Instituto de Química - IQ

Instalado em 1967, o Instituto de Química foi uma das primeiras unidades implantadas no campus após o início de sua construção em 1966. O início de suas aulas, em nível de Graduação, deu-se em 1968 e o primeiro laboratório de pesquisa foi montado um ano depois.

Além de dedicar-se ao ensino e à pesquisa, o IQ tem uma forte tradição no setor industrial, de onde surgem muitos dos temas de pesquisa aplicada e para onde vai a maioria dos alunos recém formados. Seu programa de Pós-Graduação foi implantado em 1974 e estende sua influência sobre todo o território nacional. Contribui para isso a qualificação do corpo docente e uma gama de bem equipados laboratórios, além das oficinas que incluem Vidraria, Marcenaria, Mecânica, Eletrônica e Manutenção Elétrica, Hidráulica, Pneumática e de Construção Civil.

A intensa participação do corpo docente do Instituto em convênios e assessorias técnicas às indústrias reflete-se no ensino oferecido, desenvolvendo nos alunos sensibilidade para as necessidades da indústria nacional.

Vista aérea do Instituto de Química. Campinas, SP, 1975.

s1

Fachada do Instituto de Química. Campinas, SP. 07/1977. Foto: Cláudio Roque.

s2

Vista aérea do campus universitário, onde se vê o Instituto de Química. Campinas, SP, 1969.

s3

Laboratório de Química Analítica. Campinas, SP. jul./1997. Foto: Cláudio Roque.

s4

Laboratório do Instituto de Química no porto de Santos: aferição da qualidade dos produtos de importação e exportação. Campinas, SP. 1996.

s5

Detalhe do Laboratório de Espectrofotômetro de Massa. Campinas, SP. jul./1997. Foto: Cláudio Roque.

s6

Alunos do curso de Química dão seus primeiros passos na pesquisa. Campinas, SP. 1995.

s7

Oficina de Vidraria Científica. Campinas, SP. jul. 1997. Foto: Cláudio Roque