Instituto de Economia - IE

Em 1984 um decreto do Governo do Estado transformava o Departamento de Economia e Planejamento Econômico - DEPE , do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, em unidade isolada. Nascia assim o Instituto de Economia, composto por dois Departamentos: o de Teoria Econômica e o de Política e História Econômica.

Atualmente, além dos Departamentos, mantém quatro centros e seis núcleos de pesquisas, um setor de processamento de dados e um Centro de Documentação.
O Instituto oferece o curso de bacharelado em Ciências Econômicas, em nível de Graduação, que funciona desde 1970. Em 1974, teve início o curso de Pós-Graduação em Economia em nível de Mestrado e em 1977, foi inaugurado o curso de Doutorado: História Econômica, Teoria Econômica, Política Econômica (com três sub-áreas: Política Macroeconômica, Política Industrial e Política Agrícola) e Política Social.

Além desses, o IE mantém um curso de Especialização em Economia do Trabalho e Sindicalismo, Especialização em Formulação e Análise de Políticas Agrícolas e cursos de extensão nas áreas de Economia e Administração.

Colégio Bento Quirino (atual COTUCA), situado à rua Culto à Ciência, onde o IE teve suas primeiras atividades desenvolvidas. Campinas, SP. Década de 60.

c1

Alunos no saguão do Instituto de Economia. Campinas, SP. 1996. Fotógrafo: Antoninho Perri.

c2

Fachada do edifício do Instituto de Economia. Campinas, S.P. 1996. Fotógrafo: Antoninho Perri.

c3

Jornal Diário do Povo, 18/10/68, p. 09. Campinas, SP.

c4