Nova edição da “Revista do Arquivo” tem resenha sobre Vicenta Cortéz Alonso

O Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP) lançou nesta quinta, 29 de abril, a “Revista do Arquivo” nº 12, com o tema central “Os Arquivos na cadeia de produção do conhecimento e a formação profissional”. O evento foi transmitido pelo Facebook e canal do Youtube da instituição. Um dos artigos publicados foi de Rafaela Basso, diretora de Gestão e Preservação de Documentos e Informação do AC/SIARQ Unicamp. Ela fez a resenha “Vicenta Cortés Alonso, uma vida dedicada à luta pelos arquivos”, em homenagem à arquivista e pesquisadora espanhola, que faleceu em janeiro deste ano. Em 1991, Vicenta participou do I Seminário Nacional de Arquivos Universitários, realizado na Unicamp. Na palestra que proferiu, destacou o protagonismo da arquivística brasileira, a necessidade de fortalecimento das associações da área e aperfeiçoamento constante dos profissionais de arquivo. A resenha relata essa visita e reforça o caráter atual e inspirador da fala de Vicenta, mesmo três décadas depois.

Resenha visita VicentaI Seminário Nacional de Arquivos Universitários, Unicamp, nov. 1991. Da esq. para dir.: Ataliba Teixeira de Castilho,
Vicenta Cortés Alonso, Neire do Rossio Martins, Marilena Leite Paes, Sérgio Bilotta, e Rose Marie Inojosa.

 

   A live de lançamento da publicação foi aberta por Thiago Nicodemo, coordenador do APESP. Marcelo Chaves, editor da Revista, fez a apresentação geral da edição. Vídeos curtos com depoimentos de colaboradores sobre artigos publicados também compuseram o evento. A revista discute, a partir de textos científicos e relatos de experiências, de que forma a produção teórica é assimilada ou apropriada nas mais diversas tipologias de instituições e serviços arquivísticos e o processo de produção de conhecimentos em arquivologia. A edição também aborda como isso se reflete na formação dos profissionais de arquivo, nos currículos de graduação e pós-graduação e como articulá-los com a formação técnica em nível médio. O tema foi debatido por Eliezer Pires da Silva, arquivista do Arquivo Nacional e professor de Arquivologia da UNIRIO e por Márcia Pazin Vitoriano, professora de Arquivologia e Ciência da Informação da UNESP (Marília-SP). “Vemos a vocação interdisciplinar da pesquisa e na produção do conhecimento na área de arquivos, em crescente desenvolvimento no Brasil. A Revista do Arquivo percebeu a importância da comunicação científica sobre esses produtos técnicos e pesquisas aplicadas”, comentou Eliezer. Márcia falou sobre a trajetória dos cursos de arquivologia no Brasil, que começaram com pós-graduação e, posteriormente, graduação. Também destacou o primeiro e recém-criado curso técnico em Arquivologia, oferecido pelo Centro Educacional Paula Souza. “Os cursos são recentes e ainda poucos no país, mas a demanda do mercado está levando a essa expansão de programas nas universidades, que, há alguns anos, eram oferecidos apenas pelas instituições arquivísticas”, observa a professora.  

Acesse a Revista do Arquivo e confira a edição completa, incluindo a resenha sobre Vicenta Cortés Alonso.

IMG 5728 Capa da edição nº 12 da Revista do Arquivo, Fonte: Site do APESP

Assista ao vídeo de lançamento da publicação: Lançamento da Revista do Arquivo nº 12