Unidades Assistenciais-Saúde

Centro de Atenção Integral a Saúde da Mulher - CAISM

Iniciou suas atividades em 1986, o CAISM, é uma instituição que tem por objetivo prestar assistência e realizar atividades de ensino e pesquisa dentro do campo da atenção à saúde da mulher e do recém-nascido. Está articulado com os Departamentos de Tocoginecologia e Pediatria da Faculdade de Medicina, com o Hospital das Clínicas e com a Rede de Saúde de Campinas.

Conta com uma infra-estrutura apoiada em tecnologias de apoio diagnóstico e terapêutico dentro de suas várias Áreas de atuação: Obstetrícia, Ginecologia, Oncologia e Neonatologia.

Atende a 6.000 consultas/mês a pacientes vindos de Campinas e Região. Realiza em média 650 internações e 220 partos por mês, em seus 136 leitos. Ocupa uma área de aproximadamente 12 mil m2.

O CAISM tem desenvolvido uma série de programas dentro de sua linha de ação tendo consolidado o programa de fertilização assistida e o serviço de medicina fetal, que o colocou na vanguarda dos hospitais brasileiros, em ambas as áreas.

z1

Centro de Diagnóstico de Doenças do Aparelho Digestivo - GASTROCENTRO

Constitue-se em Centro da Faculdade de Ciências Médicas e Serviço do Hospital das Clínicas nas áreas definidas, voltado para a prestação de assistência e pesquisa em gastroenterologia. Presta serviços à comunidade, coordenando e promovendo recursos técnicos e científicos para o diagnóstico, controle e tratamento das afecções mais complexas do aparelho digestivo, tanto do adulto quanto da criança. Destaca-se também pelo incentivo e colaboração nos programas de educação continuada e na criação de cursos de pós-graduação e treinamento visando a formação de docentes e técnicos de hospitais e demais instituições brasileiras.

z2

Centro de Hematologia e Hemoterapia - HEMOCENTRO

Órgão ligado a Reitoria, o Hemocentro tem como objetivos fundamentais a prestação de assistência hematológica e hemoterápica à comunidade e a promoção de meios para o desenvolvimento do ensino e pesquisas nos seus campos específicos de atuação e na formação de recursos humanos em todos os níveis, em consonância com os programas estabelecidos pelas diversas Unidades da Universidade.

Coordena o sistema de obtenção e coleta, o processamento, fracionamento, distribuição e utilização de sangue, componentes e derivados, para a região de Campinas. Conta com o Serviços de Coleta, de Hemoterapia, de Hematologia e Ambulatórios de Assistência Social, de Hematologia, de Quimioterapia, de Transfusão Externa e Transplante de Medula Óssea e com diversos laboratórios especializados. Está integrado à rede de saúde de Campinas e a Bancos de Sangue de diversos Hospitais, como o Mário Gatti e o da PUCC.

z3

Hospital das Clínicas - HC/UNICAMP

É a maior das unidades assistenciais ligadas à Faculdade de Ciências Médicas e é nele que se desenvolve grande parte dos programas de ensino e residência médica. O HC funciona integralmente no campus da Universidade a partir de 1985, antes as suas unidades estavam instaladas na Santa Casa de Misericórdia de Campinas. É um hospital de grande porte preparado para desenvolver procedimentos especializados em casos complexos como transplantes de órgãos, por exemplo. Atende também a pacientes da rede de Saúde de Campinas. Ocupa uma área de 56 mil m2, tendo capacidade de atender a 403 leitos. Possui um Centro Cirúrgico com 24 salas que podem funcionar simultaneamente e 21 leitos destinados a unidade de terapia intensiva.

É um hospital de referência a uma região de mais de 100 municípios do Estado de São Paulo além do sul de Minas Gerais numa área de 5 milhões de pessoas. Em seus Ambulatórios passam uma média de 30.500 pacientes por mês e em seu Pronto Socorro 10.140 pacientes/mês. Procede a aproximadamente 1350 internações/mês.