O Colégio Técnico de Limeira (COTIL) iniciou suas atividades em 1968. Seu objetivo principal é a formação de técnicos de nível médio com a finalidade de atender à demanda do mercado de trabalho.
Oferece cursos regulares de Agrimensura, Edificações, Enfermagem, Mecânica, Processamento de Dados, Qualidade e Produtividade, além de complementação técnica para quem possua segundo grau completo.
Equipado com recursos didáticos, dispõe ainda de Orientação Educacional, Biblioteca e Laboratórios. Conta, também, com a Associação de Pais e Mestres que colabora no aprimoramento do processo educacional, na assistência ao estudante e na integração família-escola-comunidade.

Fotos da esquerda para a direita:

1. Fachada do edifício do Colégio Técnico Industrial de Limeira - COTIL. Limeira, SP. Janeiro de 1976.
2. Comemoração dos 25 anos de fundação do COTIL. Limeira, SP. 1992. Foto: Flávio M. S. Campos.
3. O Técnico em Edificações desempenha funções importantes dentro da construção civil, auxiliando o engenheiro e o arquiteto em todas as fases de trabalho. Limeira, SP. Década de 90.
4. O Técnico em Enfermagem atua junto ao enfermeiro, auxiliando-o, e também prestando assistência aos pacientes. Limeira, SP. Década de 90.
5. O Técnico em Mecânica atua junto ao engenheiro, a outros técnicos e a operários especializados na manufatura de peças, máquinas, equipamentos e dispositivos. Limeira, SP. Década de 90.