Faculdade de Engenharia de Alimentos - FEA

A Faculdade de Engenharia de Alimentos foi considerada uma das unidades prioritárias pela Comissão Organizadora da Unicamp. Embora sua criação oficial tenha ocorrido em 1972, já em 1967 o curso de Tecnologia de Alimentos havia sido implantado e a FEA constituiu a primeira unidade de ensino na área na América Latina.
Seus quatro Departamentos (Tecnologia de Alimentos, Engenharia de Alimentos, Ciências de Alimentos, e Planejamento Alimentar e Nutrição) têm concentrado esforços no ensino, pesquisa, formação de recursos humanos e prestação de serviços.

Os cursos de Graduação e Pós Graduação (Mestrado e Doutorado) permitem ao profissional de alimentos executar um amplo e variado perfil ocupacional.
A FEA presta assessoria industrial, treina técnicos para instituições públicas e privadas e mantém intercâmbio com instituições congêneres.

André Tosello, primeiro diretor da FEA, destacava sempre a necessidade de um impulso maior ao desenvolvimento da tecnologia de alimentos no país. Dirigiu a Faculdade no período de 31/01/67 a 22/10/80. Campinas, SP. s.d. Foto: Antoninho Perri

k1

Vista aérea da FEA, uma das primeiras unidades a instalar-se em prédios definitivos no campus universitário, sendo que a Faculdade funcionou, inicialmente, no Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL). Campinas, SP. 1975.

k2

Pesquisa no Laboratório de Óleos e Gorduras. Inaugurado em 28 de Março de 1989. Campinas, SP. Década de 90. Foto: Antoninho Perri.

k3

Ensaios de laboratório na área de microbiologia, no Departamento de Ciências de Alimentos da FEA. Campinas, SP. 1996. Foto: Antoninho Perri.

k4

Alunos fazem teste de aroma em essências na Faculdade de Engenharia de Alimentos. Campinas, SP. 1995. Foto: Antoninho Perri.

k5

Alunos em atividades no Laboratório de Leites e Derivados. Campinas, SP. 1993. Foto: Antoninho Perri.

k6

Técnicos em atividade de pesquisa no Laboratório de Bioquímica da Faculdade de Engenharia de Alimentos. Campinas, SP. 1995. Foto: Antoninho Perri.

k7

Grupo de Estudos e Projetos em Engenharia de Alimentos (GEPEA), constituída em 1989, foi a primeira empresa-júnior a instalar-se na Unicamp. Campinas, SP. 1995. Foto: Antoninho Perri.

k8