SBPC marca centenário de Carolina Bori com Memorial

Há 100 anos nascia Carolina Bori. Já falamos aqui nas redes sobre essa psicóloga brasileira e cientista, cuja participação no fortalecimento da pesquisa e da política científica no Brasil foi marcante e inestimável para a ciência em diversas gerações. Contratada como professora pela USP em 1948, Carolina Bori realizou uma das primeiras pesquisas do Brasil sobre preconceito racial e social. Ao mesmo tempo atuou na consolidação da Psicologia como ciência na universidade e na sociedade, além de contribuir para a área da Educação.

Em seu centenário, Bori é homenageada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência com a difusão de um Memorial, já disponível para acesso público. A pesquisadora esteve à frente da instituição em momentos de grande questionamento sobre a produtividade e credibilidade das universidades brasileiras. Além de uma biografia ampliada, o site traz depoimentos audiovisuais de colegas da área acadêmica, exposição virtual de documentos em diversos suportes e bibliografia completa da cientista. Estão também previstos para 2024 alguns eventos. Um deles será em fevereiro, em que participantes referenciam a atuação institucional e acadêmica de Carolina Bori.

📸A fotografia de capa do site é do acervo do AC/SIARQ publicada no Jornal da Unicamp em 1988.

Acesse: https://memorialcarolinabori.sbpcnet.org.br/

borimemorialarte