Pedra fundamental: marco da instalação da UNICAMP

Em 9 de setembro de 1965, o Conselho Estadual de Educação designou a Comissão Organizadora da Universidade  de Campinas com a finalidade de estudar e planejar a gradativa formação e instalação de suas Unidades, uma vez que, somente a Faculdade de Medicina estava em funcionamento. A Comissão era composta pelos Professores Zeferino Vaz (presidente),  Paulo Gomes Romeo e  Antonio Augusto de Almeida.  Como fruto dos trabalhos da Comissão, a pedra fundamental da Universidade foi lançada numa gleba de 30 alqueires, doada por João Adhemar de Almeida Prado em 05 de outubro de 1966. Aprovado o relatório final preparado pela Comissão e nomeado como Reitor o Prof. Zeferino Vaz,  a Universidade entra na sua fase real de  instalação.

bb1

Membros da Comissão Organizadora da Universidade de Campinas, da esquerda para a direita: Zeferino Vaz (presidente), Paulo Gomes Romeo e Antonio Augusto de Almeida. Campinas (SP), 1966. Acervo Histórico do Arquivo Central/Siarq.

bb2

Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, presidente do Brasil, assinando a Ata de Lançamento da Pedra Fundamental da Universidade de Campinas. Campinas, 05 de outubro de 1966. Acervo Histórico do Arquivo Central/Siarq.

bb3

Relatório da Comissão Organizadora da Universidade de Campinas, enviado ao Conselho Estadual de Educação. Manuscrito de Zeferino Vaz, presidente da Comissão Organizadora.Campinas (SP),1966. Acervo Histórico do Arquivo Central/Siarq.