidades da Unicamp.
Por um fim de semana, o campus se transformava em um grande espaço de apresentações artísticas e científicas a serem realizadas por estudantes e professores, voltadas ao público em geral. Apresentações do coral da Unicamp, Orquestra de Câmara, grupos musicais convidados e exposições de quadros eram algumas das atrações. No início da manhã, era no Ciclo Básico que os visitantes tinham acesso a toda a programação preparada por cada unidade.
Ao longo da década, o público visitante se ampliou a cada edição. De 1983 para o ano seguinte, o número de pessoas passou de 1500 para oito mil. Aos poucos a integração às atividades também se intensificava: degustação de pães, “aulão” de ginástica, reprodução de telas de famosos artistas plásticos foram alguns exemplos em 1984.
Em agosto de 1986, a Unicamp atraiu cerca de vinte mil pessoas ao campus na VII Unicamp Abre suas Portas (UAP). Os espaços mais concorridos foram o Laboratório de Anatomia, Centro de Computação e Grupo de Laser. Ao todo, a programação contou com 214 atividades, que envolveram mobilização de dois mil colaboradores da comunidade universitária. O evento foi inserido no contexto das comemorações do 20º aniversário da fundação oficial da Unicamp.
Na edição da UAP de 1987, a proposta da área de Ação Cultural do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) propôs, pela primeira vez, um concurso de poesias para alunos de ensino médio. Foram cerca de 350 textos recebidos no primeiro concurso que, apesar do nome, teve como principal objetivo o estímulo à produção textual, especialmente da poesia, nas escolas. A comissão julgadora selecionou 18 poesias que foram reunidas em um livreto.
O trinômio cultura, lazer e conhecimento formavam a base do evento. Filas nos departamentos mais procurados, feira de ensino no Ciclo Básico, aulas abertas e apresentações culturais compunham o cenário de um fim de semana ensolarado de 1988.
Em 1989, a comissão organizadora atuou na melhoria da infraestrutura do campus, implementou ações de segurança e identificou cada área do conhecimento por cores. Monitores também ganharam uniforme específico.
A UAP, com essa denominação, aconteceu até 1990.
“Seu Colégio na Unicamp” marca a década de 1990
Na década de 1990, a recepção aos alunos passou a se chamar “Seu Colégio na Unicamp”. Foram realizadas cinco edições.
Nos mesmos moldes dos eventos anteriores, após a chegada dos ônibus logo pela manhã e o tradicional encontro no Ginásio ou no estacionamento da Biblioteca Central, os estudantes se dirigiam às unidades para conhecer os cursos de graduação de maior interesse. Monitores e professores já haviam preparado uma programação específica aos visitantes.
Em 1993, o campus de Barão Geraldo recebeu quase 10 mil alunos do terceiro ano do ensino médio. Ao todo, 121 escolas públicas e particulares de vários estados do Brasil participaram da visita, organizada pela Pró-reitoria de Graduação, por meio da Comvest (Comissão Permanente para Vestibulares).