Instituto de Computação - IC

As origens do Instituto de Computação remontam a 1969, com a criação do Departamento de Ciência da Computação (DCC) no Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação (IMECC). O DCC foi o primeiro Departamento do gênero no país e seu curso de Bacharelado em Ciência da Computação, que formou a primeira turma em 1971, serviu de modelo para muitos cursos de computação no resto do país.

Em 26 de abril de 1996, o Conselho Universitário (Consu) aprovou a criação do Instituto de Computação e o DCC deixou de fazer parte do IMECC para tornar-se unidade de ensino e pesquisa da Unicamp. A reorganização completou-se formalmente com a posse da primeira Diretoria em março de 1997.

O Instituto é constituído pelos Departamentos de Sistemas de Computação, Sistemas de Informação, e Teoria da Computação; oferece cursos de Bacharelado, Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação e um curso de Engenharia de Computação. Estes cursos têm recebido excelentes avaliações dos órgãos de fomento à pesquisa e outras entidades, e atraem estudantes de toda a América Latina.

Jornal da Unicamp, 08/1988. Campinas, SP.o1

Pós-Graduação Catálogo.

o2

Logotipo do IC.

o3

Selo comemorativo dos 25 anos do Departamento de Ciência da Computação. Campinas, SP. 1994.

o4

Alunos do curso de Engenharia da Computação, oferecido conjuntamente com a Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação - FEEC. Campinas, SP. Década de 90.

o5