Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica - IMECC

Embora previsto nos Estatutos da Universidade desde 1969, o IG começou a ser implantado em 1979 e iniciou suas atividades didáticas em 1983. O Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC), foi implantado em 1968 com o curso de Bacharelado em Estatística. Depois vieram os cursos de Matemática e Ciência da Computação, sendo que este foi o primeiro curso do gênero instalado no Brasil.

Sua estrutura acadêmica é composta pelos Departamentos de Matemática, Estatística, e Matemática Aplicada, além do Laboratório de Ensino de Matemática.
Tem sob sua responsabilidade oito cursos de Graduação, cinco de Mestrado e três de Doutorado, oferecendo ainda cursos de especialização para órgãos públicos e cursos de treinamento e transferência de tecnologia para o setor industrial.

Mantém uma empresa júnior que presta serviços especializados de consultoria matemática à empresas de variados setores.

Vista aérea do primeiro edifício do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica no campus universitário. Campinas, SP. Década de 70.

r1

O edifício do IMECC, que foi a primeira unidade a implantar o curso noturno. Campinas, SP. Década de 90. Foto: Antoninho Perri.

r2

Alunos estudam e pesquisam na Biblioteca do IMECC. Campinas, SP. 1995. Foto: Antoninho Perri.

r3

Alunos no saguão do IMECC. Campinas, SP. Década de 90. Foto: Antoninho Perri.

r4

Alunos em atividade de pesquisa no Laboratório de Estatística. Campinas, SP. 1996. Foto: Antoninho Perri.

r5