As atividades do Instituto de Física "Gleb Wataghin", um dos mais antigos da Unicamp, iniciaram-se em 1967. Em 1970 foram implantados os cursos de Pós-Graduação, nos níveis de Mestrado e Doutorado e logo depois os seus quatro Departamentos: Física do Estado Sólido e Ciência dos Materiais, Física Aplicada, Eletrônica Quântica e Raios Cósmicos e Cronologia.
Sua estrutura comporta 37 laboratórios de pesquisa, 14 laboratórios técnicos e uma grande quantidade de equipamentos computacionais, através do que o Instituto busca integrar os alunos nos projetos de pesquisa desenvolvidos pelo corpo docente.

Fotos da esquerda para direita:

1. Fachada do Colégio Bento Quirino, local onde o Instituto de Física iniciou suas atividades. Campinas, SP. Década de 60.
2. Professor Gleb Wataghin, considerado criador da física brasileira. Recebeu o primeiro título de doutor honoris causa da UNICAMP. Campinas, SP. década de 70.
3. Inauguração do edifício do Instituto de Física no Campus Universitário. Campinas, SP, 15 ago. 1970.
4. Visão geral dos edifícios do Instituto de Física. Campinas, S.P, 19/07/1997. Foto: José Alfredo Fraymann.
5. Laboratório de produção de Líquidos Criogênicos do Instituto de Física. Campinas, SP. Janeiro de 1976.
6. O Instituto desenvolve pesquisas experimentais em mais de 30 áreas e pesquisas teóricas em mais de 15 áreas dentro de linhas de pesquisa. Campinas, SP, 1995. Fotográfo: Antoninho Perri.
7. Técnicos preparam-se para lançar um balão de captação de raios cósmicos. Cerca de 100 balões desse tipo são lançados anualmente pelo Departamento de Raios Cósmicos, em cooperação com a Academia de Ciências de Moscou. Campinas, SP. 1997. Fotográfo: Antoninho Perri.