Faculdade de Odontologia de Piracicaba - FOP

Em 20/01/55, o Governo do Estado criou a Faculdade de Farmácia e Odontologia de Piracicaba na qualidade de Instituto Isolado do Conselho Estadual do Ensino Superior que, a partir de 31/01/67, foi incorporado à UNICAMP sob a denominação de Faculdade de Odontologia de Piracicaba.

Atualmente a FOP é uma das mais importantes Faculdades de Odontologia do país, ocupando lugar de destaque em decorrência do desenvolvimento de pesquisa, de seus cursos de Graduação, Pós-Graduação e Especialização.

Paralelamente às suas atividades acadêmicas, seus quatro Centros de Pesquisa oferecem tratamento odontológico à população de Piracicaba e região, servindo como centro de referência para outros Estados do país.

Prédio antigo. Jornal de Piracicaba, 21/04/77, p. 05. Piracicaba, SP.

v1

Cerimônia de Lançamento da Pedra Fundamental das instalações da Faculdade de Odontologia de Piracicaba. Piracicaba, SP. 21 de abril de 1972.

v2

Grupo de Formandos da Faculdade de Odontologia de Piracicaba com o Diretor Plínio Alves de Moraes e o Reitor Zeferino Vaz. Piracicaba, SP. 1974.

v3

Alunos no Laboratório de Pré-Clínica, onde as disciplinas interdepartamentais procuram aliar o conhecimento básico ao aplicado. Piracicaba, SP. 1997.

v4

Visão geral do prédio da Faculdade de Odontologia de Piracicaba. Em 21/04/77 a FOP inaugurou o conjunto arquitetônico de seu Campus, em terreno cedido pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ). Hoje está instalada numa área de 64.000 metros quadrados, sendo 17.564 metros quadrados construídos. Piracicaba, SP. Década de 70.

v5

Vista aérea da Faculdade de Odontologia de Piracicaba. Piracicaba, SP. 1997. Foto: Antoninho Perri.

v6

Aula prática de Prótese no Laboratório da Faculdade de Odontologia. Piracicaba, SP. Década de 90. Foto: Antoninho Perri.

v7

Alunos realizam atendimento dentário na Faculdade de Odontologia de Piracicaba. Piracicaba, SP. Década de 90. Foto: Antoninho Perri.

v8