Instituto de Geociências - IG

Embora previsto nos Estatutos da Universidade desde 1969, o IG começou a ser implantado em 1979 e iniciou suas atividades didáticas em 1983.
Caracteriza-se por oferecer o ensino de pós graduação em nível de mestrado e de doutorado, concentrando seus esforços no desenvolvimento de pesquisas. Também oferece disciplinas isoladas para alunos de outros cursos de graduação.

O IG presta serviços à comunidade na forma de cursos de extensão, desenvolvimento de projetos tecnológicos, assessorias e consultorias e publica semestralmente a revista "Cadernos do IG".

A área acadêmica abrange o Departamento de Administração e Política de Recursos Minerais, Departamento de Metalogênese e Geoquímica, o Departamento de Política Científica e Tecnológica, Área de Educação Aplicada.

Professor Doutor Amílcar Oscar Herrera, fundador do Instituto de Geociências. Campinas, SP. 1987.

q1

Amostras de Rochas utilizadas para análise no Instituto de Geociências. Campinas, SP.

q2

Laboratório de Laminação no Instituto de Geociências. Campinas.

q3

Nestes anos de atuação o IG conseguiu consolidar várias áreas de ensino e pesquisa que hoje são responsáveis por relevantes serviços ao desenvolvimento econômico, social e cultural do Brasil.

q4

Unidade de Sensoreamento Remoto no Instituto de Geociências. Campinas, SP. 1996. Foto: Antoninho Perri.

5

Laboratório de Microscopia no Instituto de Geociências, unidade que sediará o curso de Ciências da Terra.

q6