Revista Pesquisa Fapesp destaca trajetória do físico Jean Meyer

Ao passar por renomadas instituições de pesquisa de diversos países, o físico polonês João Alberto Meyer (também conhecido como Jean Meyer) carregou consigo inúmeras experiências e um amplo conhecimento científico, especialmente em física de partículas. Com a característica de reunir pesquisadores de diferentes áreas, ele é lembrado como um dos cientistas de referência em investigações multidisciplinares, práticas de laboratório e grande interesse em fontes de energia. Isso lhe possibilitou participar de um projeto pioneiro em energias alternativas renováveis na Unicamp na década de 1970, em um momento histórico mundial de crise do petróleo.

Meyer já alertava o Brasil sobre a necessidade de se ampliar pesquisas na área. Além de seminários, liderou um projeto maior, sobre o uso de energia solar em produção agrícola e automóveis movidos a hidrogênio. À época, embora os estudos tenham comprovado as possibilidades de produção, não houve interesse empresarial. A Unicamp chegou a propor um veículo híbrido, cujo protótipo foi lançado apenas duas décadas depois, por pesquisadores do Laboratório de Hidrogênio do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). 

Foi sobre a trajetória de Meyer a seção “Memória” da revista Pesquisa Fapesp, edição abril/2023. Sugerimos a leitura da reportagem produzida por Danilo Albergaria. 

Acesse: revistapesquisa.fapesp.br/o-fisico-que-construia-pontes/ 

 

DL JeanMeyer