Faculdade de Ciências Médicas - FCM

A Faculdade de Ciências Médicas foi a primeira unidade da Universidade Estadual de Campinas. Foi criada pela Lei nº 4.996 de 25 de novembro de 1958 e autorizada a ser instalada pelo Decreto nº 41.960 de 04 de março de 1963.

O primeiro concurso vestibular aconteceu em 07 de abril de 1963. A Faculdade começou a funcionar provisoriamente em instalações cedidas pela Maternidade de Campinas até 1965, depois transferiu-se para a Santa Casa de Misericórdia onde permaneceu por quase 20 anos. Em 1985 a Faculdade de Ciências Médicas instalou-se em seu prédio próprio no Campus Universitário.

Atualmente possui 17 Departamentos que dão suporte ao desenvolvimento das atividades como prestação de assistência médica, pesquisa e ensino.

Aula solene inaugural de instalação da Faculdade de Medicina, no Teatro Municipal Carlos Gomes. Sua instalação veio recompensar um conjunto de esforços da comunidade campineira que perdurou por quase 15 anos. Campinas, SP. 20 de maio de 1963.

t1

Edifício da Maternidade de Campinas, local onde se instalou inicialmente a Faculdade de Medicina. Campinas, SP. 1963.

t2

Segunda Turma de formandos da Faculdade de Medicina. Campinas, SP, 1968.

t3

Edifício da Santa Casa de Misericórdia, local de treinamento clínico e cirúrgico dos alunos da Faculdade de Medicina, antes da construção do Hospital das Clínicas no Campus Universitário. Campinas, SP, s.d.

t4

Jornal Correio Popular, 20/08/67, p.18. Campinas, SP. O Centro Acadêmico "Adolfo Lutz" em 1967, localizado nas confluências das ruas General Osório e Boaventura do Amaral, foi fundado em 1963.

t5

Atividades com deficientes auditivos no Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação "Prof. Gabriel Porto". Campinas, SP. década de 90.

t6

O Núcleo de Medicina e Cirurgia Experimental da FCM, local multidisciplinar de pesquisas e de excelência em produção de trabalhos científicos de alto nível, foi criado em 1978. Campinas, SP. década de 90.

t7

Fachada da Faculdade de Ciências Médicas, que se transferiu do centro urbano de Campinas para a Cidade Universitária em 1985. Campinas, SP. Década de 90.

t8